O programa educacional e científico “Sorocaba Espacial” realizou, em 18 de dezembro de 2020, o lançamento de um Balão de Alta Altitude no Parque das Águas, em Sorocaba. 

A iniciativa marcou a terceira edição do projeto, que teve como objetivo estimular o interesse de estudantes da cidade e região pela engenharia espacial e por experimentos científicos aplicados.

O lançamento atraiu alunos, professores e curiosos que acompanharam o momento em que o balão iniciou sua ascensão, alcançando regiões da atmosfera que apresentam condições semelhantes às do espaço profundo.

Saiba como foi esse evento que elevou a altitude em Sorocaba!

Veja também: Por que morar em Sorocaba-SP? Guia completo: onde morar, o que fazer e por que investir

O que é um Balão de Alta Altitude

Balões de Alta Altitude – frequentemente usados como balões meteorológicos – são dispositivos não tripulados preenchidos com hélio ou hidrogênio e capazes de atingir até 50 km de altitude a partir do nível do mar.

Esses balões permitem a coleta de dados importantes sobre pressão, temperatura e comportamento atmosférico em camadas superiores da atmosfera.

Além disso, ao contrário de satélites convencionais, sua carga útil é recuperável, tornando o processo sustentável e reduzindo a geração de detritos orbitais.

A experiência confere aos estudantes contato direto com tecnologias aeroespaciais, reforçando o potencial de aprendizagem prática e interdisciplinar.

Um projeto que coloca Sorocaba em rota de inovação científica

O Sorocaba Espacial é uma iniciativa acadêmica que envolve estudantes do ensino fundamental, médio e superior no desenvolvimento de experimentos que são enviados à estratosfera através do balão.

As equipes investigam como suas criações reagem às condições extremas encontradas durante o voo, como variações bruscas de temperatura, pressão e radiação, fenômenos semelhantes aos encontrados no espaço profundo.

O projeto estimula o estudo aplicado de áreas como:

  • Física
  • Química
  • Astrobiologia
  • Eletrônica
  • Engenharias diversas

Além disso, promove o método científico ao aproximar os alunos de práticas reais de pesquisa e experimentação, contribuindo para formar uma nova geração de jovens cientistas.

O apoio da Construtora Planeta à ciência e tecnologia em Sorocaba

A Construtora Planeta foi patrocinadora exclusiva da 3ª edição desse projeto nesse ano. O apoio esteve alinhado ao pilar de inovação e tecnologia que compõe parte da essência da empresa, reforçando o compromisso com a educação e o desenvolvimento científico na cidade.

“Temos o compromisso de promover o acesso à informação a todos através do nosso apoio financeiro. Ciência e tecnologia estão diretamente ligadas ao nosso DNA”, afirma Sandro Souza, Diretor Executivo da Construtora Planeta.

Inovação também presente no setor de energia inteligente

Além do apoio ao Sorocaba Espacial, a Construtora Planeta também incentiva soluções ligadas à tecnologia, como a Smartplug, uma tomada inteligente desenvolvida pela startup Im Connection, incubada no Parque Tecnológico de Sorocaba.

A Smartplug realiza o gerenciamento de ciclos de energia para carregamento de veículos elétricos, possibilitando:

  • tarifação individual do consumo;
  • controle de quilowatt utilizado;
  • identificação de não conformidades durante o carregamento;
  • otimização do uso energético em condomínios e estabelecimentos comerciais.

A tecnologia antecipa uma demanda crescente diante da popularização de veículos movidos a bateria, que devem alcançar preços cada vez mais competitivos nos próximos anos.