Guia completo da tecnologia na construção civil

Inovações

O uso da tecnologia na construção civil vem transformando os processos operacionais e revolucionado os projetos de engenharia e arquitetura.

Em 1962, a produção de Hanna-Barbera nos levava a um futuro inimaginável, com TVs de tela plana, a possibilidade de videoconferência, faxineira robô, carros voadores e outras tecnologias que tornavam a vida de toda a família Jetsons mais prática, segura e funcional.

Quatro anos depois, os fãs de ficção científica se deslumbravam com as facilidades que as tecnologias presentes na USS Enterprise, nave do Capitão James T. Kirk na saga Star Trek, possibilitavam aos seus tripulantes.

Quem não sonhou ou imaginou ter aparelhos móveis de comunicação que eram usados pela tripulação, impressão 3D, ambientes automatizados, monitor touch screen, biometria, acesso e comando aos diferentes serviços com um simples toque.

Atualmente, toda essa tecnologia é real e chegou para otimizar processos produtivos em todos os setores, contribuir com a questão ambiental e facilitar a vida das pessoas em todos os aspectos. 

No que diz respeito à construção civil, as diferentes inovações vêm transformando a forma como uma obra é projetada, construída e mantida, bem como garantem empreendimentos imobiliários inteligentes, sustentáveis, multifuncionais e extremamente confortáveis.

A tão sonhada casa do futuro já é realidade graças aos avanços tecnológicos usados no setor.

Continue a leitura e confira de perto as tecnologias mais usadas na construção civil e em projetos imobiliários. 

Tecnologia aliada à construção civil

Quando falamos em construção civil, o impacto da tecnologia é muito abrangente. Afinal, a sua aplicação se dá desde o desenvolvimento do projeto à conclusão e manutenção da obra, além do conforto ao proprietário.

Softwares, por exemplo, possibilitam a elaboração e desenho das plantas, permitindo a realização precisa de cálculos e simulações de deformações, vibrações estruturais e outras análises.

Plataformas também permitem que a obra seja visualizada em 3D. Assim, os profissionais envolvidos no projeto conseguem observar minimamente detalhes construtivos e se comunicarem para evitar imprevistos durante a execução da obra.

Na execução, boa parte das estruturas são montadas sob medidas, o que agiliza o processo, sem contar a utilização de outras ferramentas, como drones, impressoras 3D e outras inovações que garantem mais segurança, agilidade, precisão e eficiência no canteiro de obras.

A tecnologia também se faz presente no edifício, na casa e no apartamento, resultando em empreendimentos multifuncionais, inteligentes e sustentáveis. 

Casas e edifícios residenciais e comerciais são equipados com sistemas de automação, sensores e monitoramento em tempo real, oferecendo maior segurança, conforto, funcionalidade e eficiência energética ao imóvel.

Dentro desse cenário, destacamos que o estudo intitulado “O Futuro do Morar”, realizado pela Dexco, em parceria com a empresa de análise de tendências Spark:off, indica que 57% dos brasileiros acreditam que tecnologias em smart home (casa inteligente) terão mais espaço e promoverão maior impacto sobre suas vidas nos próximos anos. 

Na construção civil, a aplicação do conceito smart home ou casa inteligente envolve um conjunto de medidas e tecnologias digitais que vão além de otimizar e facilitar o dia a dia do morador.

Nesse caso, as tecnologias são empregadas visando também:

  • contribuir para a redução dos impactos ambientais, 
  • diminuir os custos dos imóveis para o consumidor,
  • contribuir para a formação de cidades sustentáveis e inteligentes.

Além, é claro, da valorização do imóvel a longo prazo.

Explore as tecnologias mais comuns nos projetos imobiliários

Especialmente no que diz respeito ao uso da tecnologia na construção civil nos projetos imobiliários, as mais comuns são:

Automação residencial

Explore as tecnologias mais comuns nos projetos imobiliários

Há algum tempo, a automação residencial deixou de ser tendência para se tornar uma realidade na construção civil.

Trata-se de um conjunto de tecnologias que permite ao proprietário ou usuário do ambiente controlar remotamente o funcionamento de inúmeros serviços e equipamentos no escritório, no apartamento ou na casa.

Um exemplo é a iluminação automatizada. Você pode programar um dispositivo para acender e apagar as luzes de um cômodo ou do imóvel todo em um determinado horário automaticamente. Assim, evita deixar a lâmpada acesa desnecessariamente.

