Campolim: guia sobre onde morar e o que fazer no bairro de Sorocaba

Dicas

Considerada uma das regiões mais nobres e famosas de Sorocaba, o bairro Campolim atrai olhares por sua infraestrutura completa. Não à toa, é uma localização muito desejada para morar e é no Campolim que ficam os principais lançamentos imobiliários de Sorocaba. Se quer conhecer o Campolim e está em dúvida se é um bom lugar para morar, você chegou no artigo certo. Porque este é um guia completo sobre o bairro e com diferentes dicas sobre o que fazer na região. 

O que você vai encontrar neste guia sobre o Campolim:

  • Como surgiu o bairro Campolim
  • O que só tem no bairro Campolim?
  • Serviços essenciais de todo dia
  • Onde comer no bairro Campolim?
  • Compras, lazer e diversão
  • Educação de alta qualidade para crianças e adultos
  • Fácil acesso às principais vias de Sorocaba
  • Quais as melhores ruas para morar no bairro Campolim
  • Afinal, é bom morar no bairro Campolim em Sorocaba?

Como surgiu o bairro Campolim

Uma fazenda com criação de gado leiteiro e diversos cultivos agrícolas: assim era o bairro Campolim no início de sua história. A propriedade era de Achilles Campolim, um agropecuarista com olhar aguçado para o empreendedorismo e que dá o nome a esta região tão valorizada e frequentada pelos sorocabanos.

Achilles Campolim nasceu no dia do aniversário de Sorocaba, em 15 de agosto de 1888. Conhecido pelo apelido de Seo Quiló, adquiriu as terras onde construiu sua fazenda em 1917 e se tornou famoso pelo leite que produzia. 

Após sua morte, seu filho, João Neto, assumiu os negócios da família entre as décadas de 1950 e 1970, iniciando as negociações com uma construtora para lotear as terras. 

A comercialização dos terrenos ocorreu apenas a partir de 1981, com as vendas dos lotes acontecendo em um ritmo moderado até 1990, quando foi inaugurado o hipermercado Carrefour, valorizando a região e impulsionando a ocupação do bairro Campolim. 

O que só tem no bairro Campolim?

Parque Campolim

Um dos principais atrativos do bairro e que você só encontra nele é o Parque Carlos Alberto de Souza. Chamado pelos sorocabanos de “Parque Campolim”, é um dos locais mais famosos da cidade e palco de diferentes atividades culturais e esportivas.

Com pista de caminhada e bastante arborizado, é ponto de encontro para quem gosta de caminhar, correr ou fazer yoga ao ar livre. O parque também tem um espaço pet equipado, ideal para a diversão e o bem-estar dos cães e seus tutores. Uma curiosidade: o parque conta com mais de 250 árvores frutíferas e ornamentais plantadas pelo Xisto de Carvalho Caixeiro, um senhor que cuida do local de forma voluntária e com apoio de moradores, centros de jardinagem e floriculturas.

Parque Kasato Maru

Quem gosta do Japão vai se encantar com o Parque Kasato Maru. Isso porque ele foi criado em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil. A arquitetura e o paisagismo do parque encantam por terem elementos da cultura do país.

Conta com pista de caminhada, espelho d’água, ponte Taiko Bashi, deck de madeira, portal Torii e globo terrestre metálico. Anualmente, é realizada a “Festa da Colônia Japonesa em Sorocaba”, aberta ao público durante dois dias de muita música, barracas de comidas típicas e apresentações de dança e artes marciais. 

Diversidade de comércio no Campolim

O bairro Campolim também é único pelas várias opções de lojas, que estão principalmente na Av. Antônio Carlos Comitre. Se você precisa comprar móveis para a sua casa, pode contar com a Bella Home e Kitchens, por exemplo. 

Se quer algo especial e de alto conforto para o seu quarto, há como opção a Nuvola, marca especialista em quartos, e unidades das lojas Probel, Anjos e Mmartan.

A Localiza, empresa de locação de carros, também está presente na mesma avenida, além de uma unidade da Harley Davidson e concessionárias Honda e SCR Motors. Isso sem contar os serviços essenciais disponíveis no bairro, o que faz dele ainda mais completo. Continue com a gente, pois falaremos mais sobre isso nos parágrafos seguintes.

Campolim: serviços essenciais de todo dia

Campolim: Supermercados e Hortifruti 

Um bairro completo é aquele que oferece praticidade para realizar as tarefas comuns do dia a dia. E o Campolim sai na frente nesse quesito. A região conta com pelo menos três excelentes opções de supermercados e uma hortifruti para as compras do mês. 

O primeiro deles é o hipermercado Sam’s Club, reconhecido por ter itens de marcas diferenciadas e de alta qualidade. Moradores e frequentadores do bairro Campolim também têm à disposição o Hortifruti Oba, com uma enorme gama de produtos saudáveis para uma alimentação colorida e balanceada. 

O Tauste é um dos supermercados favoritos e mais conhecidos de Sorocaba por unir variedade e bom preço. Uma de suas unidades também está no bairro e a poucos passos do primeiro hipermercado inaugurado nas terras sorocabanas: o Carrefour.  

Campolim: Farmácias e bancos

As farmácias são essenciais para emergência e adquirir produtos de cuidado pessoal. No bairro Campolim, há diferentes opções para escolher. As principais redes disponíveis na região são a Drogasil, Drogaria São Paulo e Droga Raia. 

Os bancos seguem indispensáveis para resolver pendências que não podem ser realizadas online. No Campolim há unidades do Santander, Banco do Brasil, Itaú Personnalité e Caixa Econômica Federal, atendendo variados públicos.

Onde comer no bairro Campolim?

Se prepare para uma viagem gastronômica, porque o bairro Campolim é recheado de opções que servem do café da manhã ao jantar, passando pela culinária italiana, oriental e a clássica comida de botequim. 

Selecionamos algumas das melhores opções da região para você sentir o gostinho de como é comer no bairro Campolim e preparar o seu roteiro.

Padaria Real

Criadora da coxinha mais famosa da cidade e região, a Padaria Real oferece variados tipos de pães, salgados, doces, bebidas e demais itens de produção própria e de outras marcas.

A padaria tem 5 unidades espalhadas por Sorocaba, sendo uma no Campolim. Mas já adiantamos uma novidade: ela também estará presente no edifício Saint-Rémy da Construtora Planeta, em uma galeria exclusiva para lojas.

La DOC Gastronomia

Especializado na alta gastronomia italiana, é uma opção incrível para os amantes dos pratos clássicos do país. O restaurante prioriza o preparo das refeições com ingredientes de qualidade e cria menus sazonais, sempre trazendo novos sabores para os clientes. Além disso, possui uma carta de vinhos e bar com as melhores opções para harmonizar e brindar. 

Cervejaria 3 Américas

Essa é para aqueles que gostam de happy hour com boas porções, diferentes opções de drinks e um ambiente descolado. A Cervejaria 3 Américas chama a atenção pela beleza do ambiente, sendo um ótimo cenário para comemorar, curtir e reunir os amigos. 

Bumbu Restaurante  e Sushi Bar

Espaço para saborear a culinária contemporânea e criativa, o Bumbu cria pratos marcantes com diversidade de temperos. Carnes, risotos, porções, sanduíches e saladas são algumas das opções do cardápio. O Sushi Bar é um outro atrativo para quem gosta da gastronomia oriental. 

Vale destacar também a arquitetura do local, que traz um toque rústico com contemporâneo, evidenciando ainda mais a busca constante pela criatividade. 

Outback

Conhecida marca de restaurantes norte-americana, o Outback é um point de encontro no bairro Campolim. O restaurante é inspirado na Austrália e seu cardápio tem os famosos e clássicos pratos da rede, incluindo a Bloomin’ Onion. Instalado no Shopping Iguatemi Esplanada, é comum ter filas de espera na entrada do local. 

E já que mencionamos o Iguatemi aqui, vamos ao próximo tópico: compras no Campolim. 

Campolim: Guia de Compras, lazer e diversão 

Iguatemi Esplanada é o maior e principal shopping de Sorocaba. Reúne em seu complexo dezenas de marcas que atendem diversos públicos. Podemos citar como exemplo as lojas Farm, Renner, Polo Wear, Zara, Kopenhagen, Tramontina Store, Kalunga, Fast Shop, entre outras. 

O shopping conta com duas diversificadas praças de alimentação, restaurantes badalados e a rede multinacional de cinemas Cinépolis. Vale destacar que o Iguatemi também realiza eventos especiais para os clientes, tais como festivais gastronômicos e exposições para todas as idades. 

Campolim: Educação de alta qualidade para crianças e adultos

Do ensino infantil à pós-graduação, o bairro Campolim dispõe de algumas das principais instituições de ensino localizadas em Sorocaba. 

Uma das opções é o colégio Anglo, com aulas do ensino infantil até o pré-vestibular, incluindo ensino integral. Está no bairro nobre do município desde 1990 e seu espaço conta com arena esportiva, salas de ginástica, vestiários, refeitórios, playground e demais espaços para o desenvolvimento das crianças. 

O Colégio Ser! também é uma instituição que atende crianças e adolescentes, do berçário ao pré-vestibular. Tem ampla estrutura com ginásio poliesportivo, horta, biblioteca, sala de música, laboratório de informática, cantina e restaurante. 

Por fim, a Belas Artes, instalada no edifício Iguatemi Business, ao lado do Shopping Iguatemi Esplanada. A instituição, reconhecida pelo seu ensino de alta qualidade, oferece cursos livres, de graduação e pós-graduação nas áreas de Comunicação, Marketing, Design, Arquitetura, Moda, entre outros. 

Campolim oferece fácil acesso às principais vias de Sorocaba

Quem pega estrada com frequência, seja para trabalhar ou viajar, tem a grande vantagem de acessar rapidamente a Rodovia Raposo Tavares morando no bairro Campolim. 

Além disso, o bairro dá acesso às principais avenidas de Sorocaba. Entre elas: Av. Antônio Carlos Comitre, Av. Caribe, Av. Barão de Tatuí, Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, Av. Professora Izoraida Marques e Av. Gisele Constantino. 

Quais as melhores ruas para morar no bairro Campolim

Nós destacamos duas ruas da região que são agradáveis de morar por serem endereços tranquilos, seguros e residenciais. São elas:

Rua Antônio Perez Hernandez, no Campolim

Conhecida também como “Rua da Planeta”, reúne vários dos nossos empreendimentos de médio e alto padrão. É uma rua muito valorizada pela infraestrutura em seu entorno, proporcionando praticidade e qualidade de vida aos moradores. 

Está na parte alta do Campolim e pertinho do Shopping Iguatemi Esplanada e do Hipermercado Carrefour. Neste endereço, em poucos minutos também encontramos o Mercadão Campolim, Supermercado Tauste, farmácias Drogasil Drogaria São Paulo e a Av. Gisele Constantino, com rápido acesso à Rodovia Raposo Tavares e aos bairros Centro, Jardim América e Jardim Portal da Colina. 

Conheça os nossos empreendimentos na Rua Antônio Perez Hernandez, com apartamentos de 44m² a 380m², com 1 a 4 dormitórios: Biarritz, Toulouse, Edifício Dijon, Vermont View.

Rua Heloísa Oliveira Evangelista , no Campolim

A Rua Heloísa Oliveira Evangelista também está na parte alta do bairro Campolim, próxima aos serviços e opções de lazer da região citados anteriormente, como o Shopping Iguatemi Esplanada, Carrefour e Tauste. 

Mas além desses pontos, quem mora neste endereço está a apenas 2 minutos de carro da Leroy Merlin, onde você encontra tudo de materiais de construção, decoração, jardinagem e acabamentos para a sua casa. 

Outro destaque é a proximidade com o Supermercado Confiança, na Av. Dr. Antônio Pannunzio. São apenas 5 minutos de carro até o local. Também é fácil de chegar à Rua João Wagner Wey, no bairro Jardim América, onde há diferentes opções de confeitarias, restaurantes e cafés, incluindo o La Guapa, da renomada chef Paola Carosella.  

Conheça os nossos empreendimentos na Rua Heloísa Oliveira Tavares, com apartamentos de 69m² a 131m², com 2 a 3 dormitórios: Saint-Rémy, Avant-Garde.

Afinal, é bom morar no bairro Campolim em Sorocaba?

O bairro Campolim com certeza é um ótimo endereço para morar em Sorocaba. Como mencionamos e mostramos ao longo deste guia, sua infraestrutura completa traz praticidade ao dia a dia e proporciona qualidade de vida. É o combo ideal para você aproveitar o seu tempo com o que realmente importa. É válido lembrar que o bairro Campolim está na zona sul da cidade. Essa é uma região em constante desenvolvimento e, por isso, tem alta valorização. Portanto, investir em imóveis nessa localização é um bom negócio e trará um ótimo retorno para quem optar morar, vender ou alugar apartamentos no Campolim. Mas agora é com você: o que  achou do bairro? Você moraria nesta região sorocabana?

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.