Confira a checklist da vistoria de apartamento novo

Dicas

O recebimento de um im√≥vel novo proporciona sensa√ß√Ķes muito especiais. Nesse momento, est√° se consolidando o objeto de toda aquela expectativa iniciada na pesquisa para escolher o im√≥vel, que foi exaltada no fechamento do neg√≥cio e se estendeu durante todo o andamento da obra. Portanto, √© natural e at√© desej√°vel que essa ocasi√£o seja tomada por uma consider√°vel empolga√ß√£o.

Contudo, de modo algum esse sentimento deve interferir na razão, impedindo que a análise do imóvel seja realizada de maneira apropriada. Aliás, vale considerar que esse é um procedimento que condiciona o recebimento do imóvel.

Portanto, para orientar a vistoria de apartamento, nós preparamos este artigo que ajudará você na conferência da checklist de inspeção do imóvel no momento da entrega pela construtora. Confira!

Memorial Descritivo

O Memorial Descritivo √© muito mais do que um relat√≥rio sobre as caracter√≠sticas do im√≥vel. De fato, ele √© um documento oficial obrigat√≥rio que deve ter registro p√ļblico em cart√≥rio e conter todas as informa√ß√Ķes inerentes a uma obra, abrangendo todos detalhes.

Na verdade, esse documento cont√©m informa√ß√Ķes que v√£o al√©m daquelas que o comprador avaliar√° no momento da vistoria, incluindo normas t√©cnicas, dados sobre movimenta√ß√£o de terra, drenagem, funda√ß√Ķes, entre outras de cunho essencialmente t√©cnico.

Contudo, lá também estão os dados referentes aos materiais de revestimento, de acabamento e pintura, de portas e janelas e, inclusive, aqueles referentes à limpeza final do imóvel.

Portanto, o Memorial Descritivo deve servir como um guia para que todos os itens sejam observados com o m√°ximo cuidado.

Checklist para vistoria de apartamento

Conv√©m consultar a construtora se ela fornece uma checklist pronta, o que facilita bastante a vida do cliente. Caso ela exista, confira se nela est√£o todas as informa√ß√Ķes que devem ser verificadas no im√≥vel. Se n√£o estiverem, acrescente o que voc√™ achar necess√°rio.

Se a checklist não for fornecida, prepare a sua própria versão desse documento. Nela você deve relacionar todos os itens que precisam ser verificados, reservando, à direita da relação de itens, duas colunas.

A primeira servir√° para voc√™ marcar com ‚ÄúV‚ÄĚ, significando que o item foi vistoriado e que tudo est√° de acordo com as especifica√ß√Ķes, ou um ‚ÄúX‚ÄĚ, se algum problema for detectado. Reserve a segunda coluna para anotar observa√ß√Ķes e detalhar os problemas encontrados.

Nessa etapa, vale alertar para a necessidade de levar uma trena, para que voc√™ possa medir todos os c√īmodos durante a inspe√ß√£o.

√Č interessante que a checklist siga a mesma ordena√ß√£o da vistoria do apartamento, que pode ser a sugerida a seguir:

Sala

Voc√™ j√° reparou como a descri√ß√£o de um apartamento em um an√ļncio acompanha a maneira como as pessoas adentram o im√≥vel? Nesse aspecto, a primeira √°rea de interesse √© a sala, uma vez que aquele √© o primeiro c√īmodo com o qual a pessoa tem contato em um apartamento. Sendo assim, na vistoria tamb√©m √© interessante seguir o mesmo roteiro.

Portanto, comece a inspe√ß√£o por esse ambiente, fazendo a medi√ß√£o do c√īmodo e verificando se o material utilizado no piso est√° em conformidade com as especifica√ß√Ķes e se n√£o h√° irregularidades no assentamento.

Observe também se as paredes e o teto estão revestidos de maneira condizente com o que foi prometido no Memorial Descritivo e se não existem manchas ou fissuras.

Se houver varanda, verifique também se ela está em conformidade com o que foi contratado e se não há problemas de desnível inadequado no piso, que poderia causar poças.

Observe o material das esquadrias e também das portas e janelas, que devem ser testadas. Para tanto, acione as maçanetas, trincos e dobradiças repetidas vezes, a fim de constatar se tudo está funcionando. Da mesma forma, abra e feche as janelas, verificando se o funcionamento está correto.

Verifique também o funcionamento das tomadas e pontos elétricos. Nessa verificação, tenha atenção para os aspectos que serão ressaltados no tópico específico sobre o assunto, que segue apresentado adiante.

Quartos

Repita nos quartos as mesmas verifica√ß√Ķes que voc√™ executou na sala. Se no contrato de compra e venda houver a previs√£o de entrega de arm√°rios, observe se os materiais utilizados est√£o em conformidade com o que foi contratado e tamb√©m se portas, gavetas e outros itens est√£o funcionando perfeitamente.

Banheiros

Nos banheiros execute os mesmos procedimentos anteriores, verificando também se os materiais frios de piso e de paredes estão bem assentados, sem trincas ou espaços excessivos nos rejuntes. Observe detalhadamente cada peça do revestimento, buscando defeitos, manchas ou trincas.

Teste todas as torneiras e v√°lvulas de descargas, aproveitando para verificar se o escoamento de √°gua pelos ralos da pia, do box de banho, do piso do banheiro e pelo vaso sanit√°rio est√° ocorrendo de maneira apropriada.

Essa é uma verificação muito importante. Afinal, é comum restos de materiais e embalagens de produtos utilizados na obra bloquearem os canos de escoamento, causando entupimentos.

Quando estiver verificando o escoamento de água do piso, aproveite para observar se não há desníveis que possam causar poças.

Cozinha e área de serviço

Os mesmos procedimentos vistos anteriormente devem ser seguidos na vistoria da cozinha e da área de serviço. Se houver a previsão de entrega de armários ou de equipamentos, inspecione cuidadosamente cada um deles.

Na cozinha, teste também se o gás está chegando ao apartamento de maneira apropriada.

Rede elétrica e de gás

De modo geral, os apartamentos novos são entregues sem dispositivos de iluminação, sem chuveiros, sem ar-condicionado ou outros equipamentos acoplados aos pontos elétricos. Isso dificulta o teste desses terminais, uma vez que é preciso utilizar equipamento apropriado na verificação.

Como esse tipo de teste inclui risco de choque elétrico, se você não tiver conhecimentos técnicos na área, solicite a uma pessoa qualificada para que faça a verificação.

O mesmo cuidado vale para a verificação do gás de cozinha, mesmo que haja fogão instalado no imóvel. Além do fornecimento de gás é necessário certificar se não há vazamentos.

√Āreas comuns

Ap√≥s a inspe√ß√£o do apartamento, passe para a verifica√ß√£o das √°reas e dos equipamentos de usos comuns ‚ÄĒ √°reas de lazer, hall, escadaria, elevadores etc.

Considerando que a área é de uso coletivo e que inclui um espaço extenso, não é necessário que a inspeção seja tão detalhada quanto foi no apartamento. Porém, é importante que ela seja suficiente para detectar os problemas mais evidentes.

Para finalizar, √© importante ressaltar que, ap√≥s a vistoria, voc√™ deve apresentar imediatamente √† construtora todas as suas considera√ß√Ķes. S√≥ assine o recebimento do im√≥vel quando houver plena satisfa√ß√£o.

Agora que voc√™ j√° sabe o que conferir na vistoria de apartamento, assine a nossa newsletter e continue recebendo as nossas atualiza√ß√Ķes.

ConhecŐßa nossas possibilidades de morar no Campolim Sorocaba pela Construtora Planeta!

Conheça o novo lançamento da Construtora Planeta: o casa em condomínio horizontal Tirreno Residences!

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.