Tênis de quadra: conheça as regras e curiosidades deste esporte

Diferenciais

Pasmem: o tênis de quadra era praticado com as mãos. Sim! O esporte tem suas origens na Antiguidade e há registros de sua prática sem as raquetes desde o Egito Antigo até a Europa do século V. Uma versão mais parecida com o tênis de quadra moderno surgiu somente no século XII, na Itália e na França, quando monges faziam algo similar em pátios fechados, delimitando o espaço do jogo como as quadras de hoje.

Adotado pelos aristocratas europeus, o tênis de quadra dividia na época espaço com outra modalidade bastante praticada, o croquet. Também conhecido como toque-emboque, croquet é um jogo de recreação, posteriormente transformado em esporte, que consiste em golpear bolas de madeira ou plástico através de arcos encaixados no campo de jogo.

A propósito, a arena onde hoje é realizado o prestigiado Torneio de Wimbledon era um tradicional clube britânico, o All England Croquet, que passou a ser chamado de All England Lawn Tennis and Croquet Club.

Evolução do tênis de quadra

Com o tempo e a popularização do tênis de quadra no mundo, criou-se entidades nacionais e a federação internacional do esporte. O primeiro torneio foi realizado em 1877, na Inglaterra. O primeiro jogador a dominar o circuito foi o britânico W. Ravenshaw, responsável por introduzir a técnica do voleio. Campeão pela primeira vez em 1881, ele colecionou troféus por sete anos.

Curiosamente, o tênis de quadra estreou na primeira edição dos Jogos Olímpicos, em 1896, em Atenas. Até 1924, os títulos olímpicos foram basicamente dominados por britânicos, franceses e norte-americanos. Em Amsterdã-1928, a modalidade não fez parte do programa olímpico e só retornou em Seul-1988.

Uma personalidade bastante curiosa do esporte é a alemã Steffi Graf. Ela alcançou o feito de 35 vitórias seguidas, ficando cinco meses sem perder uma partida. Outra figura emblemática do tênis de quadra é a russa Maria Yuryevna Sharapova, número 1 do ranking da WTA. Seus pais são de Homiel, Bielorrússia, mas mudaram-se para a Rússia em 1986, logo após o acidente nuclear de Chernobil, cidade ucraniana vizinha. Em janeiro de 2010, a tenista foi a desportista mais bem paga do mundo ao renovar seu contrato com a marca de artigos desportivos Nike, no valor de 70 milhões de dólares (cerca de 48 milhões de euros)

Do Brasil, temos a lenda Gustavo Kuerten, o Guga, condecorado com posição no Hall da Fama da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Tricampeão de Roland-Garros, é considerado o maior tenista masculino da história do Brasil e um dos maiores tenistas da história do tênis mundial. É o único tenista da história a ganhar de Pete Sampras e André Agassi no mesmo torneio.

E como não lembrar de Fernando Ariel Meligeni? Também conhecido por Fininho, é um tenista profissional brasileiro e que atualmente trabalha como comentarista. É considerado por diversos analistas esportivos, críticos de tênis e antigos tenistas como um dos dez maiores tenistas brasileiros da Era Aberta.

Nascido na Argentina, Meligeni mudou-se para o Brasil ainda criança. Começou cedo no tênis, e em 1990, quando decidiu tornar-se profissional, teve que escolher qual país iria defender: Brasil ou Argentina. Para nossa sorte optou pela nacionalidade brasileira, mesmo a contragosto dos pais.

Impossível falar de tênis de quadra sem citar Rafael Nadal. O espanhol já conquistou 97 títulos – 86 simples e 11 em dupla. Atualmente, ele ocupa o segundo lugar do ranking mundial masculino de simples. É considerado como um dos maiores tenistas de todos os tempos, mas seu sucesso particularmente no saibro ou terra batida o fez ganhar os apelidos de “rei do saibro” e “rei da terra batida”, existindo um consenso entre jogadores, ex-jogadores e especialistas em considerá-lo o maior jogador de tênis da história nesta superfície.

Regras do tênis de quadra

O tênis pode ser jogado por dois (individual) ou quatro jogadores, no caso das duplas. As partidas podem ter três ou cinco sets, dependendo do torneio. Em cada set, vence o jogador que primeiro somar seis games, com vantagem mínima de dois games para o oponente. Em caso de empate de games em 5/5, o set pode terminar com sete games, caso um dos rivais vença os dois games seguintes (7/5). Caso o set esteja empatado em 6/6 em games, o jogo será decidido no tie-break. No tie-break, vence o jogador que fizer sete pontos primeiro, com vantagem de no mínimo dois pontos para o rival (7/5). Em caso de empate em 6/6, o jogo prossegue até que alguém consiga vencer dois pontos seguidos.

Os jogadores podem repetir o saque uma vez caso errem. A primeira tentativa é chamada de Primeiro Saque e a segunda de Segundo Saque. Normalmente os tenistas jogam o primeiro mais forte e o segundo mais lento para garantir que a bola caia na região correta e evitar a dupla falta que resulta na perda do ponto.

Antes de o sacador atingir a bola com a raquete, ele não pode pisar dentro da quadra, na linha de fundo ou na linha imaginária que define o meio da quadra. Se isso acontecer ele recebe uma falta. Se for o primeiro saque, o sacador deve realizar o segundo saque, se for o segundo, ele perde o ponto.

Um golpe muito importante no tênis de quadra é o Forehand, executado quando o tenista rebate a bola pelo seu lado dominante (pela mesma mão que ele usa para escrever). Normalmente é o lado direito, mas se a pessoa é canhota, o seu Forehand será pelo lado esquerdo.

São conhecidos como golpes de chão ou Groundstrokes os golpes nos quais o tenista rebate a bola somente depois que ela quica uma vez no chão.

Dijon conta com quadra de tênis oficial 

O luxuoso empreendimento Dijon, situado no Campolim, conta com a melhor experiência em lazer que um empreendimento pode oferecer em uma área projetada de mais de 6.500 m². Há quadra de tênis oficial; quadra de squash; quadra poliesportiva; mini-golfe; fitness com equipamentos entregues (technogym); sauna seca; sauna a vapor; piscina com 2 raias de 25 metros (coberta e aquecida); piscinas com tratamento de ozônio; clube do whisky; espaço gourmet; espaço teen; SPA; sala de massagem; studio pilates; espaço pet; salão de festas com áudio e vídeo; salão de jogos; espaço kids; playground; praça de convivência com chafariz e cascata e infraestrutura para wi-fi, entre outros diferenciais.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos!

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.