CANAIS DE VENDA
(15) 98826-2617
CHAT
WHATSAPP
E-MAIL

[Infográfico] Investir em imóvel: vale a pena?

Imóveis

Comprar uma casa para viver é um sonho de grande parte das pessoas – e mais do que isso, uma necessidade. 

No entanto, muitas pessoas encaram o mercado imobiliário por outro sentido: enxergando nele os potenciais para investimentos.

Mesmo tendo passado por algumas crises nos últimos anos, o setor é um dos mais visados por quem tem um dinheiro e pretende que ele passe a render.

Porém, uma dúvida que ronda a cabeça de muitos potenciais investidores é: vale a pena investir em imóveis?

É isso que nós vamos tentar descobrir ao longo deste artigo.

Curioso pela resposta? Vem acompanhar a leitura conosco!

Vale a pena investir em imóvel?

Desde o ano passado o setor imobiliário tem apresentado crescimento. É esperado que essa melhora nos dados continue por 2020, como já tem acontecido nos primeiros meses deste ano.

No entanto, mesmo esse otimismo recente ainda deixa muitas dúvidas, tendo em vista especialmente os acontecidos de alguns anos atrás, quando o segmento passou por algumas turbulências.

Assim, a grande dúvida é: vale a pena investir em imóvel?

Nós podemos dizer que, como todo tipo de investimento, os imóveis apresentam sim uma taxa de risco. No entanto, quando comparada com outras maneiras de aplicar seu dinheiro, esses valores são bem menores.

Também contam pontos o fato de que, ao que tudo indica, o ciclo de baixa do mercado financeiro parece ter encontrado seu fim, depois de um período de incertezas.

Ajudam nessa afirmação o fato de que as taxas de juros do mercado estão em baixa. Dessa forma, a procura aumenta, e consequentemente, o valor dos imóveis praticados pode subir – o que gera mais rendimentos para os proprietários.

Imóveis sempre serão procurados, e nos casos em que as compras são planejadas e bem pensadas, as possibilidades do aumento nessa rentabilidade são ainda maiores. 

Por isso tudo, contar com o apoio de um grande nome, como o da Construtora Planeta, é muito importante para o seu próprio futuro financeiro.

Infográfico – Vale a pena investir em Imóvel?

Recuperação do Setor Imobiliário

Especialistas do ramo apontam que 2019 foi um ano de consolidação. Na verdade, para Cristiane Magalhães Teixeira Portella, presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o ano foi surpreendente, em vista do que era esperado.

Só para se ter uma ideia: o aumento no número de financiamentos imobiliários foi de 32% em relação a 2018. Alta que foi catapultada especialmente por conta de um segundo semestre bastante agitado e otimista.

Quem também ajudou bastante nesse sentido foi o crescimento no número de brasileiros com empregos fixos. Isso porque nessa condição, o consumidor costuma se sentir encorajado a realizar grandes compras e investimentos – como é o investimento em imóvel.

Confiando mais na economia, tanto os consumidores quanto o mercado imobiliário se sentem motivados – e crescem a oferta e a demanda. E claro, as vendas em si.

Preços para Compra e Crédito Barato

Quem pretende investir em imóveis pode se aproveitar do momento, que apresenta crescimento no valor dos preços. Assim, as possibilidades de ganhos maiores com aluguel ou mesmo a futura revenda são maiores.

O Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R) é calculado com base nas avaliações dos imóveis oferecidos como garantia em contratos de financiamentos de 4 mil municípios. Segundo ele, a alta dos preços médios dos imóveis no Brasil foi de cerca de 3% no ano passado.

Vale lembrar que essa alta é uma novidade, uma vez que nos anos anteriores (2015 à 2017) os valores estavam sempre em baixa – o que causava grande desvalorização para os proprietários. Só em 2018 o mercado iniciou uma recuperação, se mantendo praticamente estável, com uma taxa positiva de 0,64%.

Alguns dados do Secovi confirmam que essa tendência deve se manter: até Outubro de 2019 a média do metro quadrado dos imóveis novos ficou em R$ 8.862. Em 2018, no mesmo período, o valor era de R$ 8.029 –   resultando em uma valorização de 10%, bem maior que a inflação observada.

