CANAIS DE VENDA
(15) 98826-2617
CHAT
WHATSAPP
E-MAIL

11 dicas para montar um home office altamente produtivo!

Dicas

Já pensou em trabalhar em casa? Flexibilidade de horários, comodidade e economia de gastos são algumas das principais vantagens desse modelo de trabalho que vem sendo adotado por profissionais de diversas áreas.

Porém, na hora de montar o seu home office, é preciso prestar atenção a alguns detalhes fundamentais para manter o foco e a produtividade das suas tarefas.

Pensando nisso, criamos este post com algumas dicas especiais que vão ajudar você a criar um espaço incrível e muito funcional. Acompanhe:

1. Reserve um espaço exclusivo

O primeiro passo para montar o seu home office é escolher uma área exclusiva de atividades. Afinal, não é todo espaço que está habilitado para ser um escritório. Delimitar uma localização para as suas rotinas diárias ajudará você a manter a concentração.

Por isso, escolha um ambiente tranquilo, longe de barulhos e que seja confortável. A sua casa tem um cômodo vazio? Ótimo! Invista nesse espaço para compor a sua decoração e reunir os itens necessários para o seu trabalho.

Caso contrário, divida algum ambiente da sua casa, como o quarto ou a sala de estar, e monte o seu home office no local.

2. Escolha uma boa cadeira

Para uma produtividade alta, tenha atenção ao seu conforto e saúde. A ergonomia está cada vez mais presente em empresas e esse cuidado também deve acontecer no home office. Esse conceito está relacionado à manutenção do bem-estar físico e visa evitar que condições como dores nas costas, nas articulações e problemas visuais afetem o trabalhador.

Na hora de compor o seu espaço, procure escolher uma boa cadeira, que siga as regras de ergonomia. A sua peça deve oferecer profundidade, estabilidade e conforto.

Ao sentar, certifique-se de que a sua coxa permanece inteira sobre o assento e os seus pés fiquem apoiados no chão em um ângulo de 90º.

Avalie também o apoio dos braços, principalmente se você trabalhar durante muito tempo em atividades de digitação ou na frente do computador. Um bom apoio para o braço ajuda a evitar problemas de tensão e lesões como a tendinite.

3. Pense em uma boa iluminação

A iluminação é fundamental para qualquer espaço, principalmente quando o assunto é o nosso escritório. Nesse caso, a luz natural é ainda mais importante, já que ela vai colaborar para manter a sua disposição. Por isso, é recomendado que o seu home office fique perto de janelas e de áreas com grande luminosidade.

Além disso, invista em boas luminárias como pontos estratégicos e auxiliares. Esses itens vão ajudar você a iluminar o espaço em dias nublados, chuvosos e também após o anoitecer. Uma boa dica é usar os modelos exclusivos para mesa, que oferecem um foco direto aos trabalhos e criam uma atmosfera aconchegante para o ambiente.

4. Inclua plantas para um toque natural

Praticidade e funcionalidade são essenciais em um escritório, mas um pouco de cor e alegria também são bem-vindos. Esse é o caso das plantas, que, além de levar um clima acolhedor, proporcionam um toque natural ao seu espaço.

Você pode escolher diferentes espécies, conforme as suas preferências. Há também opções que não demandam muita manutenção, como as suculentas, bastando poucas regas ao longo das semanas.

Após escolher a sua preferida, defina um estilo para os vasos e componha a decoração conforme a sua personalidade. Vasos de cerâmica, porcelana ou até mesmo os de metal são uma boa pedida. O espaço ficará surpreendente!

5. Mantenha a organização

Para manter o foco, é importante que o seu espaço seja muito organizado. Contudo, não é difícil que objetos como papéis e canetas sejam esquecidos e acumulados em algum canto do escritório.

Se você quiser fugir desse problema, instale prateleiras nas paredes ou use caixas personalizadas para guardar o que não for necessário no momento. A dica é dar preferência aos móveis com mais profundidade, como prateleiras ou nichos. Assim, você conseguirá armazenar e organizar os seus pertences e documentos.

