A sustentabilidade está em nosso DNA

O zelo e a preocupação com o meio ambiente são reais e genuínos na Construtora Planeta. A sustentabilidade está no DNA da construtora e, por isso, a empresa investe em soluções ecologicamente corretas já na fase de obras dos empreendimentos, estendendo-as e as aperfeiçoando posteriormente nos condomínios entregues e habitados.

O nome “Planeta” não nasceu por acaso. Um dos valores da construtora, e também sua missão, é contribuir com o desenvolvimento urbano, gerar emprego, fortalecer a economia e realizar o sonho das famílias sem, contudo, abrir mão de seu compromisso e responsabilidade socioambientais, crescendo de maneira sustentável, consciente, responsável e ordenada em consonância com as questões sociais e ambientais mais urgentes. A ordem é transformar discursos em ações práticas no dia a dia, sempre concretizando o que fora planejado.

USINA SOLAR FOTOVOLTAICA COM ESTAÇÃO DE CARREGAMENTO PARA CARROS ELÉTRICOS.

Inaugurada em julho de 2019, a usina solar fotovoltaica da Construtora Planeta – a primeira de Sorocaba a contar com estação para carregamento de carros elétricos que utiliza energia limpa -, está instalada no Espaço Planeta (Avenida Professora Izoraida Marques Peres, 1.150) e tem gerado, em média, 141.50kWh (Quilowatt-hora) por dia de energia solar.
Já a geração de energia anual é estimada em 86.000 kWh, equivalente ao consumo de 30 residências.

A energia solar da usina é gerada por meio de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura do estacionamento do Espaço Planeta. Desta forma, além de abrigar os veículos estacionados, protegendo-os das intempéries do tempo, a cobertura ainda contribui com a sustentabilidade. A energia gerada é utilizada pelo espaço e seu excedente é enviado às demais unidades consumidoras da cidade.
O processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2) - todos gases poluentes com efeitos nocivos à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global. A energia solar também se mostra vantajosa em comparação a outras fontes renováveis como a hidráulica, por exemplo, pois não requer áreas de alagamento como as hidrelétricas, podendo ser construída junto à unidade consumidora. A vantagem desta solução é tamanha que o Ministério do Meio Ambiente tem desenvolvido diversos projetos para suprir demandas energéticas de comunidades rurais e isoladas no país.
Para se ter uma ideia dos benefícios desta alternativa, o volume de energia solar gerado pela usina do Espaço Planeta impede que, em um ano, mais de 6,3 toneladas de CO2 sejam lançadas no ar. Se ainda estiver em dúvida quanto à importância da iniciativa, saiba que a capacidade média de absorção de carbono por uma árvore é de, em média, 12,48 kg CO2/ano. Veja quão trabalhoso é para o meio ambiente “filtrar” o ar que respiramos diariamente.
A quantidade de energia solar gerada anualmente pela Construtora Planeta – e a consequente redução de CO2 – equivale a aproximadamente 504,8 árvores cultivadas por ano - uma floresta com cerca de 115.000 m² de área



CARREGAMENTO DE CARROS ELÉTRICOS

Desde a inauguração da usina, o número de visitantes do Espaço Planeta aumentou consideravelmente, sobretudo por conta da instalação do charge point – estação de carregamento rápido de carros elétricos e/ou híbridos. A estação, a primeira de Sorocaba a utilizar energia limpa, possui cabo compatível com diversas marcas e modelos de veículos e os condutores podem efetuar a recarga no local sem custo algum.

Ao lado das bicicletas, carros elétricos são considerados os melhores recursos para mobilidade ecologicamente correta. Eles respondem às questões climáticas mais críticas da atualidade: emissão de gases poluentes e dependência de combustíveis fósseis – que não são renováveis. Ao carregar seu veículo no Espaço Planeta enquanto conhece os produtos da construtora, você estará contribuindo efetivamente com o desenvolvimento sustentável da sociedade. Pense nisso.


SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS IMPLANTADAS NA FASE DE OBRAS

Entre os cases de sucesso da construtora está o La Vista Moncayo, situado na zona leste de Sorocaba. O empreendimento, já entregue, foi contemplado em 2019 com o Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho na categoria “Gerenciamento ambiental do entorno da obra”. O reconhecimento veio graças a iniciativas sustentáveis implantadas em seu canteiro de obras que visaram a redução e compensação dos impactos ambientais gerados pela construção, tais como a montagem de um pet garden e de uma horta comunitária na vizinhança do empreendimento, incentivando a “comunização”, lazer e qualidade de vida no bairro. Soma-se a estas a adoção, desenvolvimento de projeto urbanístico, construção e manutenção de uma praça em frente ao condomínio.

Entre as iniciativas implantadas constam, ainda, o desenvolvimento de indicadores visando a redução do consumo de energia e água e controle dos resíduos gerados pela obra; reaproveitamento de água da chuva; monitoramento de fumaça preta emitida por veículos que transitavam pela obra através da Escala de Ringelmann; utilização de madeira de reflorestamento; inspeção dos imóveis no entorno e promoção de urbanização de ruas.

O La Vista Moncayo possui, por fim, o “Selo Casa Azul - Ouro” da Caixa Econômica Federal. Somente obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação têm esse selo. Para obtê-lo, a obra precisou adotar soluções eficientes na construção, uso, ocupação e manutenção do edifício.

AÇÕES SUSTENTÁVEIS NOS EMPREENDIMENTOS JÁ ENTREGUES E HABITADOS

A adoção de práticas ecologicamente corretas é fator comum a todos os produtos da Construtora Planeta. Entre as soluções implantadas estão: instalação de painéis fotovoltaicos para converter a energia solar em energia elétrica, reduzindo o consumo de energia convencional e contribuindo para o meio ambiente; iluminação das áreas comuns em LED; aquecimento de piscinas com energia solar; captação e reuso de água da chuva para irrigação dos jardins e lavagem das áreas comuns; sistema de fluxo duplo de descarga em todas as bacias sanitárias; bicicletário para incentivo ao deslocamento alternativo e mais saudável; pet gardens que favorecem o convívio com os animais a céu aberto e uma rotina sadia para eles; horta, pomar e área verde generosa.

É mais fácil educar as crianças para a construção de um mundo mais sustentável quando se está inserido em um ambiente ecologicamente correto. Economizar água e energia, cuidar da natureza e se exercitar será algo comum para os pequenos que poderão, inclusive, ser multiplicadores de tais valores na sociedade.



PLANTIO DE ÁRVORES E ADOÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS

A Construtora Planeta aderiu ao programa “Adote uma Praça”, da Prefeitura de Sorocaba, adotando de maneira voluntária uma praça localizada no entorno do empreendimento La Vista Moncayo. A iniciativa implica na promoção de melhorias significativas e transformadoras, como revitalização da área verde e estruturas como bancos, canteiros centrais e pista de caminhada. O foco foi transformar o local para que fosse devidamente utilizado pela população.

A adoção voluntária visa, ainda, contribuir com o bem-estar da comunidade e também dos moradores do empreendimento, proporcionando mais uma opção de lazer e contato com a natureza. Além disso, corrobora o compromisso socioambiental da empresa, cujo pilar, entre outros, é a sustentabilidade e promoção da saúde e qualidade de vida na região onde está inserida.

A adoção voluntária da praça levou a Planeta à uma honrosa condecoração. Em dezembro passado, a prefeita de Sorocaba Jaqueline Coutinho recebeu representantes da construtora durante solenidade realizada no Paço Municipal, que contou, ainda, com a presença de diversas empresas e autoridades que contribuem e têm participação importante no município. Além da adoção de espaços públicos, a Planeta realiza plantio de árvores nos empreendimentos e arredores.

CANIL PARA ANIMAIS ABANDONADOS

A Construtora Planeta entende que a adoção de boas práticas ambientais passa, necessariamente, pelo zelo e cuidado com os animais. Portanto, a empresa investiu na construção de um canil que abriga animais abandonados e em situação de vulnerabilidade.

No espaço, animais de rua são acolhidos e alimentados com ração e água fresca, ficam protegidos do sol, frio e chuva e recebem tratamentos veterinários. Assim que recuperados, são disponibilizados para adoção responsável. Além de garantir um lar e vida digna para os bichinhos, o canil ainda contribui com a redução de animais nas ruas – onde sofrem e estão sujeitos intempéries climáticas e outros riscos.