Como evitar erros no projeto de iluminação do seu apartamento

Dicas

O projeto de iluminação é uma das partes mais importantes da decoração de qualquer apartamento. É ele que vai transformar e fazer a diferença na valorização de cada ambiente, tornando-o eficiente e aconchegante.

Antes de tudo, analise a função e a proposta de cada cômodo, afinal cada um possui uma regra específica de iluminação.

Descubra o tipo ideal de lâmpada para o efeito desejado e o melhor posicionamento que ela deve ter. Como isso não é uma tarefa simples, confira abaixo os erros mais comuns que você deve evitar.

Não definir a função do ambiente

É preciso definir primeiro a finalidade do espaço. Um cômodo voltado para o descanso vai precisar de uma iluminação diferente de um escritório, por exemplo.

Escolher as lâmpadas erradas

Lâmpadas de má qualidade não proporcionam uma iluminação eficiente e ainda podem ter um consumo maior de energia. Tenha em mente que economizar dinheiro nessa escolha poderá fazer com que você gaste mais para comprar um produto novo num curto espaço de tempo. Prefira sempre as lâmpadas de LED, que têm o melhor custo-benefício. Além de terem uma vida útil maior, são mais sustentáveis e econômicas.

Criar ofuscamentos

O ofuscamento ocorre quando uma luminária é colocada em uma altura inadequada, causando maior incidência de luz sobre um determinado móvel ou objeto. A distância mínima aconselhável é de 90 centímetros entre a base inferior da luminária e o tampo da mesa. O problema também pode ser evitado com a utilização de um difusor.

Escolher o tamanho errado da luminária

O tamanho da luminária deve ser proporcional ao local que será iluminado, fornecendo uma iluminação suficiente para a finalidade escolhida.

Não saber quando utilizar lâmpadas frias ou quentes

As lâmpadas frias são indicadas para lugares onde procuramos precisão e atenção, como escritórios e cozinhas. Já as lâmpadas de cor quente geram uma sensação de aconchego e conforto, sendo indicadas para ambientes em que procuramos relaxamento, como quartos, livings e home theaters.

Colocar luminárias pendentes em locais de passagem ou abertos

Além de atrapalhar o caminho, podendo causar acidentes, as peças podem ficar danificadas ao longo do tempo. Portanto, geralmente elas são utilizadas para clarear uma mesa ou pontos específicos da casa. Fique atento à instalação para não atrapalhar a visibilidade das pessoas.

Exagerar na luminosidade

Esse erro pode acabar com o seu conforto visual e estragar a decoração do seu imóvel, principalmente em cômodos que pedem mais aconchego.

Tampar a luminosidade natural

Não coloque objetos e móveis na frente das janelas. Nada substitui o efeito da luminosidade natural.

 

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.