Prédio com infraestrutura e área de lazer para idosos: o que não pode faltar

Dicas

Comprar prédio com infraestrutura para idosos é cada vez mais comum no Brasil, visto que a população brasileira está ficando cada vez mais idosa, de acordo com o IBGE. Segundo o instituto, em 2021 mais de 10% dos brasileiros eram pessoas com 65 anos ou mais, ou seja, mais de 21 milhões de cidadãos. 

Em Sorocaba, os dados mais recentes apontam que, em 2010, os idosos representavam 7,4% dos munícipes: mais de 43 mil pessoas. Não à toa, as construtoras vêm inserindo na infraestrutura de seus empreendimentos recursos, itens e área de lazer que atendam a esse público que se mantém ativo, cuidando da saúde, bem-estar físico e mental.

Mas, o que é importante ter na infraestrutura desses prédios dedicados à terceira idade? É o que vamos falar nos parágrafos a seguir. 

O que é essencial na infraestrutura e área de lazer de um prédio para idosos

Infraestrutura de segurança e acessibilidade para idosos

Os recursos de segurança básicos necessários em um empreendimento para qualquer pessoa são o CFTV e o gerador de energia no prédio, para manter em pleno funcionamento o sistema de segurança e elevadores durante uma queda de energia. 


Mas, além desses itens, é essencial que um empreendimento para idosos possua rampas e corrimão para fácil acesso em todos os ambientes do residencial, principalmente para aqueles com dificuldade de locomoção. As escadas devem ser acessíveis, com degraus confortáveis.

Deve-se também ter atenção com relação à condição das ruas e calçadas ao redor e em frente ao residencial, a fim de evitar acidentes.  

Diversão para terceira idade: área de lazer ideal

Antigamente era comum que os idosos fossem morar com os filhos conforme o avanço da idade, mas esse perfil vem mudando. A terceira idade dos dias atuais é mais ativa, saudável e tem optado por morar sozinha ou apenas com o parceiro ou parceira. 

Levando isso em consideração, é importante que o condomínio inclua nas suas áreas de lazer ambientes que promovam momentos agradáveis de conversa e confraternização entre os moradores.

Ambientes como pomar, praça de convivência, pista de caminhada, salão de jogos e gourmet externo são alguns dos espaços interessantes para ter à disposição em um residencial para morar quando idoso. 

Xô, sedentarismo: infraestrutura para a prática de esportes na 3ª idade

Com a expectativa de vida aumentando, é importante manter a saúde com o auxílio da prática de esportes e atividades físicas leves a moderadas. Ao procurar por um apartamento para idosos, analise se o prédio tem em sua infraestrutura ambientes focados em atividades físicas interessantes para pessoas 65+. 

Residenciais como o Saint-Rémy, em Sorocaba, tem área de lazer focada para pilates, academia e quadra esportiva. O empreendimento Pátio Boa Vista, no mesmo município, também conta com esses ambientes, além de gramado para yoga. 

Saúde sempre em dia: infraestrutura para manter o bem-estar

Momentos de autocuidado ajudam a manter a autoestima e o bem-estar consigo mesmo. Por isso, ao pesquisar por um prédio com infraestrutura para idosos, repare se entre as áreas de lazer há ambientes como sala de massagem, espaço para meditação ou spa. 

Praticidade em qualquer idade: infraestrutura com facilites e conveniências

Quem não curte uma rotina prática? Para aproveitar o tempo da melhor maneira e evitar trânsito, priorize prédios com facilities e conveniências, tais como mini mercado no próprio condomínio, galerias de lojas ou então que estejam a poucos minutos de opções de lazer ou serviços essenciais, por exemplo: parques, restaurantes, shopping, bancos, farmácias, padarias, entre outros.

3 opções de prédios com boa infraestrutura e área de lazer para idosos em Sorocaba

Saint-Rémy, no bairro Campolim

O residencial contará com apartamentos de 69m² a 98m², com 1 a 3 dormitórios, com possibilidades de personalização direto na planta. Além da localização em bairro nobre e com ótima infraestrutura, o empreendimento terá ambientes como pomar, horta, gourmet externo, sala de massagem, fitness, área de pilates, piscinas, entre outras áreas.. 

Para completar, terá um mall exclusivo com lojas do Minuto Pão de Açúcar, Padaria Real, Farma Ponte e Pet Camp. 

Pátio Boa Vista, no bairro Alto da Boa Vista

Pertinho do Parque do Paço Municipal, ponto turístico de Sorocaba, o residencial Pátio Boa Vista conta com imóveis de 69m² a 100m², com 2 ou 3 quartos.

Como padrão de qualquer empreendimento da Construtora Planeta, terá itens de segurança como CFTV e gerador de energia. Já nas áreas de lazer, contará com salão de festas, gramado para yoga, espaço para pilates e academia, sala de massagem e demais opções. Infraestrutura para um mini mercado também faz parte do projeto. 

Horizonte Divino, no bairro Largo do Divino

Ideal para aqueles que procuram por apartamentos com metragens compactas e médias, o residencial tem opções de imóveis de 65m² a 97m², com 2 ou 3 dormitórios. 

Os principais destaques para a infraestrutura do prédio são um bosque privativo com pista de caminhada, mini mercado, terraço snack, horta, quadra esportiva, academia, entre outros ambientes e facilties.  

Estes são apenas alguns exemplos de empreendimentos interessantes para as pessoas da terceira idade em Sorocaba. Como comentamos no início do artigo, esse grupo de pessoas aumentou e isso, segundo especialistas, reforça a necessidade de olhar com mais atenção para essa parcela da população, que continuará a crescer enquanto a taxa de fecundidade vem reduzindo no país.

Saudáveis, ativos e independentes, necessitam de residenciais que proporcionem qualidade de vida e diversão, porque, afinal, ser idoso não é sinônimo de levar uma vida monótona. 😉

Mais conteúdo de Construtora Planeta

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.