É bom morar no bairro Árvore Grande, em Sorocaba? Veja guia completo da região

Dicas

O bairro Árvore Grande de Sorocaba é bastante procurado por quem busca um bom lugar para viver na cidade. Sabemos que a pesquisa para escolher o melhor bairro de Sorocaba gera uma pesquisa extensa, afinal, a cidade oferece ótimas opções para moradores de diferentes estilos. 

Neste guia sobre o bairro Árvore Grande, localizado na  Zona Leste do município,  contaremos todos os detalhes do endereço, serviços essenciais, espaços para lazer e se é um bom local para viver. 

Índice do Guia sobre o Árvore Grande, Sorocaba

  • A origem do bairro Árvore Grande
  • Localização estratégica
  • Onde comer no bairro
  • Serviços essenciais e compras
  • 5 locais de lazer 
  • Educação de alta qualidade
  • Qual a melhor rua para viver no bairro?
  • Afinal, é bom morar no bairro Árvore Grande?

A origem do bairro Árvore Grande

O bairro Árvore Grande ganhou esse nome justamente por conta de uma grandiosa árvore chamada paineira. A região foi moldando-se em meados do século 19, ao redor da planta que fincou suas raízes na Avenida São Paulo. 

Sempre vista ao horizonte, a árvore chegou a alcançar 15 metros de altura e ter mais de 150 anos. Atualmente, na avenida há um clone da paineira, que foi considerada morta em 2002 e totalmente retirada do local em 2008. 

Moradores do bairro lembram da árvore original com saudade, afinal, a planta com seus enormes galhos ofereceu sombra fresca aos índios, tropeiros e bandeirantes, além de ter sido ponto de encontro para casais e de momentos de lazer em família.

Por ser um bairro tradicional de Sorocaba e de fácil localização, é um região com bastante comércio e que tende a se valorizar com o passar dos anos, ainda mais após o  início de sua verticalização, com a construção de prédios residenciais na vizinhança. 

Árvore Grande: Localização estratégica

Já falamos diversas vezes aqui no Blog da Construtora Planeta o quanto a localização estratégica é importante para ter qualidade de vida e economia de tempo. Morar no bairro Árvore Grande é ter justamente esse benefício e nós te explicamos os motivos a seguir.

A região tem como principal rua a Avenida São Paulo, uma das mais importantes e conhecidas de Sorocaba. Repleta de comércios de variados segmentos, tem uma extensão de mais de 5 quilômetros e dá fácil acesso a outros bairros adjacentes e conhecidos da cidade, entre eles o Centro, Jardim Santa Rosália, Granja Olga, Vila Haro e o Alto da Boa Vista.

Outro destaque fica por conta da facilidade para acessar as Rodovias Santos Dumont e Raposo Tavares, detalhe importante para quem pega a estrada com frequência para ir à capital ou municípios vizinhos.

Onde comer no bairro Árvore Grande

Curtir o fim de semana com comida boa está garantido para quem morar no bairro Árvore Grande, isso porque o local está a poucos minutos de opções que agradam variados gostos. 

A primeira delas é a Chácara Santa Victória, na Avenida São Paulo. Espaço rodeado pela natureza e com decoração rústica, é perfeito para um encontro em família e saborear um buffet com variadas opções de saladas, carnes e massas. 

A poucos minutos dali, também encontramos a Churrascaria Nativas Grill, restaurante tradicional em Sorocaba. O cardápio não se restringe a apenas carnes, também há saladas, massas, culinária asiática, drinks e cervejas.

A Padaria Real Alto da Boa Vista está a cerca de 6 minutos de carro do bairro Árvore Grande. A mais famosa  padaria de Sorocaba oferece variados pães e doces, além de itens de mercearia. Na unidade do Alto da Boa Vista também tem disponível uma adega com diferentes rótulos de vinho e um restaurante onde são servidos café colonial, almoço e jantar. 

Para encerrar este tópico, destacamos que há ao menos três opções para os que amam fast food. São elas: McDonald ‘s, Burger King e Subway.

Árvore Grande: Serviços essenciais e compras

Um bairro completo em infraestrutura facilita a rotina e garante valorização no imóvel. Não à toa, o bairro Árvore Grande se destaca por estar rodeado de serviços essenciais para o dia a dia. Vamos conhecer alguns:

Mercados e hortifruti

Inaugurado no final de 2022, o Confiança Supermercados na Avenida São Paulo chama a atenção pela sua infraestrutura. Dividido em três pavimentos, seu principal atrativo é por conta do grande mix de produtos oferecido disponíveis.

O supermercado conta com 460 vagas de estacionamento, restaurante, espaço kids e caixas de autoatendimento. Além disso, tem uma galeria com 28 lojas de diferentes segmentos, entre eles: lotérica, farmácia, lavanderia, produtos pet, vestuário e outros. 

Marca tradicional em Sorocaba, o supermercado Paulistão é mais uma opção para compras no bairro. Oferece uma boa variedade de produtos, além de itens de padaria e confeitaria. É uma ótima pedida para compras pequenas e rápidas.

Localizado no Alto da Boa Vista, o Oba Farm está a cerca de 2,5km da Árvore Grande. É a escolha certa de quem deseja produtos premium e itens de hortifruti bem selecionados. A unidade tem decoração temática de Fazenda,  o que deixa o ambiente mais prazeroso para o momento de compras. O estabelecimento também oferece variedade em rótulos de vinhos, mercearia, rotisseria, entre outros. 

Posto de gasolina

Se você tem um automóvel ou moto, contar com um posto de gasolina pertinho de casa é “uma mão na roda”. Justamente na Avenida São Paulo, os moradores do bairro Árvore Grande têm à disposição duas unidades do Posto Ipiranga.

Bancos

Por mais que o mundo esteja cada vez mais digital, é sempre bom ter por perto a unidade física dos Bancos para resolver pendências ou emergências. No bairro Árvore Grande encontramos algumas agências das principais instituições financeiras, tais como Itaú, Bradesco, Caixa e Banco 24 horas. 

Farmácias e hospital

Precisa de itens de higiene pessoal ou comprar algum remédio de última hora? A Droga Raia e Drogasil são duas opções próximas ao bairro. Ambas oferecem um bom mix de medicamentos e produtos de skin care, beleza, higiene, nutrição e outros. 

A Santa Casa da Misericórdia de Sorocaba está localizada no bairro Árvore Grande e atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde, em situações de média e alta complexidade, urgências e emergências, tratamentos clínico-cirúrgicos especializados e cirurgias eletivas. 

5 locais para lazer no bairro Árvore Grande

Novo Shopping Olga

O Novo Shopping Olga fica no bairro Jardim Bandeirantes, há poucos minutos do Árvore Grande. O centro de compras reúne diferentes opções de lazer, serviços e lojas para os frequentadores. Salão de beleza, lojas de vestuário e acessórios, lotérica, óticas, restaurantes e espaço kids são algumas das atrações do local. 

O shopping também conta com uma ampla e bem equipada academia, muito frequentada pelos moradores da região pela facilidade na localização. 

Clube de Campo de Sorocaba

Reconhecido como um ótimo local para reunir a família, praticar esportes e se divertir, o Clube de Campo de Sorocaba está a apenas 10 minutos do bairro Árvore Grande. 

O ambiente tem mais de 240 mil m² e conta com pesqueiro, academia, quadras de tênis, campinho de futebol, parque aquático, salão de festa, lanchonete, estúdio de beleza e estética, entre outros. As aulas oferecidas também são variadas e agradam os mais diversos públicos. Pilates, judô, natação, yoga, squash, ginástica e basquete são apenas algumas das opções. 

Parque do Paço Municipal

O Parque do Paço Municipal já foi mencionado em diferentes artigos aqui no blog, e não poderíamos deixá-lo de lado para falar do bairro Árvore Grande. Afinal, a distância entre esses dois pontos é de apenas 4 quilômetros, ou 10 minutos de carro. Sendo assim, é uma ótima sugestão para lazer perto de casa. 

Neste parque conseguimos apreciar o pôr do sol mais bonito de Sorocaba, além de curtir o espaço verde ao redor com playground, lago, pista de caminhada e ciclovia. É muito comum o local ser frequentado, principalmente, ao entardecer e nos finais de semana, seja com a família, amigos ou pets. 

O parque tem grande valor histórico e cultural para Sorocaba, uma vez que nele estão reunidos a sede da prefeitura, a biblioteca e o teatro municipal, tornando-se palco de diferentes eventos públicos. 

Parque Natural Chico Mendes

Com vegetação predominante de eucaliptos, o Parque Natural Chico Mendes é um ótimo local para caminhar ou fazer um piquenique com a família e amigos. Aliás, o espaço dispõe até de quiosques com churrasqueira!

