CANAIS DE VENDA
(15) 98826-2617
CHAT
WHATSAPP
E-MAIL

Incidência solar no imóvel: 4 dicas para conferir antes de comprar seu apartamento

Dicas

Ao escolher um novo apartamento para morar, os compradores devem prestar atenção em várias especificações, como áreas de lazer do condomínio, localização, número de andares, custo, metragem etc.

Um desses detalhes que geralmente passa despercebido é a posição do prédio em relação ao sol. Parece exagero, mas esse é um poderoso fator que influencia e determina o conforto térmico do seu lar, contribuindo até para a valorização do apartamento.

Quer saber como usar a incidência solar no imóvel a seu favor e descobrir como isso pode afetar sua qualidade de vida? Continue lendo e veja as dicas que preparamos para você seguir antes de fazer sua mudança.

1. Verifique a planta do imóvel

Dificilmente você comprará um apartamento sem olhar a planta, certo? Nessa hora, aproveite para observar o posicionamento das janelas. Se estiverem voltadas para o norte, saiba que a incidência solar no imóvel será maior.

Essa iluminação pode garantir uma economia com a conta de luz, já que os raios de sol estão presentes na casa durante o dia todo. Você também terá mais facilidade para cuidar de plantas e até mesmo poderá fazer uma horta, se desejar.

Imóveis voltados para o sul, por outro lado, podem ser mais frios e menos claros. Essa falta de calor apresenta alguns riscos, como alto índice de umidade dentro do apartamento, que pode gerar mofo e provocar transtornos para quem sofre com problemas respiratórios.

Porém, já existem equipamentos simples que resolvem todas essas questões. Um deles é o tradicional ar condicionado, que retira a umidade suspensa no ar e também controla a temperatura do ambiente.

2. Faça pesquisas e consulte um aplicativo

Outra forma fácil de encontrar o hemisfério do apartamento é baixando um aplicativo de bússola no seu celular, como o Sun Position app ou OZ Sun Seeker, que informa detalhes sobre a posição do sol em qualquer hora ao longo do dia.

Também é possível ver quando o sol vai brilhar em diferentes partes da propriedade, em qualquer data, e quando ele será bloqueado por objetos próximos, causando sombra. Sendo assim, aproveite essa tecnologia para observar os seguintes detalhes:

  • Onde o sol nascerá ao longo do ano: você provavelmente não vai querer seu quarto voltado para essa direção devido ao sol da manhã, a não ser que goste de acordar cedo. No entanto, pode ser uma boa localização para cozinha ou sala de jantar;
  • Em que direção o sol se põe: se o apartamento possui alguma varanda ou jardim em que você gostaria de se sentar para relaxar depois do trabalho, é interessante que essa área receba sol no fim da tarde;
  • Qual lado do imóvel receberá mais ou menos sol: as partes mais frias da casa são melhores para os quartos, especialmente em locais onde o clima é mais quente. Procure saber também se a cozinha receberá sol o dia todo, já que isso pode afetar o funcionamento de seus eletrodomésticos e também o armazenamento de alimentos;
  • Onde o sol brilha durante o verão e o inverno: quais partes da casa estarão mais quentes durante o verão? Se você mora em uma cidade com altas temperaturas, certifique-se de que somente os cômodos em que você não permanece o tempo todo, como banheiro e varanda, receberão mais sol.

Quem possui um jardim ou horta, também deve se preocupar para que suas plantas não sejam prejudicadas durante os climas mais frios. Por isso, é importante saber se essas áreas verdes do apartamento continuam recebendo luz no inverno.

3. Leve a região em conta para melhor incidência solar no imóvel

De modo geral, a incidência solar no imóvel voltado para o sul é mais baixa. Apartamentos virados para o norte recebem os raios de sol de forma direta e os que têm a face para o leste não apresentam muita umidade por causa da iluminação da manhã. O mesmo acontece com os apartamentos de fachada oeste, que são atingidos pelo sol no período da tarde.

Porém, outros aspectos devem ser levados em conta na hora da escolha de sua nova moradia, como o estado e a cidade em que você vai comprar seu imóvel.

As regiões Norte e Nordeste estão mais próximas da Linha do Equador, por isso, as temperaturas são elevadas e não apresentam muita variação. Mesmo assim, ainda é mais vantajoso optar por fachadas voltadas para a região sul, para poder garantir um pouco mais de frescor para seu lar, porém, sem esquecer do alto índice de umidade no ar.

Por outro lado, quanto mais ao sul do Brasil você estiver, maior deve ser o cuidado com a posição do prédio, afinal, as temperaturas no inverno cairão bastante. Nesse caso, é melhor optar pelas fachadas posicionadas ao norte e verificar se as janelas também estão voltadas para o norte ou para o nordeste.

Dessa forma, é possível obter melhor iluminação durante o dia todo e mais conforto no início da noite, já que as paredes estarão aquecidas. Além disso, essa incidência solar vai equilibrar a umidade do local e impedir a aparição de ácaros e fungos, que podem ser nocivos para a saúde dos moradores.

4. Descubra se a valorização do imóvel compensa

O posicionamento do prédio e janelas não influenciam somente no conforto e bem-estar dos moradores, mas também podem se refletir no preço de compra do apartamento.

Você sabia que a incidência solar no imóvel com a fachada voltada para norte pode implicar em uma valorização de até 10% em relação aos prédios que são voltados para o sul? Essa diferença pode ser ainda maior com o tempo e as mudanças do mercado imobiliário.

No entanto, é preciso ficar atento para as armadilhas: não adianta nada pagar um pouco a mais pela iluminação privilegiada se ela for obstruída por outros prédios e construções próximas, causando sombras. Às vezes, o imóvel com a fachada posicionada ao sul é a melhor opção.

Por isso, não deixe de visitar aquele apartamento dos sonhos em diversos horários e dias diferentes. Essa simples atitude vai ajudar a tomar uma decisão e evitar surpresas desagradáveis depois da sua mudança.

Como você pode perceber, a incidência solar no imóvel que você está prestes a adquirir é um item importante a ser observado na hora de escolher a melhor opção de compra. No entanto, não desanime caso o apartamento de seus sonhos não tenha a posição que você deseja.

Além disso, a tecnologia é uma grande aliada para solucionar os problemas que podem existir no apartamento. Aquecedor e ar condicionado, por exemplo, dão conta do recado. Certifique-se também de que conta com uma boa construtora, para que os materiais utilizados favoreçam a temperatura no interior do prédio.

Gostou do nosso post? Existe mais alguma dica que você gostaria de acrescentar para fazer uma escolha certeira na hora de comprar um apartamento novo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas ideias conosco.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *