As 9 melhores vistas de Sorocaba para você conhecer

Dicas

Sorocaba é um município do interior paulista que encanta pelo seu charme, diversos parques e História. Por isso, resolvemos fazer uma lista das 9 melhores vistas de Sorocaba, evidenciando todas essas suas qualidades. 

Se você ainda não conhece a cidade, este artigo pode ser um pequeno roteiro. Mas se já mora por aqui, talvez seja uma oportunidade de olhar o local por um novo ângulo. Vamos lá?

9 lugares com belas paisagens em Sorocaba 

1 – Parque do Paço Municipal

Se gosta de assistir ao pôr do sol, um dos melhores locais para isso é no Parque do Paço Municipal. Localizado no bairro Alto da Boa Vista, tem uma vasta área verde. 

No parque há um lago onde se vê marrecos, cisnes, peixes e outros animais. O espaço é muito frequentado por pessoas que curtem fazer piquenique e caminhar com amigos ou pets tendo uma das melhores vistas de Sorocaba. 

No mesmo endereço também estão o Palácio dos Tropeiros, sede da Prefeitura e patrimônio histórico da cidade, a Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger e o Teatro Municipal Teotônio Vilela. 

2 – Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas

Cartão postal de Sorocaba, o Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas está em uma área de quase 70 mil m², com vegetação de transição entre Cerrado e Mata Atlântica, no bairro Jardim Iguatemi. Sua principal atração é o palacete de cristal com coleções de plantas e exposições. Ele foi  inspirado nos Palácios de Cristal de Curitiba (PR), Londres e Petrópolis (RJ).

Esse ponto turístico de Sorocaba foi inaugurado com a missão de ser um centro de conservação da biodiversidade e um polo de lazer, cultura, pesquisa e de educação para um desenvolvimento sustentável. 

O Jardim Botânico também tem orquidário, roseiral, espaço a céu aberto para ações educativas e um mirante onde é possível ter uma das melhores vistas de Sorocaba, do Morro de Araçoiaba e da Serra de São Francisco. 

3 – Praça Pio XII 

Parecendo cenário de um filme romântico, a Praça Pio XII está no Jardim Santa Rosália, um dos mais tradicionais bairros de Sorocaba. O estilo inglês, a arborização e as pedras portuguesas dão o charme ao local.

Bem no centro da praça também está o coreto considerado patrimônio histórico da cidade, construído na década de 1930. Na época de festas de fim de ano, o local fica ainda mais encantador com sua iluminação natalina. 

4 – Sorocaba vista no alto do Ícone

Considerado o maior edifício do interior do Brasil, superando a altura do famoso e histórico Edifício Copan, o residencial Ícone terá 141 metros de altura e proporcionará uma das melhores vistas de Sorocaba. 

Com endereço no Jd. Portal da Colina, terá no 29º andar um Sky Lounge & Gourmet – espaço de lazer com vista panorâmica. Imagine reunir os amigos e familiares para um jantar com esse cenário? Incrível!

5 – Mural do Kobra no Colégio Ser!

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Eduardo Kobra (@kobrastreetart)

Retratando um menino à procura de um livro na estante, o mural feito pelo reconhecido artista Eduardo Kobra é um recado para a importância da leitura e busca do conhecimento.

 

A arte está na unidade do Colégio Ser! no Alto da Boa Vista. Foi inaugurada em janeiro de 2021, chamando a atenção não só dos moradores da cidade e região, mas de celebridades também.

A obra, com 22 metros de altura, teve a participação do público para o seu desenvolvimento. Kobra, antes de começar o mural, pediu aos seguidores no Instagram que falassem quais seus livros nacionais preferidos. Os 150 títulos mais indicados aparecem na pintura. 

6 – Parque Carlos Alberto de Souza

Parque tradicional de Sorocaba, é frequentado principalmente por quem gosta de praticar exercícios ao ar livre. Também é chamado de “Parque Campolim” e está no bairro nobre de mesmo nome. 

Uma pergunta: você sabia que mais de 250 árvores do parque foram plantadas de forma voluntária por um morador da cidade? Estamos falando do senhor Xisto, que há mais de uma década planta árvores frutíferas e ornamentais no local. As mudas geralmente são doadas pela própria população ou então por floriculturas e centros de jardinagem. 

 

7 – O bairro Campolim no Dijon

A Rua Antônio Perez Hernandez é conhecida pelos diversos empreendimentos de alto padrão. E é nele onde está o Dijon, residencial com apartamentos de até 366m² com vista livre e panorâmica nas varandas.

O edifício está no ponto alto do Campolim, valorizando a vista dos moradores, que conseguem apreciar a cidade vivendo em um residencial de arquitetura clássica e de luxo em Sorocaba.

8 – Zoológico Municipal Quinzinho de Barros

Um local para as pessoas de todas as idades se divertirem na Vila Hortência. O Zoológico Municipal Quinzinho de Barros é considerado um dos mais completos da América Latina e tem mais de 50 anos de história. Desde 1993, é considerado pelos sorocabanos um símbolo do município. 

Por lá, podemos ver araras, macacos, flamingos, hipopótamos e outros animais, além de apreciar toda a sua arborização, características que fazem o zoo entrar no nosso Top 9 melhores vistas de Sorocaba.

Segundo o próprio Zoológico, por ano são recebidos regularmente 600 mil visitantes, além de mais de 90 mil alunos da rede pública e privada de 80 municípios. 

9 – Parque Natural Chico Mendes

O Alto da Boa Vista é um belíssimo bairro com algumas das melhores vistas de Sorocaba. Já mencionamos aqui o Parque do Paço Municipal e o mural do Kobra, mas também queremos destacar o Parque Chico Mendes.

O local é muito bonito para realizar ensaios fotográficos e observar a natureza. Isso porque há diferentes aves que podem ser vistas ali, além de dispor de pista de caminhada, trilhas pela mata e lago. As crianças podem brincar no playground, enquanto os adultos preparam um almoço no espaço disponibilizado com churrasqueiras. 

Gostou da nossa lista das 9 melhores vistas de Sorocaba?

Se você já pensou que apenas as grandes metrópoles e capitais têm paisagens bonitas, mostramos neste artigo que cidades do interior também têm seu charme, seja na arquitetura ou na conexão com a natureza. De qual item você mais gostou da nossa lista? Acha que faltou algum outro local? Comente conosco.

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.