Tomada USB: vale a pena?

Inova√ß√Ķes

Devido √† grande propaga√ß√£o de aparelhos eletr√īnicos, como os smartphones e tablets, tem se tornado uma tend√™ncia instalar a tomada USB nas resid√™ncias mais modernas. Apesar desse tipo de plugue estar se tornando popular, muitas pessoas ainda desconhecem os benef√≠cios que ele oferece.

Como o USB se tornou um padr√£o no mercado, √© dif√≠cil encontrar uma pessoa conectada √† Internet que n√£o tenha algum dispositivo eletr√īnico que apresente esse tipo de conex√£o. Al√©m disso, com a crescente populariza√ß√£o da automatiza√ß√£o residencial, esse plugue promete revolucionar as instala√ß√Ķes el√©tricas nos¬†im√≥veis de qualidade.

Por tudo isso, as tomadas USB são uma tecnologia que veio para ficar, que proporciona mais praticidade ao dia a dia das pessoas. Como esse assunto é novo para muitos, preparamos este artigo para explicar o que são as tomadas USB, como funcionam e quais suas vantagens. Continue a leitura e descubra se vale a pena investir nessa novidade!

O que é uma tomada USB?

Lan√ßado em 1995, o USB ‚ÄĒ sigla do termo ‚Äúuniversal serial bus‚ÄĚ, que pode ser traduzido como ‚Äúporta universal‚ÄĚ ‚ÄĒ √© uma tecnologia que foi criada para facilitar a conex√£o de dispositivos perif√©ricos nos computadores. Com o passar do tempo, surgiram diversos aparelhos que utilizam esse padr√£o, seja para enviar ou armazenar dados ou para carregar a sua bateria.

Assim, como é de se esperar, uma tomada USB é um tipo de conexão ligada diretamente à rede elétrica que permite aos diversos aparelhos que utilizam esse padrão serem carregados sem a necessidade do uso de adaptadores. Dessa forma, esse modelo de tomada proporciona mais praticidade aos usuários da edificação que contam com essa conexão.

Al√©m do plugue de entrada, a tomada USB consegue oferecer uma voltagem bivolt ‚ÄĒ bem diferente das tradicionais, que apresentam um √ļnico tipo de voltagem (127V ou 220V). Isso facilita ainda mais a vida de quem viaja muito, pois n√£o ser√° preciso de adaptadores para utilizar os seus equipamentos eletr√īnicos.

Como as tomadas USB funcionam?

Basicamente, seu funcionamento √© semelhante ao de uma convencional. Ao olhar de um leigo, a principal diferen√ßa entre os dois modelos √© em rela√ß√£o ao plugue de conex√£o. Contudo, dependendo do tipo, a tomada USB pode apresentar mais de uma entrada, o que permite o carregamento simult√Ęneo de mais de um aparelho eletr√īnico.

Além disso, a tomada USB permite que o dispositivo seja carregado mais rapidamente do que ele seria caso utilizasse uma convencional. Isso se deve a um simples detalhe: a amperagem da corrente utilizada. Enquanto um carregador convencional opera com 1,0 A (1000 mA), uma tomada USB usa uma corrente elétrica de 1,5 A (1500 mA).

Outro fator fundamental¬†√© o seu tipo de corrente. Uma tomada convencional utiliza a corrente alternada ‚ÄĒ em contrapartida, a de USB emprega o sistema de corrente cont√≠nua, que traz as vantagens de ser mais eficiente, econ√īmico e barato. Veremos mais sobre isso a seguir.

Quais s√£o as vantagens das tomadas USB?

Atualmente, √© dif√≠cil imaginar a vida sem a presen√ßa constante de um smartphone, n√£o √© mesmo? Al√©m disso, existem diversos outros aparelhos eletr√īnicos que utilizam a entrada USB como fonte de energia para o seu carregamento. Assim, √© extremamente vantajoso ter uma tomada desse tipo pr√≥xima √† cabeceira da cama ou em um lugar estrat√©gico da sala.

Além de proporcionar mais praticidade no dia a dia, a tomada USB promete carregar os dispositivos com uma velocidade 75% superior, comparado ao carregamento estando conectado a um computador. Em outras palavras, isso proporciona uma recarga mais eficiente. Devido ao uso do sistema de corrente contínua, consome-se menos energia elétrica, que significa economia na conta de luz.

Outro ponto positivo √© que, enquanto as tomadas convencionais normalmente apresentam apenas um plugue de entrada, as de USB costumam ser encontradas com, pelo menos, duas entradas. Por ser bivolt, n√£o existe a preocupa√ß√£o se o aparelho poder√° ser conectado em determinado plugue ‚ÄĒ com isso, qualquer tomada do im√≥vel pode ser substitu√≠da por uma com USB.

Por fim, a tomada USB proporciona mais comodidade ao dia a dia. Afinal, não será mais preciso ter um carregador, o que diminui a quantidade de acessórios que se precisa carregar. Com isso, basta ter o cabo, que é leve e pode ser transportado para qualquer lugar com facilidade.

Como a tomada USB favorece a automação residencial?

Hoje, podemos notar que estão surgindo no mercado diversas tecnologias com a proposta de deixar o dia a dia das pessoas mais práticos. Isso também acontece com as residências. Por meio do conceito da automação residencial, é possível integrar os diversos aparelhos de um lar com o mundo digital, com o intuito de proporcionar mais praticidade e comodidade à rotina dos moradores.

Com isso, muitas das atividades rotineiras s√£o automatizadas, podendo at√© mesmo ser controladas √† dist√Ęncia, desde que o local tenha acesso √† Internet. Sendo assim, resid√™ncias que tenham tomadas USB instaladas est√£o completamente adequadas a receber essa tecnologia. Afinal, as instala√ß√Ķes el√©tricas do im√≥vel far√£o parte de um sistema de automa√ß√£o completo.

Afinal, vale a pena ter esse tipo de tomada?

Com¬†a depend√™ncia crescente que as pessoas t√™m dos aparelhos eletr√īnicos, existem grandes benef√≠cios para os moradores de¬†uma resid√™ncia que tenha tomadas USB no quarto. Afinal, esse tipo de conex√£o tem muito a oferecer aos seus usu√°rios.

√Č fato que a facilidade com que o morador ter√° para carregar os seus eletroeletr√īnicos proporciona mais praticidade e comodidade ao seu dia a dia. Al√©m disso, as tomadas USB s√£o mais eficientes no carregamentos dos dispositivos, o que gera uma economia em energia el√©trica. Sendo assim, ter esse tipo de conex√£o em seu lar √© algo bastante vantajoso.

Como é possível perceber, apesar de ainda ser uma solução desconhecida para muitos brasileiros, existe uma tendência de que haja a popularização do uso da tomada USB. Afinal, esse tipo de conexão oferece diversas vantagens ao morador de uma residência, ainda mais quando existe o desejo de automatizá-la.

Se você tem interesse por esse assunto, veja também as 9 dicas de como escolher um apartamento de qualidade

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.