CANAIS DE VENDA
(15) 98826-2617
CHAT
WHATSAPP
E-MAIL

Confira a checklist da vistoria de apartamento novo

Dicas

O recebimento de um imóvel novo proporciona sensações muito especiais. Nesse momento, está se consolidando o objeto de toda aquela expectativa iniciada na pesquisa para escolher o imóvel, que foi exaltada no fechamento do negócio e se estendeu durante todo o andamento da obra. Portanto, é natural e até desejável que essa ocasião seja tomada por uma considerável empolgação.

Contudo, de modo algum esse sentimento deve interferir na razão, impedindo que a análise do imóvel seja realizada de maneira apropriada. Aliás, vale considerar que esse é um procedimento que condiciona o recebimento do imóvel.

Portanto, para orientar a vistoria de apartamento, nós preparamos este artigo que ajudará você na conferência da checklist de inspeção do imóvel no momento da entrega pela construtora. Confira!

Memorial Descritivo

O Memorial Descritivo é muito mais do que um relatório sobre as características do imóvel. De fato, ele é um documento oficial obrigatório que deve ter registro público em cartório e conter todas as informações inerentes a uma obra, abrangendo todos detalhes.

Na verdade, esse documento contém informações que vão além daquelas que o comprador avaliará no momento da vistoria, incluindo normas técnicas, dados sobre movimentação de terra, drenagem, fundações, entre outras de cunho essencialmente técnico.

Contudo, lá também estão os dados referentes aos materiais de revestimento, de acabamento e pintura, de portas e janelas e, inclusive, aqueles referentes à limpeza final do imóvel.

Portanto, o Memorial Descritivo deve servir como um guia para que todos os itens sejam observados com o máximo cuidado.

Checklist para vistoria de apartamento

Convém consultar a construtora se ela fornece uma checklist pronta, o que facilita bastante a vida do cliente. Caso ela exista, confira se nela estão todas as informações que devem ser verificadas no imóvel. Se não estiverem, acrescente o que você achar necessário.

Se a checklist não for fornecida, prepare a sua própria versão desse documento. Nela você deve relacionar todos os itens que precisam ser verificados, reservando, à direita da relação de itens, duas colunas.

A primeira servirá para você marcar com “V”, significando que o item foi vistoriado e que tudo está de acordo com as especificações, ou um “X”, se algum problema for detectado. Reserve a segunda coluna para anotar observações e detalhar os problemas encontrados.

Nessa etapa, vale alertar para a necessidade de levar uma trena, para que você possa medir todos os cômodos durante a inspeção.

É interessante que a checklist siga a mesma ordenação da vistoria do apartamento, que pode ser a sugerida a seguir:

Sala

Você já reparou como a descrição de um apartamento em um anúncio acompanha a maneira como as pessoas adentram o imóvel? Nesse aspecto, a primeira área de interesse é a sala, uma vez que aquele é o primeiro cômodo com o qual a pessoa tem contato em um apartamento. Sendo assim, na vistoria também é interessante seguir o mesmo roteiro.

Portanto, comece a inspeção por esse ambiente, fazendo a medição do cômodo e verificando se o material utilizado no piso está em conformidade com as especificações e se não há irregularidades no assentamento.

Observe também se as paredes e o teto estão revestidos de maneira condizente com o que foi prometido no Memorial Descritivo e se não existem manchas ou fissuras.

Se houver varanda, verifique também se ela está em conformidade com o que foi contratado e se não há problemas de desnível inadequado no piso, que poderia causar poças.

Observe o material das esquadrias e também das portas e janelas, que devem ser testadas. Para tanto, acione as maçanetas, trincos e dobradiças repetidas vezes, a fim de constatar se tudo está funcionando. Da mesma forma, abra e feche as janelas, verificando se o funcionamento está correto.

Verifique também o funcionamento das tomadas e pontos elétricos. Nessa verificação, tenha atenção para os aspectos que serão ressaltados no tópico específico sobre o assunto, que segue apresentado adiante.

Quartos

Repita nos quartos as mesmas verificações que você executou na sala. Se no contrato de compra e venda houver a previsão de entrega de armários, observe se os materiais utilizados estão em conformidade com o que foi contratado e também se portas, gavetas e outros itens estão funcionando perfeitamente.

Banheiros

Nos banheiros execute os mesmos procedimentos anteriores, verificando também se os materiais frios de piso e de paredes estão bem assentados, sem trincas ou espaços excessivos nos rejuntes. Observe detalhadamente cada peça do revestimento, buscando defeitos, manchas ou trincas.

Teste todas as torneiras e válvulas de descargas, aproveitando para verificar se o escoamento de água pelos ralos da pia, do box de banho, do piso do banheiro e pelo vaso sanitário está ocorrendo de maneira apropriada.

Essa é uma verificação muito importante. Afinal, é comum restos de materiais e embalagens de produtos utilizados na obra bloquearem os canos de escoamento, causando entupimentos.

Quando estiver verificando o escoamento de água do piso, aproveite para observar se não há desníveis que possam causar poças.

Cozinha e área de serviço

Os mesmos procedimentos vistos anteriormente devem ser seguidos na vistoria da cozinha e da área de serviço. Se houver a previsão de entrega de armários ou de equipamentos, inspecione cuidadosamente cada um deles.

Na cozinha, teste também se o gás está chegando ao apartamento de maneira apropriada.

Rede elétrica e de gás

De modo geral, os apartamentos novos são entregues sem dispositivos de iluminação, sem chuveiros, sem ar-condicionado ou outros equipamentos acoplados aos pontos elétricos. Isso dificulta o teste desses terminais, uma vez que é preciso utilizar equipamento apropriado na verificação.

Como esse tipo de teste inclui risco de choque elétrico, se você não tiver conhecimentos técnicos na área, solicite a uma pessoa qualificada para que faça a verificação.

O mesmo cuidado vale para a verificação do gás de cozinha, mesmo que haja fogão instalado no imóvel. Além do fornecimento de gás é necessário certificar se não há vazamentos.

Áreas comuns

Após a inspeção do apartamento, passe para a verificação das áreas e dos equipamentos de usos comuns — áreas de lazer, hall, escadaria, elevadores etc.

Considerando que a área é de uso coletivo e que inclui um espaço extenso, não é necessário que a inspeção seja tão detalhada quanto foi no apartamento. Porém, é importante que ela seja suficiente para detectar os problemas mais evidentes.

Para finalizar, é importante ressaltar que, após a vistoria, você deve apresentar imediatamente à construtora todas as suas considerações. Só assine o recebimento do imóvel quando houver plena satisfação.

Agora que você já sabe o que conferir na vistoria de apartamento, assine a nossa newsletter e continue recebendo as nossas atualizações.

Conheça nossas possibilidades de morar no Campolim Sorocaba pela Construtora Planeta!

Conheça o novo lançamento da Construtora Planeta: o casa em condomínio horizontal Tirreno Residences!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *