Programa educacional ‘Sorocaba Espacial’ lançará Balão de Alta Altitude no dia 18/12 | Blog Planeta
CANAIS DE VENDA
(15) 3332-9696
WHATSAPP
E-MAIL

Programa educacional ‘Sorocaba Espacial’ lançará Balão de Alta Altitude no dia 18/12

Imprensa

Você já ouviu falar no programa educacional e científico “Sorocaba Espacial”? Ele tem por objetivo ampliar o conhecimento e o envolvimento de estudantes de Sorocaba e região na área de engenharia espacial envolvendo sondas estratosféricas. Realizado pela IMA (Ideias Mecânicas Avançadas), o projeto está na terceira edição e fará o lançamento de um Balão de Alta Altitude (BAA) no dia 18 de dezembro, no Parque das Águas, em Sorocaba, às 7h.

 

Balões de Alta Altitude são balões não tripulados preenchidos com gás hélio ou hidrogênio e que podem chegar a 50 km de altura acima do nível do mar. São normalmente usados como balões meteorológicos para obter detalhes de condições climáticas como temperatura e pressão. O projeto é uma alternativa sustentável ao satélite convencional, pois sua carga é recuperável, reduzindo os detritos espaciais.

 

O projeto “Sorocaba Espacial”, que neste ano chega a sua 3ª edição, é uma iniciativa acadêmica que consiste no desenvolvimento de experimentos científicos para serem lançados à estratosfera. Dessa forma, equipes de alunos de escolas públicas e privadas de Sorocaba e região podem analisar o resultado da interação entre os experimentos enviados e as condições ambientais extremas a que ficam sujeitas nesta região da atmosfera, que se assemelham às condições do espaço profundo.

 

Ao desenvolver um experimento, os participantes têm contato com as áreas de Física, Química, Astrobiologia, eletrônica, entre outras. O projeto tem ainda o propósito de promover a ciência, apresentando a metodologia científica para estudantes do ciclo básico de ensino (Fundamental e Médio) e nível superior, estimulando seu uso para o desenvolvimento de experimentações, simulando o processo de pesquisa de um cientista. Pretende-se, desta forma, inspirar os jovens a se tornarem futuros cientistas, fortalecendo o cenário de pesquisa do Brasil.

 

A Construtora Planeta é patrocinadora exclusiva do projeto “Sorocaba Espacial”. A empresa entende que o apoio a esta iniciativa reforça seu pilar de tecnologia e inovação e estimula a ciência e a educação entre os jovens. “Temos o compromisso de promover o acesso à informação a todos através do nosso apoio financeiro. Ciência e tecnologia estão diretamente ligadas ao nosso DNA”, afirma Sandro Souza, Diretor Executivo da Construtora Planeta.

 

Tomada inteligente

 

Ainda na linha de ciência e tecnologia, a Planeta também apoia a Smartplug (tomada inteligente), dispositivo pioneiro que realiza o gerenciamento de ciclos de energia para veículos elétricos como bicicletas, carros e motonetas. Desenvolvida pela empresa Im Connection, atualmente incubada no Parque Tecnológico de Sorocaba, a solução é conectada a carregadores elétricos e faz a tarifação individual do uso – repassando posteriormente o custo ao usuário -, controla o quilowatt utilizado e identifica possíveis incidências de não conformidade durante o carregamento.

 

A Smartplug é a resposta inteligente e eficaz para o uso crescente de energia nos imóveis que possuem carregadores de veículos elétricos como condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais e que precisam gerenciar melhor a utilização. A Im Connection estima que, em breve, veículos movidos a bateria terão preço compatível com os de motores convencionais.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Outros Artigos