O mesmo pode acontecer com fechamento e abertura de persianas, entre outras possibilidades.

Além de trazer mais praticidade no dia a dia, a automação residencial agrega valor ao imóvel. 

Conheça também: aplicativo auxilia em reformas de imóveis em Sorocaba

Soluções sustentáveis

A tecnologia também possibilita que o setor da construção civil ofereça ao consumidor obras sustentáveis.

São várias as ações e medidas que podem ser aplicadas antes, durante e após as construções para reduzir os impactos ambientais.

Em especial nos projetos imobiliários, os profissionais envolvidos têm investidos em detalhes arquitetônicos sustentáveis que visam garantir o controle térmico, aproveitamento da luz natural, uso da energia solar, captação de água da chuva e outras práticas ambientais. 

Empreendimentos sustentáveis também são mais valorizados no mercado e estão entre os preferidos do comprador e de locatários.

Segurança inteligente

Guia completo da tecnologia na construção civil (3)

Outra tecnologia muito usada na construção civil é a segurança inteligente. 

Os diversos projetos imobiliários possuem sistemas modernos de câmeras integradas, sensores e monitoramento remoto, além de fechaduras eletrônicas, oferecendo mais segurança e tranquilidade. 

Aqui, destacamos que a pesquisa “O Futuro do Morar”, já mencionada anteriormente, aponta que 80% dos brasileiros acreditam que a prioridade na Internet das Coisas (IoT) deve ser em segurança e no monitoramento das residências.

Espaços de conectividade

É impossível falar do uso da tecnologia na construção civil sem destacar a conectividade.

Imóveis modernos priorizam espaços de conectividade coletiva, facilitando estudo, promovendo lazer e possibilitando entretenimento para todos. 

Imóveis com espaços de lazer e integração ganham valor no mercado imobiliário.

Internet das coisas (IoT)

Também é praticamente impossível pensar na aplicação da tecnologia na construção civil, em especial em projetos imobiliários, sem mencionar a introdução da Internet das Coisas nas casas e edifícios inteligentes. 

A possibilidade de conectar os mais diversos dispositivos garante mais funcionalidade e facilita o dia a dia das pessoas. 

Afinal, a IoT permite que dispositivos inteligentes se regulem automaticamente, podendo ligar e desligar equipamentos e controlar o sistema de iluminação com ajuste baseado na luz natural.

Sistemas de gestão e manutenção predial inteligente

Tecnologias integradas também ajudam a melhorar o sistema de gestão e manutenção predial, principalmente quando falamos de condomínios

Afinal, sistemas e ferramentas permitem maior controle da iluminação, uso de água e energia elétrica, evitando desperdícios e reduzindo custos.

Sem contar que elas permitem também o monitoramento contínuo e preventivo dos diversos sistemas integrantes do condomínio, como o elétrico, bombas e elevadores, possibilitando a detecção e prevenção de problemas, aumentando também a vida útil dos equipamentos.

Tendências futuras na construção civil e no mercado imobiliário

Guia completo da tecnologia na construção civil (4)

Casas totalmente automatizadas com todos os sistemas inteligentes estão entre as tendências futuras na construção civil e no mercado imobiliário.

E isso só será possível com investimentos na tecnologia.

Afinal, só as constantes inovações tecnológicas e as atualizações do setor serão capazes de continuar garantindo projetos de imóveis cada vez mais sustentáveis, inteligentes, conectados, automatizados e seguros.

Reforçando mais uma vez que um imóvel inteligente é aquele que oferece conforto, funcionalidade, praticidade e segurança ao morador e que pensa na melhoria da qualidade de vida das pessoas ao seu redor, colaborando para a construção de uma cidade também inteligente. 

É importante dizer que somente investindo em tecnologias de ponta o setor da construção civil consegue garantir processos cada vez mais ágeis, um canteiro de obra mais seguro, redução de resíduos e o uso racional dos recursos naturais. 

Agora que você acompanhou o uso da tecnologia na construção civil, nos projetos imobiliários e a transformação que ela promove, que tal conhecer os empreendimentos da Planeta?

Garantimos para você soluções imobiliárias inovadoras, inteligentes e sustentáveis. 

Entre em contato conosco e transforme o seu sonho imobiliário em realidade!

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.