CANAIS DE VENDA
(15) 98826-2617
CHAT
WHATSAPP
E-MAIL

Parques em Sorocaba: aproveite o sol de outono respeitando o distanciamento

Sem categoria

Sorocaba não é feita só de elementos urbanísticos. Embora seja altamente desenvolvida, a cidade ainda respira ares do interior e conta com espaços públicos bastante interessantes como parques, praças e pistas de caminhada. Sobretudo em tempos como este em que vivemos, no qual as pessoas precisam estar reclusas em suas casas, sentir o calor do sol no rosto e entrar em contato com a natureza é experiência muito bem-vinda e traz um fôlego necessário.

Parques em Sorocaba: conheça os principais

O Parque Natural “Chico Mendes” é uma área verde com cobertura vegetal de eucaliptos, remanescentes de mata ciliar e áreas de regeneração natural. O local é apropriado para a prática de esportes com sua pista de caminhada de 1 km de extensão e cerca de 2 km em trilhas na mata. Em contato com a natureza, o visitante pode observar diversos animais e ainda desfrutar de um espaço com churrasqueiras e playground para crianças. O Parque Natural “Chico Mendes” está na Avenida Três de março, 1025 – Alto da Boa Vista, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h com entrada gratuita.

O “Parque da Biquinha”, situado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112 – Jardim Vergueiro, tem uma área verde que ocupa cerca de um alqueire. Essa área de topografia acidentada é privilegiada por fazer parte de uma bacia hidrográfica com nascentes e lago que embelezam a paisagem. A entrada do parque é gratuita. O visitante pode realizar visitação autoguiada, usufruir dos quiosques e de locais para piquenique, aproveitar o playground com as crianças e fazer trilhas ecológicas. O local funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

O Jardim Botânico de Sorocaba conta com uma área de 70.000,00 m² que engloba fragmentos de vegetação de transição entre cerrado e mata atlântica. O local está estruturado para ser um importante centro de conservação da biodiversidade. Dispõe de um palacete de cristal que abriga coleções de plantas e exposições, com jardins compostos pelos temas Cerrado, Floresta Tropical, Jardim Árido e Jardim Japonês. Há também um jardim sensorial de plantas medicinais, um orquidário, que foi construído com tijolos de demolição, ferragens reaproveitadas e bambu, e um roseiral em formato de sol. O Jardim Botânico fica na Rua Miguel Montoro Lozano, 340 – Jardim Iguatemi, e abre de terça a domingo das 9h às 17h.

O Parque “Carlos Alberto de Souza”, mais conhecido como Parque Campolim, dispõe de um espaço de lazer com ampla área verde, lago e pista de caminhada, comumente frequentado no início da manhã e no final da tarde por aqueles que buscam praticar esportes e lazer. O local conta, ainda, com aparelhos de ginástica, árvores centenárias e com a presença de animais da fauna local como garças e pardais que garantem registros fotográficos exclusivos. O Parque Campolim fica na Avenida Antônio Carlos Cômitre.

O “Kasato Maru”, por sua vez, é um parque aberto localizado no cruzamento das Avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz. Inaugurado no ano de 2008 em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, os projetos arquitetônico e paisagístico do parque trazem elementos presentes na cultura e religião do Japão.

O espaço foi montado em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil com portal Torii, globo terrestre metálico, espelho d’água, ponte Taiko Bash, deque de madeira e pista de caminhada na área verde ao redor do lago. Há cerejeiras e arbustos de espécies típicas de jardins japoneses. Também possui luminárias de estilo Suzuranto, Toro e cascata.

Localizado na Rua România, 150, Jardim Europa, o Parque da Água Vermelha possui dois lagos que embelezam o local, além de 20 mil metros quadrados de área verde ocupada por plantas, árvores frutíferas e muitos animais que vivem e se alimentam no local. O público pode usufruir de biblioteca, aquários, playground, jardim sensorial, quiosques, mesas para piquenique, lagos, ponte, pista de caminhada ao redor dos lagos, instalações sanitárias e bebedouros, bem como realizar atividades culturais e pedagógicas. O local abre de terça a domingo, das 9h às 17h.

 

Por fim, na Vila Independência está o Parque Dom Quixote, que reúne pista para caminhada, ciclovia, elementos de paisagismo, playground, além de bancos para descanso. No local também há esculturas e bebedouros.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *