Alto da Boa Vista: onde morar e o que fazer no bairro de Sorocaba

Sem categoria

O bairro Alto da Boa Vista tem conquistado cada vez mais quem deseja morar em Sorocaba. Não à toa, tem sido a escolha do mercado imobiliário para lançar empreendimentos residenciais, valorizando a região que encanta pela arborização, localização e clima agradável. 

Se você está pesquisando sobre o local e quer saber se é bom morar no bairro Alto da Boa Vista, continue com a gente. Aqui vamos contar tudo sobre ele, indicar as melhores ruas para viver e o que fazer nesse endereço tão adorado.

O que você verá neste artigo sobre o Alto da Boa Vista:

  • Um pouco de história: como o bairro Alto da Boa Vista se desenvolveu?
  • O que só tem no Alto da Boa Vista?
  • Compras e serviços essenciais
  • Escolas e universidades na região do bairro Alto da Boa Vista
  • Fácil acesso a importantes vias da cidade
  • 4 ótimas opções de restaurantes no bairro
  • Outras curiosidades sobre o Alto da Boa Vista

Um pouco de história: como o bairro Alto da Boa Vista se desenvolveu?

O bairro Alto da Boa Vista se tornou o que é hoje por uma decisão estratégica. Em 1978, o ex-prefeito Theodoro Mendes decidiu que Sorocaba precisava de uma nova sede para a Prefeitura. 

A ideia era concentrar todas as secretarias, facilitando o acesso da população, que se deslocava para diferentes regiões da cidade a fim de resolver pendências, e ficar mais próximo do parque industrial, localizado no bairro Éden. A escolha, antes muito criticada, evitou a possibilidade daquela região emancipar-se, da mesma forma que ocorreu com Votorantim, Salto de Pirapora e Araçoiaba da Serra. 

A construção do Paço Municipal foi o ponto de partida para criar o centro administrativo da cidade, onde funciona a Câmara, Justiça do Trabalho e o Fórum, além da Biblioteca Municipal e do Teatro Municipal Teotônio Vilela. 

O prédio da Prefeitura, chamado de “Palácio dos Tropeiros” em homenagem ao tropeirismo na cidade, é tombado como patrimônio histórico de Sorocaba e é referência no assunto Arquitetura. O projeto foi desenhado pelo arquiteto Luiz Arthur Guimarães Navarrete, que propôs uma estrutura inspirada em uma parábola em ritmo crescente para simbolizar o desenvolvimento do município.

Confira no vídeo mais sobre o bairro

 

#transformaçãourbana • Alto da Boa Vista

 

O que só tem no bairro Alto da Boa Vista?

 

Parque do Paço Municipal

Paço Municipal é a atração do Alto da Boa Vista

Morar no bairro Alto da Boa Vista é poder assistir ao pôr-do-sol de Sorocaba no melhor lugar todos os dias. E é no Parque do Paço Municipal, mencionado no começo deste artigo, que é possível ter essa experiência.  

O local é um espaço de recreação e lazer. Além do complexo reunir o prédio da Prefeitura, o Teatro Municipal Teotônio Vilela e a Biblioteca Municipal, ao seu redor há uma ampla área verde com pista de caminhada, ciclovia, playground e lago com peixes, marrecos, cisnes e outros animais.

O parque é muito frequentado por quem curte se exercitar ao ar livre e por famílias que aproveitam para realizar um piquenique, passear com pets ou alimentar os bichinhos que moram por ali. 

Clube de Campo Sorocaba

Com mais de 240 mil m² e muito verde, o Clube de Campo é um dos espaços mais agradáveis para famílias em Sorocaba, sendo um verdadeiro atrativo para morar no bairro Alto da Boa Vista.

A infraestrutura do clube conta com parque aquático, pesqueiro, academia, playground, espaço olímpico, quadras de tênis e muito mais! Aulas de natação, pilates, ginástica artística, judô e outros esportes também são realizadas no local. 

Vale destacar que o Clube de Campo, além de oferecer todas essas atividades focadas no bem-estar e saúde, realiza diversos eventos ao longo do ano, tais como confraternizações, competições esportivas e shows.

Parque Natural Chico Mendes

O Parque Natural Chico Mendes vem para reforçar o quão agradável é morar no bairro Alto da Boa Vista. O local tem mais de 150 mil m² e sua vegetação é predominada por eucaliptos. 

Os frequentadores têm à disposição trilhas, pista de caminhada, playground, bancos para descanso e quiosques com churrasqueira para preparar aquele almoço especial ou comemorar um aniversário com os amigos. 

Uma curiosidade: no parque há um viveiro de mudas de espécies nativas, exóticas e frutíferas. Quando prontas para o plantio, são utilizadas pela Secretaria do Meio Ambiente para recuperação de áreas degradadas ou então doadas para a população em ações educativas. 

Os sorocabanos também têm direito a retirada de até 10 mudas diretamente no parque, com todas as orientações sobre como plantar e quais as áreas mais adequadas para cada espécie. 

Compras e serviços essenciais 

Oba Farm
Só no Alto da Boa Vista você encontra uma unidade do Oba Farm, uma loja temática da rede de hortifruti. Com decoração que remete à fazenda, tem uma ampla variedade de produtos de açougue, padaria, hortifruti, adega, floricultura, peixaria, mercearia e rotisseria. 

Supermercado Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar é a principal escolha de supermercado do bairro, aberto todos os dias da semana. A marca é reconhecida por oferecer um mix de produtos de alta qualidade nos setores de açougue, padaria, hortifruti, bebidas, adega, mercearia, frios, congelados, entre outros. 

Confiança Supermercados

Quem escolhe morar no Alto da Boa Vista também tem a opção de fazer as compras na mais nova unidade do Confiança Supermercados em Sorocaba. Localizado na Av. São Paulo, está a cerca de 10 minutos de carro do bairro. 

A unidade tem uma infraestrutura com três pavimentos e mais de 450 vagas de estacionamento. Pelos andares, encontramos restaurante self-service, espaço kids, caixas de autoatendimento e mais 28 lojas de apoio, incluindo farmácia, lotérica, lavanderia, pet shop, ótica, entre outros. 

Farmácia Droga Raia

Para emergências, bem-estar e cuidados pessoais, o bairro conta com a farmácia Droga Raia, rede muito presente em Sorocaba. Pertinho do Parque do Paço Municipal e do mercado Pão de Açúcar, a unidade fica aberta 24 horas e tem opção de retirada e entrega delivery.

Escolas e universidades na região do bairro Alto da Boa Vista

Maple Bear

Focado em Educação Bilíngue, a Maple Bear está no bairro Alto da Boa Vista e oferece aulas do Ensino Infantil ao Fundamental, atendendo crianças de dois a 14 anos.  A escola utiliza da metodologia canadense, com um programa acadêmico desenvolvido por educadores canadenses e brasileiros para um desenvolvimento completo dos alunos. 

Colégio Ser!

Já mencionamos esse colégio no artigo As 9 melhores vistas de Sorocaba para conhecer. Isso porque esta escola tem um mural feito pelo artista plástico Kobra, que já tem seus murais espalhados em 5 continentes.

Mas para além dessa curiosidade, o Colégio Ser! é uma instituição que atende crianças do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental. O espaço conta com sala de música, ginásio, playground, laboratório de ciências, dentre outros ambientes para os alunos. 

Faculdade de Tecnologia de Sorocaba

A Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, também conhecida como Fatec, existe desde 1970, sendo a primeira escola pública de ensino superior no município. Seu campus tem infraestrutura completa com laboratórios, cantina, biblioteca, administração e outras áreas. 

Alguns dos cursos oferecidos na faculdade são: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica Automotiva, Logística, Gestão Empresarial, Gestão da Qualidade e Sistemas Biomédicos. 

Facens 

A Facens é outra instituição de ensino superior para quem curte os temas tecnologia, engenharia, saúde e arquitetura. São dezenas de cursos disponíveis para graduação e pós-graduação. Podemos citar como exemplos: Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Tecnologia em Gestão e T.I, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem e Odontologia.

Outro destaque da universidade é sua nota máxima no MEC, reforçando a qualidade de seu ensino e se tornando referência no Brasil. O campus tem mais de 100 mil m², com biblioteca, área de esportes, salas de aula interativas e mais de 50 laboratórios especializados. A instituição mantém parceria com empresas renomadas, tais como Instituto Ayrton Senna, Emerson e Huawei. 

UNIP

Localizada no Éden, a cerca de 6 minutos do bairro Alto da Boa Vista, a Universidade Paulista atende toda a região metropolitana de Sorocaba. Está no município desde 1997 e atualmente oferece mais de 40 cursos de graduação. 

Assim como a Facens, oferece uma infraestrutura completa aos alunos, o que inclui biblioteca, clínicas de enfermagem, nutrição e fisioterapia, laboratórios de anatomia e engenharia civil, teatro, quadra, praça de alimentação e diversos outros ambientes. 

Bairro Alto da Boa vista oferece acesso fácil em Sorocaba 

Morar em um bairro próximo a importantes ruas e avenidas da cidade é um diferencial interessante, principalmente, para quem utiliza carro com frequência e quer otimizar o tempo no trânsito. 

O Alto da Boa Vista tem fácil acesso às Avenidas Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Três de Março, Rudolf Dafferner e Av. São Paulo. Além disso, também está próxima da Rodovia Santos Dumont. 

4 opções de restaurante no bairro Alto da Boa Vista

Selecionamos opções irresistíveis para curtir um café da manhã, almoço ou jantar no Alto da Boa Vista. Confira: 

  • Padaria Real

Vamos começar pela padaria mais famosa da cidade. Esta é a maior unidade da Padaria Real em Sorocaba e está na principal avenida do bairro Alto da Boa Vista: a Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes.

Além das opções clássicas da padaria, o espaço tem um restaurante onde são servidos almoços e pizzas à noite. Quem frequenta o local também pode comprar bons vinhos na adega e outros alimentos e bebidas no empório.

  • Refazenda

O restaurante self-service Refazenda é ótima opção para quem gosta de comida mineira acompanhada de um clima de fazenda. Com decoração simples, mas aconchegante, o local ainda tem como atrativos uma cachaçaria artesanal e espaço kids com brinquedos e animais. 

  • Oca Burguer

Para os amantes de hambúrguer, apresentamos o Oca Burger, uma das hamburguerias mais badaladas de Sorocaba. No cardápio há lanches com carne bovina e versões vegetarianas, além de porções de batata frita, mandioca e chips de batata doce. Para beber, o local oferece limonadas, chás gelados, sucos, milk shakes e cervejas.

  • Chácara Santa Victória

Esta opção não está no bairro Alto da Ba Vista, mas vale mencioná-lo aqui, pois para chegar ao local são cerca de 10 minutos de carro!

A Chácara Santa Victória tem um ambiente charmoso, agradável e cercado pela natureza, com variadas opções de almoço servidas de terça à domingo, com massas, carnes, grelhados, saladas e sobremesas. O local é muitas vezes o cenário escolhido para aniversários, celebrações, batizados e mini weddings. 

Outras curiosidades sobre o Alto da Boa Vista

A TV Tem Sorocaba, afiliada da Rede Globo, tem sua redação jornalística e estúdios instalados no bairro Alto da Boa Vista, na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes.

A emissora produz conteúdo próprio de jornalismo e entretenimento transmitidos para toda a região metropolitana de Sorocaba, sendo uma das principais fontes de informação dos sorocabanos e munícipes de outras cidades.

No mesmo endereço, também está a redação do Cruzeiro do Sul, jornal tradicional de Sorocaba com mais de 115 anos de história. Além do jornal impresso e digital, o veículo de comunicação também mantém um portal de notícias e a Rádio Cruzeiro FM.

Está pensando em viver no Alto da Boa Vista? Veja quais são as melhores ruas para morar

Rua Vinte e Oito de Outubro

Se deseja morar perto dos principais atrativos do bairro Alto da Boa Vista, aposte na Rua Vinte e Oito de Outubro. Neste endereço, você tem rápido acesso às Avenidas Eng. Carlos Reinaldo Mendes e Rudolf Dafferner, além da Rodovia Santos Dumont. 

Para completar, é a mesma rua do Oca Burger e da escola Maple Bear, e está a pouquíssimos minutos do Parque do Paço Municipal, Padaria Real, Pão de Açúcar e de um posto de gasolina Petrobras. 

Conheça nossos empreendimentos na Rua Vinte Oito de Outubro: Pátio Boa Vista e Connect Planeta.

Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes

Já pensou em morar na principal avenida do bairro? Tal escolha é ideal para quem deseja ter tudo por perto. Como você pôde ler ao longo deste artigo, essa avenida é um ponto importante do Alto da Boa Vista. 

Morar neste endereço é ter a poucos passos de você: Padaria Real, Pão de Açúcar e todo o complexo do Paço Municipal. Aqui você também estará a poucos minutos do Clube de Campo e do Parque Natural Chico Mendes.

Conheça nosso empreendimento Union Planeta, em construção na Av. Engenheiros Carlos Reinaldo Mendes.


O que você acha do bairro Alto da Boa Vista em Sorocaba?

Depois de fazer um tour pelo bairro conferindo este artigo, você moraria no Alto da Boa Vista? 

O centro administrativo de Sorocaba traz infinitas vantagens, incluindo segurança, praticidade e qualidade de vida. Seu constante crescimento também é um grande atrativo para quem escolhe investir na região, seja para viver, alugar ou vender imóveis. 


Comente conosco o que mais curtiu no bairro! 😉

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.