Jardim Guarujá: é bom morar nesse bairro de Sorocaba?

Dicas

O bairro Jardim Guarujá está na zona oeste de Sorocaba, ao lado do Central Parque. É rodeado por diferentes pontos frequentados pelos sorocabanos, o que o torna muito atrativo para morar. 

Neste texto, vamos te contar 5 motivos para viver no bairro Jardim Guarujá em Sorocaba e indicar a melhor rua para ter seu imóvel. O Jardim Guarujá ainda tem seu nome pouco conhecido, mas apostamos que após você conferir as características dele, desejará saber um pouco mais. Vamos lá?

5 motivos para morar no bairro Jardim Guarujá

1 – Jardim Guarujá tem boas escolas e universidade na região

A preocupação com a qualidade de ensino dos filhos, seja na infância ou na fase adulta, é comum em todos os pais. Morar no bairro Jardim Guarujá dá ótimas opções de instituição de ensino bem perto de casa. Veja algumas delas:

Colégio Renascer

O Colégio Renascer é uma escola particular com quase 30 anos de história em Sorocaba. Atende crianças do Ensino Infantil ao Ensino Médio, sendo uma boa escolha quando as famílias desejam por uma escola que acompanhe seus filhos em todas as fases. 

A infraestrutura do colégio é ampla e com ambientes diversificados, desenvolvendo o conhecimento dos alunos em diferentes vertentes. Com mais de 6 mil m², tem duas quadras poliesportivas, biblioteca, sala de música, ateliê de arte, brinquedoteca, laboratório de ciências, entre outros espaços. 

Colégio Veritas

A cerca de 2 minutos de carro do bairro Jardim Guarujá, o Colégio Veritas se destaca pela sua infraestrutura. O local tem turmas do Ensino Infantil ao Médio e oferece aulas de dança, judô, línguas estrangeiras (alemão, espanhol e inglês), dentre outras atividades.

Sua infraestrutura conta com ampla área verde e quadras, academia, horta, laboratórios de informática e biologia, piscina, entre outros. Com certeza, é uma escola que vale a pena conhecer na hora de escolher a melhor educação para os filhos. 

Faculdade Anhanguera

Conciliar faculdade, trabalho e relacionamentos sociais é um desafio para quem está nessa etapa da vida. Por isso, estudar em uma universidade próxima de onde mora pode ser uma verdadeira “mão na roda”. 

A Faculdade Anhanguera está na Av. Dr. Armando Pannunzio, a aproximadamente 5 minutos do bairro Jardim Guarujá. Além de estar em uma região de fácil acesso, oferece cursos presenciais, híbridos e EAD.

Alguns dos cursos oferecidos são: Biomedicina, Psicologia, Odontologia, Recursos Humanos, Medicina Veterinária e Direito. 

2 – Jardim Guarujá está perto dos principais e melhores locais de compra 

Uma vantagem única do bairro Jardim Guarujá é estar próximo de ótimos locais de compras da região para diferentes necessidades. Os estabelecimentos são:

Confiança Supermercados

O Confiança Supermercados da Av. Dr. Armando Pannunzio está a aproximadamente 4 minutos de carro do bairro Jardim Guarujá. Pertinho, não é?

Reconhecido pela variedade de produtos com ótimos preços, sua infraestrutura de 24 mil m² engloba 400 vagas de estacionamento, restaurante, espaço kids e uma galeria com 23 lojas de apoio, nos segmentos de cosméticos, lavanderia, petshop, lotérica, decoração e vestuário.

CEAGESP Sorocaba

Uma opção não somente para fazer compras, mas também para lazer. A principal atração do local é a feira com variadas verduras, legumes, frutas, temperos caseiros, peixes, mel, queijos, dentre outros alimentos. 

No entanto, o espaço de mais de 12 mil m² de área construída também realiza a Feira das Flores, oportunidade única para quem deseja comprar arranjos, mudas ou pequenos vasos de flores de diferentes espécies. Por ali, também é possível encontrar lojinhas com itens de decoração, utensílios para casa e artesanato.

O passeio fica completo com as opções de comidas disponíveis, o que inclui pastéis, sucos, cervejas, doces caseiros, porções e espetinhos. Para chegar no CEAGESP, leva apenas 5 minutos de automóvel. 

