Rumo às certificações!

Imprensa

A Construtora Planeta foi recomendada para a certificação da norma internacional ISO 9001:2015 e para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H – Nível A. As recomendações vieram após auditoria realizada pela certificadora TÜV Rheinland, entidade de certificação, inspeção, gerenciamento de projetos e treinamento reconhecida internacionalmente, fundada na Alemanha em 1872.

 

O Sistema de Gestão da Qualidade da Construtora Planeta se preparou durante todo o ano de 2021 para estas conquistas, realizando o diagnóstico dos processos, implantando as melhorias recomendadas pelas normas e conscientizando os colaboradores. Em agosto a empresa realizou auditoria interna para analisar o nível de preparo para as certificações e o resultado foi altamente positivo.

 

Assim, a auditoria externa aconteceu em dezembro durante três dias. Dois auditores, especialistas nas normas certificadoras e em construção civil, auditaram os processos administrativos e as obras. Ao final da auditoria, estes recomendaram a Planeta às certificações.

 

“Nosso foco está inteiramente na qualidade de nossos processos e no resultado final que são os empreendimentos de vanguarda. Desta forma, crescemos de maneira sólida, sustentável e eficiente, atendendo o cliente, razão maior de nossas ações, em todas as suas necessidades e expectativas. Parabenizo à equipe Planeta pelas recomendações, que corroboram o comprometimento de nossos colaboradores e a seriedade da empresa com seus processos. Que venham as certificações!”, afirma Sandro Souza, Diretor Executivo da Construtora Planeta.

 

Sobre as certificações e a importância da gestão da qualidade

 

A adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica para uma organização que pode ajudar a melhorar seu desempenho global e a prover uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável.

 

A certificação ISO 9001 garante otimização de processos e maior agilidade no desenvolvimento de produtos a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado. Ela ajuda as organizações a melhorarem seus procedimentos de forma a aumentar seu diferencial competitivo e fortalecer sua imagem e reputação.

 

Já a certificação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H – Nível A é uma iniciativa do governo federal que visa garantir habitações de qualidade, sustentáveis e duráveis. O SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil) é um sistema de certificação brasileiro de gestão da qualidade voltado exclusivamente às construtoras.

 

Por focar na otimização dos processos de execução de obras, seus requisitos, além de exigirem o aperfeiçoamento da rotina administrativa, abrangem também questões específicas da construção civil, como o cumprimento da Norma de Desempenho – ABNT NBR 15575, que traz uma série de exigências para cada elemento da construção.

 

Com o SiAC, as empresas, que antes só contavam com a certificação ISO 9001, se viram diante de uma oportunidade de melhorar seus processos como um todo, aumentar seu desempenho e oferecer unidades habitacionais da mais alta qualidade à população.

 

Construtora Planeta: Nível A

 

A Construtora Planeta foi recomendada ao Nível A da certificação, mais rigoroso e superior ao Nível B. A diferença entre eles é o número de requisitos que devem ser atendidos. A certificação do Nível B tem menos exigências, sendo uma porta de entrada ao PBQP-H para construtoras que ainda estão em processo de evolução do seu sistema de gestão da qualidade. A certificação Nível A é completa, mais exigente e voltada para empresas que já têm um sistema de gestão da qualidade implementado em sua totalidade, como é o caso da Planeta.

 

Que venham as certificações!

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.