CANAIS DE VENDA
(15) 98826-2617
CHAT
WHATSAPP
E-MAIL

O que considerar para escolher o tamanho do apartamento?

Dicas

Escolher o tamanho do apartamento adequado para a sua família é essencial para evitar dores de cabeça. Além de considerar o número de moradores, é preciso fazer uma projeção do futuro se o seu objetivo for permanecer na residência por muitos anos.

Quer saber o que isso significa? Então, continue conosco! Separamos essas e outras dicas muito importantes para quem está prestes a comprar um apê. Confira!

Considere o número de moradores

Obviamente, o número de moradores de um apartamento é o primeiro ponto que deve ser considerado no momento da compra. Entretanto, além da quantidade atual, é preciso pensar no futuro. Nesse momento, faça algumas perguntas a si mesmo: eu pretendo ter filhos? Se sim, quantos? Um parente precisará morar comigo em algum momento?

Questionamentos como esses podem evitar inúmeras situações desagradáveis no futuro. Ao contrário do que acontecia antigamente, hoje é comum as pessoas buscarem apartamentos cada vez menores. Porém, é preciso ter em mente que um imóvel costuma ficar com a família por bastante tempo. Por isso, pense a longo prazo!

Além disso, é importante ponderar o número de visitas frequentes em sua casa. Você costuma receber o seu irmão que mora em outra cidade? Faz reuniões com seus amigos? Então, comprar um apartamento com um quarto a mais pode ser o ideal.

Não se esqueça dos animais domésticos

Hoje, é comum as pessoas considerarem os animais domésticos membros da família. Por isso, eles também têm peso no momento de escolher o tamanho do apartamento.

Se você tem um bichinho de estimação, certifique-se de que o imóvel possui alguma área apropriada para ele. Existem alguns condomínios que contam com espaços exclusivos para cães e gatos — os Espaços Pet.  Essas áreas são muito importantes para a socialização do cão, já que ele poderá brincar e ter contato com outros animais.

Além disso, é necessário certificar-se de que dentro do apartamento há um espaço especial para ele. Em caso de cães de grande porte, o cuidado deve ser ainda maior. Nesse contexto, o ideal é optar por imóveis com grandes áreas de serviço.

Avalie se você trabalhará em casa

Trabalhar em casa já é realidade na vida de muita gente. Com o avanço das tecnologias, o home office é considerado tendência e solução do milênio.

Antes de escolher o tamanho ideal do apê, portanto, deve-se levar em consideração essa possibilidade. Mesmo que você tenha um emprego formal, em que é necessário ir a empresa, avalie se a longo prazo você poderá desempenhar as tarefas em casa.

Se a resposta for positiva, será extremamente importante escolher um apartamento que tenha um cômodo a mais, que será dedicado ao seu escritório. Lembre-se de que será preciso muita concentração e privacidade em alguns momentos.

Por isso, além do cômodo exclusivo, é aconselhável escolher um imóvel com uma metragem mais ampla — principalmente se você tiver filhos. Assim, eles poderão brincar e fazer barulho longe da sua área de trabalho.

Meça os seus móveis antes de escolher o tamanho do apartamento

Caso você não vá comprar móveis novos, é essencial fazer a medição dos modelos antigos antes de fechar o negócio. Muitas pessoas caem no erro de medir os mobiliários somente com os olhos. Logicamente, isso causa uma série de transtornos aos habitantes da casa.

Portanto, é preciso medir os móveis disponíveis e ter a certeza que eles caberão tranquilamente no imóvel — sem faltar ou sobrar espaços demais. Se a resposta for negativa, avalie a possibilidade de comprar outros itens ou de optar por um apartamento maior (ou menor).

Estabeleça um tempo de uso para o apartamento

Ao escolher o apartamento ideal para você, tenha em mente quanto tempo você pretende utilizá-lo. Sabemos que o normal é permanecer com o mesmo imóvel durante muitos anos.

Entretanto, alguns jovens casais, por exemplo, mudam de cidade com frequência. Nesses casos, eles podem se adaptar facilmente a uma unidade menor e depois migrarem para outro apê. Isso também serve para as pessoas sem filhos.

Por outro lado, se o objetivo for permanecer no imóvel durante muitos anos, o ideal é optar por construções mais amplas e estruturadas.

Avalie o edifício como um todo

De nada adianta morar em um apartamento enorme se o seu condomínio não suprir algumas de suas necessidades básicas, como vagas de garagem. Por isso, é importante avaliar toda a estrutura do local onde você vai morar.

O fato do seu apartamento ser pequeno, por exemplo, pode ser compensado por uma excelente área de lazer, com piscina, quadra e sauna. Nesse caso, será preciso ponderar se vale a pena morar em um local menor com boa infraestrutura disponível.

Por isso, cheque os todos os cantinhos compartilhados do seu edifício. Lugares com espaço gourmet, ambientes de esporte, piscina, academia e área pet costumam ser mais valorizados — fator que agrega valor a uma futura venda, por exemplo.

Tenha atenção especial à localização

Além de se preocupar com o tamanho do apartamento, uma boa localização também é crucial para você escolher o imóvel certo. Afinal, não adianta morar em um apê dos sonhos se você não tiver qualidade de vida. Por isso, busque lugares tranquilos e valorizados para morar.

Além disso, é importante certificar-se de que há todos os estabelecimentos que você precisa próximos à sua residência: escolas, academias, supermercados, etc. Também é essencial calcular a quantidade de tempo que você gastará indo ao trabalho.

Sabemos que nem sempre é possível morar perto do escritório — na verdade, esse é um privilégio que poucos têm. Entretanto, é importante certificar-se de que você não passará horas e mais horas preso no carro tentando chegar em casa.

Escolher o tamanho ideal do apartamento requer muito estudo e conversa entre os moradores. Além das questões básicas — número de pessoas na casa, presença de animais de estimação e estilo de vida da família —, é necessário fazer uma avaliação ampla, levando em consideração o edifício e a localização do imóvel.

O tamanho do apartamento, portanto, é apenas uma das questões que devem ser levadas em consideração no momento da compra. Para não errar, veja algumas dicas para conferir a incidência solar do imóvel e saiba mais sobre como escolher o imóvel perfeito!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *