CANAIS DE VENDA
(15) 98826-2617
CHAT
WHATSAPP
E-MAIL

6 dicas para aproveitar melhor sua varanda gourmet

Dicas

Tendência no mundo da arquitetura, a varanda gourmet já é realidade na vida de muita gente. Os projetos que incluem esse tipo de sacada são especialmente indicados para os que não dispensam um bom churrasco ou um simples happy hour com os amigos.

Nos apartamentos, é cada vez mais comum as plantas arquitetônicas que já incluem a sacada gourmet. Entretanto, para que o espaço seja útil e agradável, é importante tomar alguns cuidados.

Quer saber quais são? Então, está no lugar certo! Listamos 6 dicas para você otimizar e aproveitar a sua varanda da melhor forma possível. Acompanhe!

1. Tenha atenção à escolha dos móveis

Para que sua varanda seja bonita e funcional, é muito importante dar uma atenção especial à escolha dos móveis. O primeiro passo é medir o espaço disponível.

Feito isso, é preciso adquirir mobiliários que não sobrecarreguem a sacada. Lembre-se de que, esporadicamente, será preciso um bom espaço para a circulação de convidados.

Outro ponto importante é o peso dos móveis. Dê preferência para mesas, cadeiras e objetos leves. Dessa forma, será mais fácil mudá-los de lugar em uma festa, por exemplo.

Além disso, a escolha do material é muito importante, já que o ambiente sofre ações do vento, do sol e da chuva. Assim, mesmo que a varanda seja coberta, é essencial adquirir móveis resistentes e duradouros.

Sabemos que a madeira é bastante utilizada em áreas externas. Caso opte por esse material, o ideal é que ele passe por um tratamento antes de ser instalado na residência. A vitrificação e a camada acrílica são excelentes opções.

Veja outras dicas:

  • sempre que possível, escolha mobiliários que sejam funcionais;
  • caso bata sol na varanda, fuja dos estofados de couro;
  • dê preferência a móveis que sejam fáceis de limpar;
  • escolha objetos leves, resistentes e duradouros.

2. Estabeleça um objetivo para a sua varanda gourmet

Estabelecer um objetivo central para a varanda também é essencial se o seu propósito for otimizar o espaço. Nesse momento, é importante fazer algumas perguntas a si mesmo:

  • Eu gosto de receber amigos em casa?
  • A churrasqueira é uma prioridade para mim?
  • Qual é o estilo da minha família?

Depois de responder a essas perguntas, será muito mais fácil fazer a escolha certa. Por exemplo, se você não dispensa um bom churrasco de domingo, o ideal é optar por um condomínio que autorize a implantação de uma churrasqueira — existem alguns apartamentos que já têm uma.

Nesse contexto, opte por projetos que tenham acabamentos que valorizem a churrasqueira, como os ladrilhos hidráulicos, pastilhas e madeiras de demolição. Além de resistentes, esses materiais asseguram requinte e sofisticação ao espaço.

No entanto, caso a sua família não priorize o churrasco, você pode estabelecer outro tema para a sua varanda. Uma boa opção é fazer do ambiente um cantinho do café.

3. Defina um estilo de decoração

Definido o objetivo da sacada, chegou o momento de pensar no estilo de decoração do espaço. Essa etapa é fundamental para que os móveis e objetos estejam em harmonia.

Se você gosta de um ambiente rústico, por exemplo, opte por móveis de madeira de demolição. Além disso, invista em objetos de palha, tecidos de chita etc.

Já se o seu objetivo for criar uma sacada vintage, escolha mobiliários e utensílios coloridos no estilo retrô. Também vale adquirir almofadas com estampas antigas.

4. Considere tornar a varanda uma extensão da sala

Quem não liga muito para o tradicional churrasco de domingo, pode tornar a varanda uma espécie de extensão da sala de estar. Especialmente indicada para quem prioriza o espaço, a ideia vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo.

Para aderir à tendência, basta retirar as portas entre a sala e a varanda, além de alinhar os pisos. Dessa forma, os sofás e a TV podem ficar na sala e a mesa de jantar na sacada. Para que o efeito seja ainda mais sofisticado, invista em cortinas de vidro.

Obviamente, para mexer em um projeto original, será preciso contratar arquitetos e engenheiros qualificados. Além disso, o aval do edifício é essencial.

No entanto, existem algumas construtoras que já realizam projetos de sacada que ganham continuidade na sala. Por isso, pesquise bastante antes de fechar qualquer negócio.

5. Invista em jardins verticais

Apesar de embelezarem o espaço, os vasos de plantas podem atrapalhar a circulação da varanda gourmet — principalmente se ela for pequena. Nesse sentido, uma solução simples é a implementação de jardins verticais, também conhecidos como “paredes verdes”.

Além de contribuir para a estética do ambiente, esse tipo de jardim protege a sacada contra as altas temperaturas do verão, melhora a eficiência energética da casa, aumenta a qualidade do ar, entre outras vantagens.

Você pode optar por um jardim de flores ou de vegetais. Entretanto, é preciso ter cuidado para escolher plantas perenes (vegetais cujo ciclo de vida é longo) e de fácil manutenção.

6. Analise a possibilidade de implantar cortinas de vidro

A varanda é um ambiente de relaxamento e descanso. E sem os incômodos naturais — vento, barulho e calor —, ela pode se tornar ainda mais agradável.

Nesse sentido, as cortinas de vidro são excelentes opções para quem deseja ter uma varanda fechada. Porém, lembre-se de que a decisão envolve o condomínio.

O ideal é optar por edifícios que já tenham esse tipo de acabamento. Caso não seja possível, verifique as normas do prédio e veja que tipo de fechamento pode ser feito.

Como você viu, a varanda gourmet já é um lugar agradável por si só. Para aproveitar ainda mais o espaço, basta escolher os móveis e objetos certos, definir um estilo de decoração que agrade a toda a família e implementar medidas que otimizem o ambiente — como cortinas de vidro, jardins verticais e até mesmo cooktops.

Vale lembrar que o mais indicado é escolher uma planta que já atenda às suas necessidades pessoais. Para isso, sempre procure uma construtora de confiança.

E aí, gostou das nossas dicas para aproveitar melhor a sua varanda gourmet? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude os seus amigos a criarem uma sacada dos sonhos!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *