Morar em apartamento ou casa em Sorocaba? O que analisar antes de escolher

Dicas

Escolher morar em apartamento ou casa em Sorocaba envolve diferentes fatores e, para muita gente, é uma dúvida constante e dolorosa. Afinal, o que é melhor em Sorocaba, morar em apartamento ou casa? 

Há quem não abra mão da privacidade que uma casa oferece, enquanto alguns priorizam a praticidade e localização estratégica de um apartamento. 

Em todo caso, fazer uma lista das suas preferências e necessidades é o primeiro passo antes de tomar a decisão. E para te ajudar nisso, elencamos 8 aspectos para você avaliar sobre morar em apartamento ou casa.

8 itens para analisar antes de escolher morar em apartamento ou casa em Sorocaba

1 – Privacidade

Geralmente, morar em casa proporciona uma privacidade maior, por não ter um vizinho morando em um imóvel em cima ou embaixo. Também não corre o risco de alguém olhar o que você está fazendo pela janela, já que a distância entre os imóveis é maior.

No entanto, em um apartamento a privacidade também pode ser mantida de maneira muito satisfatória. O ideal é priorizar empreendimentos com um bom tratamento acústico nas paredes e pisos. Optar por janelas e portas antirruído também são importantes para mais conforto. 

2 – Localização

Aqui está um item que depende muito da escolha estratégica das construtoras. Há condomínios de casas que ficam em regiões mais afastadas, podendo fazer com que o morador tenha uma rotina pouco prática ou otimizada. 

Mas não é o caso dos condomínios de casas da Construtora Planeta, localizadas nos bairros Jardim Karolyne, em Votorantim (SP), e no Jardim Piratininga, bairro de Sorocaba (SP), considerados com ótima infraestrutura. 

A localização exclusiva também é uma característica dos apartamentos, envoltos de serviços básicos essenciais, opções de lazer e fácil acesso às principais vias e bairros da cidade. 

3 – Custos com manutenção e flexibilidade para reformas

Quando se trata de morar em uma casa, qualquer custo com manutenção é de sua responsabilidade. Ir atrás de um prestador de serviço, solicitar orçamentos, acompanhar os consertos… Mas, em contrapartida, nesse tipo de imóvel você tem total liberdade para fazer a reforma que quiser, sem pedir permissão do condomínio.

Se optar por morar em apartamento, as manutenções no condomínio são realizadas periodicamente, justamente para evitar grandes imprevistos, e o custo é dividido por todos os condôminos. Cuidados com jardins, limpeza das áreas comuns e de lazer também entram no pacote. 

Já sobre as reformas no apartamento, dependendo da alteração que deseja fazer, é preciso solicitar autorização do condomínio, além de verificar limitações com relação ao projeto arquitetônico para não comprometer a estrutura do edifício. Neste caso, tente escolher por apartamentos que tenham uma planta flexível para remover ou acrescentar paredes ou cômodos. 

4 – Segurança

Quando se trata de condomínio de casas e apartamentos, a segurança é um item positivo em ambos os casos.

Isso porque é comum os condomínios contarem com portaria 24 horas, controle de acesso dos moradores e visitantes, câmeras de segurança em diversos pontos. No caso de edifícios, alguns também dispõem de elevadores com biometria. 

Se pensa em morar em uma casa fora de um condomínio, também pode-se instalar alarmes e câmeras, mas este será um gasto exclusivamente seu, e deverá se manter sempre em alerta para qualquer movimentação estranha. 

5 – Liberdade para fazer o que quiser

Independente de onde morar, é preciso ter respeito ao próximo para manter uma boa convivência com a vizinhança. No entanto, é inegável que morar em uma casa proporciona maior liberdade porque pode arrastar móveis em qualquer horário, fazer uma festa tarde da noite, os cachorros e as crianças podem brincar à vontade.

Já quando se trata de morar em apartamento, as regras de convivência existem, e algumas podem ser um tanto rigorosas ou chatas. Porém, é importante ressaltar que isso é essencial para manter um ambiente harmônico entre todos.

6 – Animais de estimação

Você sabia que o Brasil é o terceiro país do mundo com mais pets? Se você não tem um, muito provavelmente conhece alguém que tenha. E o bichinho de estimação influencia na escolha entre morar em apartamento ou casa. 

Em uma casa, pode-se ter o animalzinho que quiser. E vários deles, se preferir. Já em um apartamento, isso nem sempre será possível. Há condomínios que não permitem os moradores terem pets. 

No entanto, cada vez mais as construtoras têm desenvolvido empreendimentos com pet garden ou pet place entre as áreas de lazer. Tais ambientes colaboram no bem-estar do animal, assim como agradam às pessoas que desejam ter um pet.

7 – Espaço do imóvel

Geralmente as casas são maiores que os apartamentos. Se deseja ter um amplo quintal com piscina e espaço para as crianças brincarem ou reunir muitas pessoas, optar pela casa é uma boa pedida. 

Mas hoje existem apartamentos com ótimas metragens, amplas varandas ou até com um pavimento exclusivo para lazer. Isso torna possível ter o mesmo conforto de uma casa. 

Já para aqueles que preferem espaços compactos, imóveis com no máximo um ou dois quartos, o apartamento sempre será uma escolha interessante, principalmente para quem mora sozinho ou tem uma vida muito agitada, passando a maior parte do tempo fora do lar ou viajando. 

8 – Áreas de lazer e facilities

Morar em apartamento ou casa também envolve avaliar se deseja ter opções de lazer a poucos passos. 

Condomínios verticais e de casas costumam ser equipados com uma ampla variedade de ambientes para bem-estar e comodidade. Algumas opções são: piscinas climatizadas, academia,  playground, salão de festas, quadras, pet garden, espaço coworking e até lavanderia compartilhada. 

Morar em uma casa fora de um condomínio nem sempre proporciona ter todas essas opções a minutos de você, influenciando na otimização da rotina e qualidade de vida. 

O melhor dos dois mundos: apartamentos para quem prefere morar em casas

Sim, é totalmente possível morar em apartamento tendo todas as vantagens de uma casa. Vamos te mostrar três opções de apartamentos incríveis.

O primeiro deles é um apartamento garden de 366m². Com um único pavimento, o imóvel tem dois espaços de lazer: um terraço gourmet e outro terraço social descoberto, semelhante a um quintal. 

A ampla metragem oferece a possibilidade de ter até quatro suítes, além de cozinha, living e sala de jantar com espaços generosos. 

Conheça mais sobre o Edifício Dijon, residencial localizado no Parque Campolim, em Sorocaba (SP). 

Este duplex de 380m² é a nossa segunda opção da lista. É o tipo de imóvel ideal para quem gosta de ter os ambientes mais setorizados. Nele, as quatro suítes ficam no pavimento superior, mantendo a privacidade dos moradores. 

O terraço descoberto com espaço para piscina é o grande atrativo do imóvel. Vale destacar que também há terraço gourmet e terraço social. 

Conheça mais sobre o Vermont View, localizado no Parque Campolim, em Sorocaba (SP).

Por fim, um apartamento de 173m² com quatro suítes e um terraço gourmet com cerca de 21m² para o seu lazer. Assim como os demais imóveis, tem espaço generoso, seja para morar com a família, receber visitas ou ter pets.

Conheça mais sobre o Ícone, com endereço no Jardim Portal da Colina, em Sorocaba (SP). 

Apartamento ou casa: qual o melhor para morar em Sorocaba?

Não existe resposta certa ou errada. Afinal, escolher onde morar é uma decisão que envolve preferências pessoais. Enquanto para uns o melhor é morar em apartamento, para outros, viver em uma casa é algo inegociável. Mas e para você, qual tipo de imóvel é o melhor no seu atual momento de vida?

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.