Tecnologia na gastronomia: grande aliada dos chefes

Gastronomia

Cada vez mais evoluídos e intuitivos, os sistemas de automação residencial surpreendem até os mais conectados com os avanços tecnológicos. Deixar o apartamento agradavelmente climatizado para a chegada do morador, acionar luz, som e TV e informar a previsão do tempo são apenas alguns dos mimos ofertados por estes modernos dispositivos, que podem, inclusive, criar cenas específicas de acordo com a ocasião – como um jantar romântico, por exemplo.

Quem aprecia gastronomia e se arrisca entre uma receita e outra encontra nesta tecnologia uma grande aliada. A chamada “cozinha inteligente” ou tecnologia na gastronomia pode ser acionada pelo celular a qualquer momento. Vai preparar um prato, mas está em dúvida sobre qual ingrediente usar? O sistema de tecnologia na gastronomia auxilia. Orienta dos aventureiros aos mais experientes, ajudando na criação de refeições apetitosas que saltam aos olhos, dignas dos mais renomados chefes!

Pela tecnologia na gastronomia é possível, ainda, montar receitas exclusivas com base nos ingredientes que se tem à disposição, ajustar a quantidade de temperos conforme o tamanho da refeição e, também, mensurar a porção necessária de acordo com o número de convivas. Bem-vindo à era das cozinhas inteligentes e modernas!

Um exemplo prático desta funcionalidade: pode acontecer de, durante o preparo de um jantar, por exemplo, o chefe da ocasião ser surpreendido com a falta de um item específico da receita. Calma! O sistema de automação está aqui para isso! Ele sugere outras alternativas e, se ainda for preciso, dá dicas de combinação de ingredientes que resultará em um produto muito próximo ao que está em falta, sem prejuízo ao especial momento.

Mimos incríveis e surpreendentes desta tecnologia na gastronomia: aprimorar receitas clássicas e descobrir novas, receber notificações quando o preparo estiver pronto, inserir as receitas favoritas em uma lista personalizada, ter acesso a ideias criativas com base nos itens disponíveis na cozinha, entre outros.

Outra vantagem bastante interessante das cozinhas inteligentes: elas auxiliam com a lista de compras. O morador consegue, por exemplo, montar a lista pelo aplicativo e compartilhá-la pelo celular com o comprador da vez ou até mesmo com o próprio supermercado, dependendo do sistema de comércio eletrônico do estabelecimento.

Dificuldade com medidas? A cozinha inteligente realiza conversões e auxilia em questões como “quantas xícaras cabem em uma caneca” ou “quantos gramas cabem em cinco colheres de sopa”.

Dependendo da configuração do dispositivo e do modelo instalado na unidade, o sistema de automação pode fazer tarefas que, em um passado não muito distante, eram impensáveis para um robô. Ele pode organizar a agenda do morador, montar a lista de afazeres do dia, fazer lembretes, informar a previsão do tempo, clima, temperatura, trânsito, notícias do dia e as horas e tocar músicas pré-selecionadas pelo usuário – há compatibilidade com as principais plataformas multimídia. É possível, ainda, solicitar serviços de delivery – a tecnologia compartilha informações com aplicativos de entrega de comida.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos!

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.