Além do amplo espaço verde, no parque há um viveiro de mudas de espécies nativas, exóticas e frutíferas, onde os munícipes podem retirar até 10 unidades para plantação, seguindo todas as orientações sobre quais áreas são mais adequadas e como cuidar. 

Praça Pio XII 

Uma praça que parece cenário de filme romântico, a Praça Pio XII tem valor histórico, arquitetônico e cultural para a cidade de Sorocaba. Fica no tradicional bairro Jardim Santa Rosália, há cerca de 3 quilômetros do bairro Árvore Grande. 

O local é bastante arborizado e possui um coreto tombado pela Prefeitura Municipal pela sua importância histórica. Foi instalado na praça em 1940, com a intenção de receber apresentações da Corporação Musical Carlos Alberto da Cianê. 

A praça, além de ser prazerosa para conversar e aproveitar um momento ao ar livre, fica a poucos passos de locais como o Bar Salomé, restaurante Horse BBQ e da tradicional Dolomit Gelateria. 

Árvore Grande: educação de alta qualidade

Fatec

A Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec) é reconhecida na cidade pela sua qualidade de ensino e tem o posto de primeira escola pública de ensino superior de Sorocaba.

A instituição oferece cursos de diversas áreas, dentre elas Gestão da Qualidade, Eletrônica Automotiva, Logística e Gestão Empresarial. Está localizada na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, a cerca de 7 minutos de carro do bairro Árvore Grande, com fácil acesso pela Avenida São Paulo. 

Facens 

A Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) é  focada em cursos de graduação, pós-graduação, MBAs e Especializações de tecnologia, engenharia, saúde e arquitetura. Seu campus de 100 mil m² conta com completa infraestrutura, abrangendo biblioteca, área de esportes e dezenas de laboratórios. Quem mora no Árvore Grande e frequenta a Facens, chega ao local em apenas 10 minutos de carro. 

Uniso

A Universidade de Sorocaba (Uniso) iniciou sua história no município em 1954 com apenas dois cursos: Pedagogia e Letras Neolatinas. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação presencial e mais de 20 EaD. Os alunos também podem realizar na instituição cursos de MBA e Especialização. Conta com três campus, sendo o da Cidade Universitária o mais próximo do bairro Árvore Grande. 


O campus chama a atenção pela sua grandiosidade: além de seis prédios com salas de aula, tem uma ampla biblioteca com seis pavimentos, hospital veterinário e diversos laboratórios para realização de pesquisas e aulas práticas. 

SENAI

Cursos livres e técnicos, Aprendiz, graduação e pós-graduação. A unidade do SENAI em Sorocaba é um dos mais completos no município para as áreas de automação, segurança do trabalho, eletroeletrônica, mecatrônica, entre outros temas voltados para a tecnologia e aprendizagem industrial. Há 6 minutos do bairro Árvore Grande, tem uma infraestrutura ideal para oferecer aos alunos capacitação profissional e especialização técnica. 

Qual a melhor rua para viver no bairro Árvore Grande?

Se você leu o guia até aqui, provavelmente já sabe qual a melhor rua para morar no bairro… Sem dúvidas, é a Avenida São Paulo. É completa em comércio e serviços para o dia a dia, além de oferecer fácil acesso aos demais bairros da cidade e rodovias. 

Nos últimos anos, este endereço tem chamado cada vez mais a atenção do mercado imobiliário, e construtoras têm investido em edifícios residenciais no local, proporcionando qualidade de vida, otimização da rotina e valorização do imóvel. 

Afinal, é bom morar no bairro Árvore Grande?

Infraestrutura completa, comércio diversificado, escolas e faculdades por perto, supermercados e farmácias. O bairro Árvore Grande reúne todas as comodidades que uma vida urbana pede, mas com toda aquela tranquilidade única de uma cidade do interior. 

Por isso, podemos dizer que, sim, é um bom local para morar em Sorocaba. Não à toa, lançaremos em breve no bairro o Pátio São Paulo, um residencial com toda a qualidade da Construtora Planeta. 

Serão apartamentos de 65m² a 84m², com dois ou três dormitórios (sendo uma suíte), localizados na Avenida São Paulo e com lazer completo, incluindo quadra de beach tennis, quadra esportiva, piscinas adulto e infantil, salão de festas, coworking garden e muito mais. 

Aproveite para conhecer com exclusividade esse projeto direto com nossos corretores. 

O que você achou do bairro? Moraria neste endereço no município sorocabano? Comente com a gente. 

Crédito da foto: Projeto Memória jornal Cruzeiro do Sul

 

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.