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A cor do ano é uma declaração de como o mundo está se sentindo

Decoração

Você sabia que há empresas que desenvolvem cores exclusivas para os mercados de moda, decoração e design industrial, entre outros? Sabia, ainda, que essas empresas divulgam anualmente as tendências de tonalidades a fim de nortear os profissionais?

A escolha pela cor do ano não é aleatória ou sem qualquer critério. Ela envolve uma série de processos de observação e análise dos setores da economia e do contexto social e cultural. A tendência da qual tanto se fala só vem após minuciosa pesquisa e estudo de mercado, por meio da atuação de profissionais com expertise no ramo.

Para 2021, a Pantone, principal empresa de cores do mundo, divulgou sua tendência em sintonia com o cenário atual e a expectativa por boas notícias. A união das cores “PANTONE 17-5104 Ultimate Gray” e “PANTONE 13-0647 Illuminating” visa transmitir leveza, positividade e resiliência. A mensagem desta combinação de tons é de força e esperança em um tempo marcado por grandes desafios e superações.

Além disso, a junção de duas cores independentes mostram que elementos muito diferentes podem se unir para se apoiar, princípio mais significativo do que nunca na atual época. Segundo a publicação da Pantone, “prática e sólida, ao mesmo tempo calorosa e otimista, esta união de PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating representa a força e a positividade. É uma história de cores que envolve sentimentos mais profundos de respeito como uma promessa ensolarada e amigável”.

A publicação diz ainda que “a combinação traz mensagem de felicidade apoiada pela força, um anseio que nos traz esperança. Temos que acreditar que tudo ficará mais iluminado – isso é essencial para o espírito humano”.

A “PANTONE 13-0647 Illuminating” é uma cor animada e empoderada, que transmite energia, clareza e esperança para superar as incertezas. Trata-se de um amarelo brilhante e alegre, um tom caloroso imbuído de energia solar.

Já a “PANTONE 17-5104 Ultimate Gray” representa elementos sólidos e confiáveis que constituem uma base firme, além de enfatizar a capacidade de resistir ao teste do tempo, estimulando sentimentos de moderação, estabilidade e resistência.

A ideia desta união de cores para 2021, segundo a Pantone, é ir ao encontro dos anseios do mundo por otimismo, esperança e boas novas. A PANTONE 17-5104 Ultimate Gray é prática, sólida e firme, enquanto a “PANTONE 13-0647 Illuminating” é alegre, vibrante e calorosa – virtudes fundamentais aos dias de hoje.

O amarelo não é novidade, pois esta é a segunda vez que a Pantone a elege como a cor do ano. Porém, a nuance de cinza é inédita entre as tonalidades eleitas – segundo a própria empresa, o motivo seria o cenário mundial completamente atípico, embora o próprio vice-presidente do Pantone Color Institute, Laurie Pressman, tenha dito em entrevista ao New York Times que “nenhuma cor conseguiu entender o significado do momento”.

Laurie explica como se dá o processo de escolha das cores. “É um mix de sentir o mercado com a habilidade de analisar dados e o que está acontecendo no mundo. Nós temos líderes na nossa empresa que estão envolvidos com o que está acontecendo ao longo do ano e também trabalhamos com alguns parceiros externos que são grandes nomes na tendência de cores. Em algum ponto, todas essas análises se juntam”, diz.

Nick Bazarian, gerente de produto sênior para negócios digitais da Pantone, declarou que, mais que apenas uma tendência, a cor do ano da Pantone é também uma reflexão sobre as mudanças e as necessidades do momento atual. “A cor do ano é uma declaração de como o mundo está se sentindo”, disse.

Por que escolher duas tonalidades e não uma só como a cor do ano?

Você deve estar achando estranho a preferência da Pantone por duas cores do ano ao invés de uma só. Pode parecer incomum, mas não é. A opção por duas cores se dá pelo contexto do momento e as observações dos especialistas. Geralmente, quando o período é marcado por grandes acontecimentos, uma tonalidade apenas não é capaz de exprimi-lo suficientemente.  

Em 2016, a Pantone também definiu duas cores como do ano: a Rose Quartz e a Serenity. Juntas, segundo a companhia, “evocam o equilíbrio que existe entre um rosa acolhedor como um abraço e um tom azul claro mais frio e tranquilo, refletindo a conexão entre o bem-estar e uma calma sensação de ordem e paz”. 2016 foi um ano marcado por guerras e violações dos direitos humanos mundo afora.

Já o ano passado, a cor eleita pela Pantone foi única: “PANTONE 19-4052 Classic Blue”, que inspirou calma, confiança e conectividade. Trata-se de um azul resiliente que trouxe aspiração por uma base sólida e estável em 2020.

Segundo publicação da empresa, a Pantone Classic Blue 19-4052 visou paz e serenidade, oferecendo uma sensação de proteção ao espírito humano. “Impactando sobre a concentração e trazendo uma claridade igual a um laser, Pantone Classic Blue 19-4052 nos leva ao equilíbrio dos pensamentos. Uma cor azul refletiva, Classic Blue cria a resiliência”, divulgou a organização.

Cor do Ano Pantone

Por mais de duas décadas, a Cor do Ano Pantone influencia anualmente o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, incluindo moda, decoração e design industrial, bem como embalagens de produtos e design gráfico.

O processo de seleção da Cor do Ano Pantone requer escolhas bem cuidadosas e muita análise de tendências. Para chegar à seleção, ano após ano, os especialistas em cores da Pantone no Pantone Color Institute vasculham o mundo em busca de novas influências de cores. Isso pode incluir a indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte em viagem e novos artistas, a moda, todas as áreas do design, famosos destinos de viagens e novos estilos de vida, novos playstyles e novas condições socioeconômicas. As influências também podem surgir de novas tecnologias, novas matérias primas, texturas e efeitos que afetam a cor, as plataformas de mídia social tão relevantes e até os próximos eventos esportivos que capturam a atenção mundial.

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