Sorocaba ganha sua primeira usina de energia solar

Imprensa

Usina, que gerará em média 7.200 kWh por mês, está instalada no Espaço Planeta

O bairro Campolim, em Sorocaba, acaba de receber uma usina de energia solar fotovoltaica que vai gerar, em média, cerca de 7.200 kWh (Quilowatt-hora) por mês. Para se ter uma ideia, esse montante é capaz de abastecer, mensalmente, de 28 a 30 residências. A usina contará também com o primeiro charging point para carros elétricos alimentado com a energia solar gerada pelas placas fotovoltaicas, de Sorocaba. O processo é devidamente regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A usina será inaugurada no próximo dia 25/7, quinta-feira, às 9h no Espaço Planeta (foto), na Avenida Professora Izoraida Marques Peres, 1.150. A iniciativa é da Construtora Planeta, que contratou a empresa ForGreen para executar o projeto. O lançamento da usina conta com apoio da Nordic Volvo que, durante o evento de inauguração, fará uma demonstração com carros elétricos do uso da tomada de recarga de veículos.

A usina

O Espaço Planeta ganhou uma cobertura de estacionamento composta por painéis fotovoltaicos que, além de abrigar os veículos estacionados e protegê-los do sol e da chuva, vão gerar energia solar. Também recebeu painéis fotovoltaicos o telhado do apartamento modelo decorado do empreendimento Vermont View, da Construtora Planeta, no Campolim.

A solu√ß√£o funciona da seguinte maneira: os pain√©is fotovoltaicos convertem a luz solar em energia el√©trica. Ao receber essa energia, o sistema adequa a tens√£o e a corrente para que ela seja utilizada nos im√≥veis. Essa energia ser√° usada durante o dia no Espa√ßo Planeta e seu excedente ‚Äď a quantidade n√£o utilizada ‚Äď ser√° enviado √† rede de distribui√ß√£o el√©trica da cidade, que a destinar√° instantaneamente a outras unidades consumidoras como casas, condom√≠nios, reparti√ß√Ķes p√ļblicas, empresas e com√©rcios.

A energia gerada pela usina do Espaço Planeta e cedida à rede elétrica local é compensada em forma de créditos para abater o consumo da conta de luz. Esses créditos serão usados em parte para abater o consumo local quando não houver geração à noite, por exemplo. E ainda haverá uma parcela que será destinada aos escritórios administrativos da construtora, em outro endereço.

A gera√ß√£o de energia por meio de tecnologia fotovoltaica tem ganhado cada vez mais espa√ßo. O sol, sobretudo em nosso pa√≠s, √© uma fonte de energia alternativa bastante eficaz e confi√°vel, pois sua incid√™ncia √© alta em praticamente todas as regi√Ķes. Ao contr√°rio de pa√≠ses como Inglaterra e Irlanda, por exemplo, cujo clima √© predominantemente frio e nebuloso, o Brasil goza de dias ensolarados quase o ano todo, com oscila√ß√Ķes clim√°ticas pontuais.

O processo de gera√ß√£o de energia el√©trica a partir da energia solar n√£o emite di√≥xido de enxofre (SO2), √≥xidos de nitrog√™nio (NOx) e di√≥xido de carbono (CO2) – todos gases poluentes com efeitos nocivos √† sa√ļde humana e que contribuem para o aquecimento global. A energia solar tamb√©m se mostra vantajosa em compara√ß√£o a outras fontes renov√°veis como a hidr√°ulica, por exemplo, pois n√£o requer √°reas de alagamento como as hidrel√©tricas, podendo ser constru√≠da junto √† unidade consumidora. A vantagem desta solu√ß√£o √© tamanha que o Minist√©rio do Meio Ambiente tem desenvolvido diversos projetos para suprir demandas energ√©ticas de comunidades rurais e isoladas no pa√≠s.