Maravilhas do Lar

Precisa de qualquer item para a sua casa, seja um item de cozinha, limpeza, organização ou decoração? A Maravilhas do Lar com certeza é um local onde muitos sorocabanos vão nessas situações.

A loja é uma das principais escolhas quando a intenção é encontrar (quase) tudo pra casa em um só lugar. Panelas, talheres, caixas organizadoras,  artigos para banheiro, lavanderia, jardinagem… Dá para ver que a variedade realmente é grande.

A Maravilhas do Lar está a pouco mais de 2 km do bairro Jardim Guarujá, um trajeto que pode ser feito em cerca de 5 minutos de carro. 

Cobasi

Para quem tem pet, há uma unidade da Cobasi na Av. Dr. Armando Pannunzio. A marca tem um amplo mix de itens para cães, gatos, peixes, pássaros e outros animais de estimação. 

O estabelecimento funciona todos os dias da semana, dando mais conforto para os moradores da região fazerem suas compras com tranquilidade a hora que precisarem.  

3 – Há um hospital de referência na cidade a poucos minutos do Jardim Guarujá

Em um bairro completo não pode faltar farmácia e hospital por perto e de qualidade. Quem morar no bairro Jardim Guarujá pode ficar tranquilo com relação a esse tópico. 

Bem próximo ao CEAGESP, você encontra o Hospital da Unimed Dr. Miguel Soeiro. O local é completo na infraestrutura, com salas de exames para as mais diversas especialidades. Também conta com ala para internação e pronto-socorro para urgências e emergências 24 horas por dia. 

Vale mencionar que o hospital foi reconhecido por suas boas práticas clínicas, na 17ª edição do Programa de Boas Práticas Clínicas, realizado pela 3M. A Unimed se destacou nas categorias Preparo de Pele, Normotermia e Incisão Cirúrgica no Centro Cirúrgico e Limpeza e Esterilização no CME (Centro de Materiais e Esterilização).

Já para compras de remédios, cosméticos e demais itens de cuidado pessoal, os moradores da região contam com unidades das conhecidas Farma Ponte, Droga Raia, Farmamed Drogarias e Drogaria São Paulo.

4 – Jardim Guarujá tem opções de lazer para toda a família

Seja para uma simples caminhada, conexão com a natureza ou passeio em família, os arredores do bairro Jardim Guarujá atendem essas necessidades. Conheça alguns dos locais para se divertir ao ar-livre:

Largo do Divino

Uma praça com valor histórico para Sorocaba, a Praça do Largo do Divino foi revitalizada pela Construtora Planeta, tendo as obras finalizadas em novembro de 2022. Houve melhorias no paisagismo, calçadas, pisos, iluminação, equipamentos de ginástica e áreas para descanso. 

O principal atrativo da praça é a Capela do Divino, erguida em 1887, com arquitetura no estilo colonial. Recebeu esse nome devido à imagem do Divino Espírito Santo que o local recebeu em 1881, vinda diretamente de Portugal. Em 1996 foi tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba.

Parque Natural da Água Vermelha “João Câncio Pereira”

Há 5 minutos de carro você tem acesso ao Parque Natural da Água Vermelha, espaço público de Sorocaba. Foi inaugurado em 1990 e tem mais de 20 mil m² de muito verde. 

O local ainda dispõe de dois lagos, playground, pistas de caminhada e mesas para piqueniques. Uma dica: o parque é muito bonito para realizar ensaios fotográficos. Então, aproveite para tirar ótimas fotos e postar em suas redes sociais!

Conheça um pouco mais do parque:

Parque da Água Vermelha

ACM Sorocaba

Com o objetivo de promover o bem-estar e a prática de exercícios físicos, a Associação Cristã de Moços (ACM) oferece atividades para bebês e adultos. Natação, futsal, vôlei, pilates e corrida são algumas das opções.

Uma curiosidade: a ACM de Sorocaba é uma das maiores da América Latina e do Brasil em número de associados. Além disso, mantém a FEFISO, faculdade especializada em Educação Física, com endereço na Rua da Penha, no Centro da cidade. 

