O tema sustentabilidade nunca esteve tão em voga quanto nos últimos anos. A proposição dispensa explicações: basta acompanhar o noticiário para constatar a urgência de medidas que diminuam os impactos ambientais. E já que a mudança parte, sobretudo, de ações práticas do dia a dia, por que não adotar iniciativas que contribuam com o meio ambiente e, ainda, multipliquem a cultura sustentável?
Em Sorocaba (SP), a Construtora Planeta tem feito a diferença quando o assunto é redução de impactos ambientais e otimização de recursos naturais. A sustentabilidade já faz parte da cultura organizacional da empresa, que a coloca em prática tanto em seu cotidiano corporativo quanto nos empreendimentos que constrói. Todos os condomínios da construtora possuem infraestrutura e iniciativas sustentáveis, que vão desde um sistema de reutilização de água da chuva e utilização de energia fotovoltaica até a revitalização de praças públicas no entorno.
Por que um condomínio sustentável?
Liberdade e qualidade de vida são palavras-chave deste tipo de empreendimento, planejado para garantir a segurança e tranquilidade dos moradores e o principal: ser um refúgio em meio ao cotidiano por vezes caótico e estressante dos centros urbanos.
Outra proposta deste empreendimento é difundir a cultura sustentável entre os moradores, sobretudo em crianças e adolescentes, de modo que cresçam e se desenvolvam em um ambiente saudável e provido de valores socioambientais. Economizar água e energia, cuidar da natureza e se exercitar será algo comum para estes jovens, que poderão, inclusive, ser multiplicadores destes valores na comunidade. É mais fácil educar para a construção de um mundo mais sustentável quando se está inserido em um ambiente ecologicamente correto.
São vivências e aprendizados de uma infância e adolescência feliz com uma qualidade de vida sem igual: saborear jabuticabas e amoras diretamente dos pés, brincar de pega-pega e esconde-esconde sem se preocupar com trânsito e outros riscos, passear com os pets livremente em uma ampla área verde, valorizar a natureza e o que a terra produz, aprender que a água da chuva pode ser aproveitada na irrigação de hortas e jardins, que o sol é uma fonte riquíssima de energia e que, além de divertidas e saudáveis, bicicletas são meios de transportes eficazes e ecologicamente corretos, pois contribuem com a redução de poluentes na atmosfera.
Benefícios ao meio ambiente e moradores
Empreendimentos sustentáveis contam com infraestrutura para, além de contribuir com a redução de impactos ambientais, proporcionar um estilo de vida mais saudável aos moradores. Os condomínios da Construtora Planeta, por exemplo, possuem bicicletário para incentivo ao transporte alternativo e à prática de atividade física, horta orgânica irrigada com a água aproveitada das chuvas e cujas verduras e hortaliças podem ser colhidas pelos próprios moradores, pet garden – um jardim exclusivo para que o morador possa brincar com seu pet e ampla área verde com pomar para piquenique.
A proposta é aproximar os moradores da natureza e promover maior qualidade de vida. Em um condomínio sustentável é possível, por exemplo, fazer uma caminhada ao entardecer em uma área arborizada e repleta de pomares ou levar o pet para brincar em um jardim planejado só para ele, além de apreciar espécies nativas da região e o paisagismo local.
No que tange à contribuição ao meio ambiente, os empreendimentos possuem, ainda, painéis fotovoltaicos que transformam a luz do sol em eletricidade, iluminação em LED nas áreas comuns e reaproveitamento da água da chuva nos sanitários e na irrigação das áreas de lazer, além de sistema de fluxo duplo de descarga em todas as bacias sanitárias.
Em meio a tantas mazelas sociais e ambientais tem-se uma certeza: empreendimentos sustentáveis nunca foram tão necessários quanto nos dias atuais.
Fonte: OS2