Carregamento de carros elétricos

A construtora também implementou no Espaço Planeta uma estação de carregamento rápido (22W) de carros elétricos, em parceria com a ForGreen. A estação terá cabo compatível com diversas marcas e modelos de veículos.

Ao lado das bicicletas, carros el√©tricos s√£o considerados os melhores recursos para mobilidade ecologicamente correta. Eles respondem √†s quest√Ķes clim√°ticas mais cr√≠ticas da atualidade: emiss√£o de gases poluentes e depend√™ncia de combust√≠veis f√≥sseis ‚Äď que n√£o s√£o renov√°veis.

Embora este tipo de ve√≠culo seja mais comum na Europa, √Āsia e Estados Unidos, alguns pa√≠ses v√™m estabelecendo prazos para “banir” ve√≠culos com motores a combust√£o. A tend√™ncia √© que, em um futuro n√£o t√£o distante, carros el√©tricos ocupem boa parte das ruas e avenidas das cidades.

‚Äė#Nosso Planeta Melhor‚Äô

A sustentabilidade est√° no DNA da Construtora Planeta. Al√©m de adotar pol√≠ticas ecologicamente corretas em seus empreendimentos, a empresa lan√ßou recentemente o movimento ‚ÄúNosso Planeta Melhor‚ÄĚ, que consiste em uma s√©rie de a√ß√Ķes que ser√£o desenvolvidas ao longo do ano tendo sempre como foco a redu√ß√£o dos impactos ambientais. O movimento visa, ainda, fomentar iniciativas sustent√°veis em clientes, colaboradores e na comunidade. A construtora entende que a conscientiza√ß√£o √© o primeiro passo para a preserva√ß√£o da vida no planeta.

Henrique Penteado, diretor comercial da Construtora Planeta, explica que a empresa est√° empenhada em promover cada vez mais a sustentabilidade. ‚ÄúA constru√ß√£o de um mundo melhor e ambientalmente correto passa por iniciativas concretas. Investir em projetos e programas sustent√°veis sempre fez parte do planejamento estrat√©gico da empresa. Mais do que conscientizar, estamos fazendo acontecer por meio de a√ß√Ķes s√≥lidas que contribuem efetivamente para um futuro mais sustent√°vel‚ÄĚ, destaca.

Espaço Planeta

O Espa√ßo Planeta oferece uma experi√™ncia √ļnica na visita√ß√£o de im√≥veis decorados. In√©dito no mercado imobili√°rio, o espa√ßo permite ao cliente vivenciar o empreendimento em sua totalidade, tanto o apartamento onde viver√° quanto as √°reas de lazer, antes mesmo da compra do im√≥vel.

O local oferece atendimento aos clientes interessados em qualquer empreendimento da construtora, além de ser uma vitrine de todos os projetos. A ideia, também, é que o espaço seja um local de convivência para todos os moradores do Campolim, para que eles possam frequentá-lo com seus pets, amigos e familiares.

Sobre a Construtora Planeta

Fundada em 1998, a Construtora Planeta iniciou suas atividades em Minas Gerais com foco em empreendimentos residenciais. A busca pela expansão dos negócios a levou, em 2002, a operar também em Sorocaba (SP), cidade em que hoje está sediada e que concentra atualmente toda sua atuação.

A execução dos empreendimentos da construtora segue projetos e processos conduzidos por profissionais experientes e competentes que, unidos a métodos de trabalho e matérias-primas superiores, permitem o alcance de elevado nível de qualidade.

A empresa √© reconhecida no mercado pela excel√™ncia dos projetos e execu√ß√£o impec√°vel das suas obras, agradando clientes exigentes de uma cidade din√Ęmica e em constante crescimento. Trabalhando predominantemente com recursos pr√≥prios, a empresa tem se mantido imune √†s oscila√ß√Ķes da economia, proporcionando seguran√ßa aos clientes e investidores.

http://maisexpressao.com.br/noticia/sorocaba-ganha-sua-primeira-usina-de-energia-solar-57666.html

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.