Vale lembrar que a queda nas taxas de juros de financiamentos também contribuiu com o crescimento do setor imobiliário. Hoje, esse valor está próximo de 7% –  menor do que antes da queda da Selic, quando os valores haviam estacionado em 11,7 ao ano.

Assim, é possível ao comprador comprar imóveis maiores e mais luxuosos com valores mais acessíveis, e que antes só permitiam investimentos menores.

Vale a pena alugar?

Se você pretende investir em imóvel para a locação, o cenário também é favorável.

O Índice FipeZap sobre locações residenciais aponta que o segmento se valorizou em 4,64% até novembro do ano passado – valor acima da inflação registrada no período, que ficou em 3,12%.

O mesmo índice também tem um cálculo para avaliar o quão rentável são os imóveis, para quem decide alugar. Segundo os valores apresentados, o retorno com essa modalidade foi de 4,72% em 2019, contra 4,43% do ano anterior.

E nos próximos anos, a tendência é que as pessoas aluguem mais, deixando de comprar imóveis. Ao menos é o que espera Basílio Jafet, do Secovi: assim, quem pretende ganhar dinheiro com locação tem em mãos uma grande oportunidade.

Já no segmento comercial, a tendência é que as empresas busquem crescer, aproveitando a boa maré econômica. Assim, a tendência é que os valores dos aluguéis de salas comerciais voltem a crescer neste ano.

Para a Embraesp, que presta serviços de consultoria imobiliária, 2020 vai apresentar números mais otimistas com relação aos aluguéis: a taxa de vacância no segmento comercial deve girar em torno de 10% – em 2018, esse valor foi de altos 23%.

Valorização do Imóvel

Um item fundamental para quem pretende investir em imóvel é avaliar qual será sua valorização. 

A localização é, talvez, o ponto mais importante nesse sentido. isso porque, quando bem localizado, em um bairro com boa infraestrutura e que apresenta crescimento, a tendência é que o valor do imóvel aumente junto.

No entanto, esse não é o único ponto que precisa ser observado. Um fator ao qual grande parte das pessoas não dá a devida importância é a incorporadora ou Construtora que está por trás da sua aquisição.

É importante contar com nomes reconhecidos, como a Construtora Planeta, onde há a certeza da arquitetura, design e acabamentos oferecidos serem de primeira linha.

Mais do que isso, normalmente, esses grandes nomes costuma oferecer empreendimentos com toda uma infraestrutura pensada em tornar o imóvel atrativo. Assim, é comum que com o passar dos anos o valor do imóvel tenha crescido.

Como escolher um bom Imóvel

Se você pretende realizar a compra de um imóvel como investimento, precisa, antes de tudo, tomar alguns cuidados para que seja feita uma boa compra.

É quando falamos em boa compra não se trata apenas de uma aquisição que lhe proporcione bons lucros no futuro. Antes disso, é importante poder realizar um negócio que não se transforme em dores de cabeça e problemas desnecessários.

Por isso, antes de fechar negócio se atente aos seguintes pontos:

  • Dê a devida atenção a pontos como localização e estrutura do imóvel/empreendimento;

  • Saiba como está a documentação do imóvel;

  • Compare as taxas de financiamento entre os bancos – pode haver boa diferença;

  • Compare também o CET (Custo Efetivo Total) dos empréstimos, para saber de fato os valores que serão pagos em uma ou outra opção;

  • No caso da chamada “compra na planta”, vale conhecer melhor o histórico de entrega, bem como a qualidade dos empreendimentos.

Uma dica muito bacana que nós podemos oferecer é contar com todo o apoio e estrutura que uma grande empresa como a Construtora Planeta pode oferecer.

São mais de 20 anos oferecendo empreendimentos de alto padrão com o que há de melhor no quesito qualidade de vida e preços compatíveis. Além disso, nosso histórico entrega o nosso comprometimento: em todos esses anos, sempre entregamos nossos imóveis conforme prometido, sempre dentro dos prazos estipulados.

Se você deseja fazer parte do grupo de pessoas que já mudaram sua vida com nossa ajuda, entre em contato conosco.

E claro, não deixe de acompanhar nossos conteúdos aqui no Blog para ficar sempre por dentro do que rola no mercado imobiliário.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *