Por que é bom morar em Sorocaba? Te contamos os diferenciais da cidade

Dicas

Está pensando morar em Sorocaba, mas ainda não tem certeza se é um bom local para viver e adquirir seu apartamento? O município, que está a cerca de 90 quilômetros da capital paulista, tem enorme importância econômica para o estado e tem sido a escolha de quem deseja unir boa infraestrutura, localização estratégica e a qualidade de vida típica do interior.


Para acabar com as suas dúvidas, neste texto vamos contar por que é bom morar em Sorocaba e te apresentar os principais destaques do município. 

Sorocaba tem alta qualidade de vida

Se você quer saber se uma cidade é boa para morar, pesquise sobre o índice de qualidade de vida do local. Sorocaba apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal considerado alto, com valor de 0,798, bem próximo do índice de São Paulo (0,805). 

Para este estudo, são analisados aspectos como longevidade, educação, cuidado com o meio ambiente, renda da população, dentre outros.  

O município tem cerca de 660 mil habitantes e faz parte da Região Metropolitana de Sorocaba, composta por 27 municípios que, juntos, geram cerca de 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista

Educação em Sorocaba é referência na região

Podemos dizer que Sorocaba é o principal polo de educação na região metropolitana da qual faz parte. A cidade tem ótimas instituições públicas e particulares de ensino, do infantil à pós-graduação. Isso é um ponto positivo para quem mora com a família e tem filhos no município, pois as crianças podem trilhar todo o seu caminho educacional por aqui. 

Veja lista das melhores escolas de ensino infantil, fundamental e médio de Sorocaba:

Em busca de universidades em Sorocaba? Confira lista com algumas das melhores opções da cidade

 

Sorocaba oferece ótimos lugares para passear

Uma cidade com locais de lazer para diferentes gostos e estilos. Esse, talvez, é um dos principais motivos que fazem de Sorocaba um bom local para morar. Vamos conhecer algumas opções?

Shopping Iguatemi Esplanada

Considerado como o principal centro de compras da cidade, o Shopping Iguatemi Esplanada faz parte do desenvolvimento do bairro Campolim e traz as mais diversas opções de lazer e lojas para seus frequentadores. 

Ao caminhar pelos pavimentos do shopping, encontramos lojas como Polo Wear, Vivara, Le Lis Blanc, Zara, dentre outras marcas e grifes. Restaurantes badalados como Outback, El Tranvia, Madero e Coco Bambu também estão disponíveis no estabelecimento. 

Vale destacar que o Iguatemi Esplanada também realiza diferentes eventos temáticos, tais como exposições de arte e interativas, assim como encontros e festivais gastronômicos. 

Parques públicos

Quem mora em Sorocaba tem ótimos parques públicos para se conectar com a natureza ou passar um tempo com a família, amigos e pets. Confira um breve resumo sobre alguns deles:

 

  • Parque Carlos Alberto de Souza: conhecido como Parque Campolim, é um dos mais famosos da cidade. Conta com pista de caminhada, pet place e lago. É palco de diferentes eventos culturais e rodeado de restaurantes famosos.
  • Parque do Paço Municipal: localizado no bairro Alto da Boa Vista, tem pista de caminhada, ciclovia, lago e playground. Ideal para apreciar o pôr do sol, fazer piquenique ou caminhar com os pets.
  • Parque Natural Chico Mendes: sua vegetação é da Mata Atlântica, tem extensa plantação de eucaliptos, pista de caminhada e trilhas. A área de convivência é composta por quiosques com churrasqueira para uso dos visitantes e playground para as crianças.
  • Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas: inspirado no Jardim Botânico de Curitiba, tem palacete de cristal, jardins internos temáticos, orquidário, roseiral e jardim sensorial de plantas medicinais. 

Zoológico que é referência na América Latina

Você sabia que Sorocaba tem um dos zoológicos mais completos da América Latina? Estamos falando do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, reconhecido pelo seu trabalho com animais em risco de extinção. 


O ponto turístico tem infraestrutura bem completa com quiosques, bebedouros, banheiros, lanchonete e bancos para descansar e observar os animais, dentre eles: araras, leão, onça, hipopótamo, elefante e lobo-guará.

O clima de Sorocaba é ótimo para quem prefere o calor

O município sorocabano é muito conhecido pelo seu clima quente e temperado. Para quem prefere temperaturas entre 20 e 28 graus celsius na maior parte do ano, Sorocaba é uma ótima escolha de cidade para viver. 

Durante o inverno, o frio não é rigoroso e é comum presenciar dias de céu limpo e azul, apresentando temperatura mínima de 12ºC e máxima de 25ºC (quando próximo da troca de estação para a primavera). 

É uma cidade com diferentes opções de hospitais e clínicas

Um ótimo local para viver deve ter à disposição boas opções de hospitais e clínicas. Os moradores de Sorocaba e região contam com o hospital da Unimed, NotreCare, Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Regional Dr. Adib Domingos Jatene, por exemplo.

O município também possui a maior referência em captação e transplantes de córneas na América Latina, o BOS (Banco de Olhos de Sorocaba), que iniciou sua história em 1979.  E se precisar de clínicas especializadas, fique tranquilo. Aqui você encontra clínicas de odontologia, nutrição, dermatologia, ortopedia, cardiologia, fisioterapia e várias outras opções. 

O que você achou de Sorocaba?

Importância econômica, pertinho de São Paulo, diferentes locais para lazer, ótimas escolas para estudar e se desenvolver como pessoa desde os primeiros anos de vida… Para nós, não há dúvidas de que as terras sorocabanas são um bom endereço para morar, seja só ou com a família. 

Mas, e para você? O que achou de Sorocaba após ler este artigo? Deixe seu comentário aqui e continue navegando no blog para descobrir muito mais sobre a cidade, suas curiosidades e belezas. 😉

Mais conteúdo de Construtora Planeta

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.