Centro e Santa Terezinha reúnem história, comércio e uma rede de lazer e serviços pulsantes

Sem categoria

A região central de Sorocaba é um lugar onde os moradores têm inúmeras opções para resolver suas tarefas do dia a dia. É uma área considerada o berço da cidade com as primeiras edificações que deram origem à Terra Rasgada, significado de Sorocaba em tupi-guarani.

A cidade, fundada em 1654 por Baltazar Fernandes, começou sua história com a construção da Igreja de Sant’Ana. A capela, construída em taipa de pilão, deu início à fundação da Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba, o primeiro núcleo urbano da cidade. Em 1660, ela foi doada aos beneditinos de Sant’Ana do Parnaíba, nascendo assim o Mosteiro de São Bento, que é tombado como patrimônio histórico.

O conjunto arquitetônico atual é composto pela igreja de Sant´Ana, Capela de São Judas Tadeu, Mosteiro de São Bento e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

A partir deste ponto a história sorocabana nasceu. A poucos metros dali foi construída,em 1771, a Catedral Metropolitana de Sorocaba, que fica na Praça Coronel Fernando Prestes, trecho considerado como o coração da cidade.

Ao redor localizam-se lojas do comércio varejista, o maior corredor de agências bancárias da cidade, localizado nas Ruas São Bento e XV de Novembro, restaurantes, farmácias, hotéis, supermercados, papelarias, escolas e o Mercado Municipal.

Santa Terezinha

A Vila Santa Terezinha, localizada na região central de Sorocaba, surgiu às margens da avenida General Carneiro, e é um ponto importante para a história da cidade desde o século 18, quando a via era um dos caminhos dos tropeiros e bandeirantes que levavam e traziam mercadorias do Sul do Brasil.

No século 20, a região se desenvolveu e a parte imobiliária cresceu, assim como o comércio. A localização é um dos pontos fortes pela proximidade com Centro e com as avenidas que ligam esta área às zonas oeste e sul.Além disso, está perto da avenida Dom Aguirre, que dá fácil acesso à rodovia José Ermírio de Moraes, a Castelinho, e à rodovia Raposo Tavares.

Diante da tranquilidade de um bairro familiar e a atmosfera viva da conveniência de um centro urbano, a Vila Santa Terezinha foi escolhida pela Construtora Planeta para o seu primeiro lançamento nesta região: o Fascínio Planeta, um edifício residencial que será construído na Rua Sergipe e que tem tudo a menos de 5 minutos do morador.

Avenida General Carneiro

A avenida General Carneiro é a principal via de trânsito da Vila Santa Terezinha.Ao longo da sua extensão de 2,5 km concentram-se nichos importantes dos setores do comércio e de serviços, que são bastante tradicionais há décadas: lojas de peças automotivas, de máquinas e ferramentas, oficinas mecânicas, farmácias, academias de ginástica, papelarias, lojas de utilidades, agências bancárias e concessionárias de veículos. A via ainda tem postos de combustíveis e uma unidade do supermercado Tauste, que funciona 24 horas por dia, e está instalada ao lado da Delegacia Seccional de Sorocaba.

A avenida também é um dos corredores de trânsito mais importantes da cidade e uma das ligações aos bairros da zona oeste. Por isso, recebe diversas linhas do transporte público. Inclusive, a via deve receber uma faixa do sistema BRT (Bus Rapid Transit), que tem ônibus articulados com grande capacidade de passageiros com o objetivo de agilizar o descolamento dos moradores.

Esta grande rede de serviços na Vila Santa Terezinha é um dos atrativos que foram pesquisados pela Construtora Planeta para escolher o melhor ponto do bairro para lançar o empreendimento Fascínio Planeta.

As duas torres residenciais também ficarão próximas à Avenida Afonso Vergueiro, outro corredor comercial importante da cidade, e que concentra muita história por ser margeada pela linha férrea implantada no século 19 pela antiga Estrada de Ferro Sorocabana. A via tem dois shoppings centers – Pátio Cianê e Sorocaba Shopping, um terminal de ônibus, estabelecimentos comerciais, redes de fastfood e uma unidade da Padaria Real.

Bairro tem redes de saúde, educação e lazer

Quando saímos da agitação das avenidas e acessamos o interior do bairro, a Vila Santa Terezinha revela aspectos interessantes por concentrar tantas características em uma única região. O bairro sempre foi considerado muito bom e tranquilo para morar com seus imóveis amplos, um fator presente no mercado imobiliário das décadas de 70 e 80.

Nestas casas, hoje ainda há muitas famílias residindo e elas são vizinhas de várias clínicas de saúde e laboratórios médicos, que aproveitaram a excelente localização para instalar os serviços e receber seus pacientes. Ainda na mesma região há outras estruturas de saúde como o Hospital Evangélico e a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Oeste.

Além da saúde, há outros segmentos que chamam a atenção: a educação e a cultura. O bairro tem escolas de dança, de informática e de idiomas. Nas proximidades estão localizados o Colégio Salesiano e a Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), além de duas escolas públicas que estão entre as mais antigas de Sorocaba: a Escola Estadual Júlio Prestes de Albuquerque, o Estadão, e a Escola Municipal Getúlio Vargas. Ambas ficam na Avenida Eugênio Salerno, outra via importante que margeia o bairro. Neste endereço de alto padrão ainda estão localizados a Igreja São Carlos Borromeu, cuja paróquia começou a funcionar há 54 anos, e o prédio do antigo Seminário, que entre a década de 90 e aos anos 2000 sediou um câmpus da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Ainda sobre a presença das igrejas, há duas bastante tradicionais nesta região: a Capela de Santa Terezinha e a Igreja de São José do Cerrado.

Quando avançamos em direção ao bairro Mangal, a Vila Santa Terezinha exibe outro aspecto marcante: é uma localização que concentra bares e restaurantes muito frequentados. Há locais que estão há anos servindo os sorocabanos no bairro e que são muito tradicionais.

Já em direção ao Centro, os moradores do Fascínio Planeta terão acesso a outra rede de serviços que fica na Avenida Moreira César, como por exemplo, a primeira unidade da Padaria Real.

“A Vila Santa Terezinha é um dos locais mais tradicionais da cidade e reúne uma grande rede de serviços e de estabelecimentos comerciais que facilitarão o dia a dia dos moradores do Fascínio Planeta, nosso primeiro lançamento na região central de Sorocaba”, afirma Henrique Penteado Teixeira, Diretor de Incorporação da Construtora Planeta.

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.