Será que há limite para tecnologias em automação residencial?

Sem categoria

Parece não haver limites quando se trata de avanços tecnológicos no campo da automação residencial. Acender e apagar luzes ou acionar o ar condicionado são os recursos “menos interessantes” deste tipo de dispositivo, cujas versões mais atuais prometem até preparar o cafezinho pela manhã ao simples comando de voz “ligue a cafeteira”.

Além de acender e apagar as luzes e acionar o ar condicionado automaticamente, inclusive à distância, quando o morador ainda nem chegou ao apartamento – por meio do celular -, o sistema de automação residencial pode, por exemplo, abrir e fechar cortinas e persianas e ligar e desligar televisores, aparelhos de som, home theater e outros equipamentos. A comodidade de chegar em casa e já encontrá-la devidamente climatizada e com a iluminação adequada é diferencial dos mais desejados.

Dependendo da configuração do dispositivo e do modelo instalado na unidade, o sistema de automação residencial pode fazer tarefas que, em um passado não muito distante, eram impensáveis para um robô. Ele pode organizar a agenda do morador, montar a lista de afazeres do dia, fazer lembretes, informar a previsão do tempo, clima, temperatura, trânsito, notícias do dia e as horas e tocar músicas pré-selecionadas pelo usuário – há compatibilidade com as principais plataformas multimídia. Se o desejo for tomar um café, basta pedir. Se faltou um item na lista de compras do supermercado, o sistema inclui o produto e envia a lista digital atualizada para o celular do morador.

Segurança e serviços de entrega

Pelo sistema de automação residencial também é possível solicitar o trancamento ou abertura das portas, fazer chamadas de vídeo ou voz com amigos e familiares e sincronizar o calendário do sistema com a inclusão de compromissos pessoais e profissionais, de modo que a solução lembre o usuário com antecedência as atividades programadas por meio de alarmes e recados de voz.

É possível, ainda, solicitar serviços de delivery – a tecnologia compartilha informações com aplicativos de entrega de comida. Para garantir a segurança de sua família, o morador pode instalar câmeras de videomonitoramento em qualquer ambiente, seja na sala, suíte ou quarto do bebê. Até mesmo do lado de fora do apartamento, de modo que consiga ver com exatidão quem bate à porta ou toca a campainha. As imagens são transmitidas em tempo real para seu celular ou tablet onde quer que ele esteja.

Auxílio na cozinha e no jantar romântico

Até na preparação dos alimentos o sistema de automação residencial é útil. Ele pode ter a função de temporizador, cronometrando o tempo de cozimento; faz conversões úteis à rotina na cozinha como “quantas xícaras cabem em uma caneca” ou “quantos gramas cabem em cinco colheres de sopa” e mostra ao usuário receitas práticas da internet. Caso o usuário esteja esperando alguém para um jantar romântico, por exemplo, pode-se criar uma “cena” no sistema e ele deixará o ambiente preparado; com um único comando de voz, apagará todas as luzes e deixará apenas uma acesa, acionará o ar condicionado e executará uma música romântica para embalar o encontro especial.

Conte-me uma piada e me diga quanto foi o jogo

No sistema de automação residencial, as possibilidades de interação são as mais diversas possíveis. Dependendo de como foi configurado, o sistema até conta piadas, obedecendo inclusive a uma categoria específica. Traz resumos de notícias nacionais e internacionais, divididas por assuntos, e informa resultados de jogos e as últimas novidades dos esportes. Realiza traduções em mais de 50 idiomas e responde a perguntas diversas sobre os mais variados temas, desde curiosidades a fatos históricos e dados científicos: “quando começa o verão?”, “como se escreve hipocondríaco?”, “o que é um ciclone?”, “como se soletra a palavra exposição?”. Pode-se perguntar o que quiser – a eficácia das respostas, porém, dependerá do modelo, configuração e atualização do aparelho.

Conheça de perto sistemas incríveis de automação residencial 

Em Sorocaba (SP), a Construtora Planeta montou decorados incríveis com o sistema de automação residencial. A solução pode ser testada no showroom dos empreendimentos Épico e Union, entre outros. Se o cliente quiser receber sua unidade já com automação residencial, basta solicitar a instalação por meio do Personaliza Planeta, programa de personalização da construtora que entrega o apartamento do jeito que o futuro morador quer, com todas as características desejadas de acabamento, infraestrutura e disposição dos ambientes.

O futuro presente no hoje

Tamanho avanço tecnológico era impensável até há alguns anos. Quem na infância assistiu ao desenho futurístico “Os Jetsons” se lembrará das “previsões” da atração infantil lançada originalmente em 1962. Algumas, inclusive, já se concretizaram como esteiras rolantes por todos os lados, videoconferências, TVs de tela plana e gigante, tablet para ver as notícias, câmara de bronzeamento artificial, viagens para a lua, máquina de comida instantânea, despertador com comando de voz e, claro, um robô que limpa a casa. Pasmem, mas o futuro já chegou, está aqui conosco no presente. Quem naquela época diria que hoje teríamos todas as tecnologias atuais? Quem, em meados dos anos 60, imaginaria que um aparelho pequeno (celular) não só conectaria as pessoas pela voz como também enviaria mensagens, tiraria fotos, tocaria música, realizaria chamadas de vídeo, tornaria as agências bancárias obsoletas, levaria as pessoas de um lugar a outro com precisão incrível (GPS) e facilitaria muito o acesso a entretenimentos diversos como filmes, novelas e seriados? Pois é, bem-vindo à nova era!   

Esse artigo foi útil pra você? Continue acompanhando nosso blog para mais dicas!

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.