5 – Sempre tem um bom lugar para comer perto do bairro Jardim Guarujá

Do café da manhã até o jantar, há padarias, hamburguerias e restaurantes com cardápios variados e saborosos para todos. Veja nossa seleção e prepare seu roteiro:

Padarias

A principal padaria da região do Jardim Guarujá é a Panicenter. No estabelecimento, além de pães tradicionais e artesanais, você encontra uma seção de confeitaria, lanchonete com lanches clássicos e rotisseria. 

Outra padaria disponível nos arredores é a Panificadora Central Parque, que dispõe de pães, lanches, salgados e pratos de confeitaria. No local também há produção de almoço, com legumes, carnes, massas, saladas e demais itens.

Por fim, a Patelli Pães, localizada na Av. Dr.  Armando Pannunzio. Assim como os demais estabelecimentos, os clientes podem consumir variados tipos de pães, frios, lanches e doces. A padaria produz caldos, sopas e deliciosas opções para almoço. 

Churrascaria Luizinho

Self-service com churrasco, pratos executivos, massas e culinária japonesa. Na Churrascaria Luizinho você encontra variedade para seu almoço, sem contar no mix de bebidas, que incluem sucos, drinks, cervejas e vinhos. 

Hamburguerias

Sorocaba se destaca por ter muitas hamburguerias, e é claro que por perto do bairro Jardim Guarujá haveria algumas opções. Podemos citar a Mister Burguer e Lanches, com um cardápio que vai do smash burger a lanches ultra recheados na baguete. Porções de fritas, onion rings, refrigerantes e cervejas também estão no menu.

Uma segunda hamburgueria para curtir é a Pirony’s Burger. Para além dos clássicos lanches preparados na grelha, tem porções de torresmo, fritas, onion rings e bolinho crocante de copa-lombo. 

Pastelarias

Aquele pastelzinho crocante e sequinho de feira você pode saborear em qualquer dia. Isso porque próximo ao bairro há duas famosas pastelarias da cidade. 

A primeira delas é o Kojima. Além de participar de feiras livres, tem um ponto próprio no bairro Central Parque, ao lado do Jardim Guarujá. O estabelecimento tem pastéis tradicionais, especiais e doces. 

Outra marca badalada na região é a Tammy Pastelaria, com uma ampla unidade no Jardim Simus, há 5 minutos de carro do Jardim Guarujá. O cardápio conta com mais de 25 sabores de pastéis salgados, além de pastéis doces, sucos, cervejas e outras bebidas.

Os clássicos do Fast-food 

Para os fãs de fast-food, ótimas notícias. Nas proximidades do Jardim Guarujá há três das principais redes de lanches rápidos: o McDonald’s, Burger King e Subway, todas na já conhecida Avenida Dr. Armando Pannunzio. 

Onde morar no bairro Jardim Guarujá?

O melhor local para morar no bairro Jardim Guarujá é na Rua Comendador Vicente Amaral. Além de ser uma das mais extensas da região, passando pelo bairro Central Parque, é uma rua plana. Tal característica a faz agradável para caminhar, inclusive com animais de estimação. 

O endereço também é majoritariamente residencial, tornando-o ainda mais tranquilo para viver. Pelo entorno, encontram-se pequenos comércios, tais como lojas de roupas, acessórios e beleza, papelaria, artigos para automóveis, mercadinhos e sorveteria. 

Outro destaque da Rua Comendador Vicente Amaral é um que você provavelmente já notou ao longo deste artigo. É o fato dela estar bem próxima da Av. Dr. Armando Pannunzio, uma das principais vias de Sorocaba e onde você encontra uma infinidade de serviços e comércios essenciais para a rotina. 

Conheça o nosso residencial Vale Verde, com apartamentos de 45m² a 66m², localizado no Jardim Guarujá, ao lado do bairro Central Parque.  

 

Afinal, é bom morar no bairro Jardim Guarujá?

Ao longo deste artigo você descobriu diferentes características que fazem desse bairro um ótimo local para morar: está perto de opções de lazer ao ar-livre, tem clima residencial, conta com restaurantes e padarias por perto, além de ter um hospital de referência na cidade e farmácias a uma distância bem curta.

Tudo isso junto traz a sensação de tranquilidade e a confiança de ser uma região que está em pleno desenvolvimento e com muito potencial de valorização. 

Mas a resposta agora é sua. Ao colocar todos esses itens na balança, qual a sua opinião? Você moraria no bairro Jardim Guarujá? Comente com a gente! 😉 

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.