Uma alternativa é limpar gavetas e incluir nelas itens organizadores de plástico. No mercado, você encontra diversos modelos, tamanhos e formatos para essas peças. Mantenha apenas o que é realmente importante para o seu trabalho e você terá um ambiente muito mais dinâmico e espaçoso.

6. Crie uma área de descanso

Trabalhar por muitas horas é realmente cansativo. Além de diminuir a produtividade e aumentar a distração, essa prática pode ser bastante prejudicial à nossa saúde. Então, nada melhor do que reservar uma área exclusiva para o descanso no seu escritório.

Para ter conforto, não é preciso muito espaço. Basta uma poltrona com boas almofadas ou um pufe, por exemplo. Travesseiros bem-estofados, revistas ou livros interativos e uma iluminação mais baixa fazem toda a diferença.

Dedique alguns minutos do seu dia para esse descanso, fazendo pausas regulares entre cada atividade. Você verá a diferença no fim da semana!

7. Fuja das distrações

O home office precisa ser um ambiente de total foco e determinação. Televisão, aparelhos de som, animais de estimação ou visitantes devem ser evitados, pois farão com que você se distraia com muito mais facilidade e que o trabalho seja colocado em um segundo plano. Deixe esses pequenos momentos de lazer para depois do expediente.

Para não perder a concentração, reúna tudo o que você precisa ao seu redor. Canetas, blocos de anotações e pequenas porções de lanches e bebidas. Se possível, inclua um frigobar ao lado da sua mesa. Isso dará a você muito mais praticidade durante a sua rotina.

Mas lembre-se: sempre faça as pausas para almoço ou jantar. Não se acostume a almoçar na mesa de trabalho e muito menos na frente do computador!

8. Aposte em uma decoração clean

Uma decoração de home office bem elaborada não precisa ser muito ornamentada. Esqueça os móveis com muitas curvas, cadeiras com design arrojado e o excesso de objetos decorativos, como vasos, quadros, porta-retratos e demais adornos.

Esses itens são incríveis, mas em lugares que não pedem tanta praticidade. Quando apostamos em muitos estímulos visuais, o espaço pode ficar poluído e cansativo, não sendo tão eficiente para atividades que precisam de mais atenção.

Você precisará de peças simples e com um único objetivo de oferecer funcionalidade. Aqui, o conceito de “menos é mais” deve estar presente em todos os detalhes.

9. Elimine objetos que incomodam você

O espaço destinado ao trabalho deve ser agradável. Nada de itens que incomodem ou lembrem momentos ruins. Peças muito barulhentas, como impressoras ou telefones com toques desagradáveis, podem ser descartados.

Você não precisa transformar o home office seguindo os mesmos moldes de lugares por onde já trabalhou. Esse é o seu espaço, faça com que ele seja o mais agradável possível!

Esqueça os montes de post-its colados em monitores ou estantes. Torne o ambiente perfeito para o seu trabalho com um toque mais aconchegante e pessoal.

10. Planeje uma rotina

Para que você garanta bons resultados trabalhando em casa, trace uma rotina. Planejamento e disciplina são fundamentais nesse quesito. Por isso, crie uma agenda e deixe os seus horários bem claros.

Não é porque você não tem um chefe ao seu lado que não precisa se preocupar com prazos e horários. Separe as suas atividades pessoais das profissionais e tenha em mente um horário fixo para começar e terminar a sua produção diária.

Se você morar com mais pessoas, deixe todos avisados. A partir de agora, esse será o seu trabalho, e toda dedicação precisa estar concentrada em um mesmo lugar. Dessa forma, o seu rendimento e qualidade de vida aumentarão significativamente!

11. Considere trabalhar em um coworking

Você adorou a ideia do home office, mas não tem lugar suficiente na sua casa? Atualmente, diversos prédios comerciais e residenciais estão funcionando de forma colaborativa.

Essa modalidade bastante prática é conhecida como coworking e se baseia no aluguel de salas de estudo ou espaços destinados a reuniões para quem não quer ou não pode trabalhar dentro de um escritório convencional.

Nesses ambientes, profissionais de diversas áreas compartilham não apenas o espaço de trabalho, mas também ideias e opiniões de um modo muito interativo.

Dentro de um coworking, você conta com internet, sistema de telefonia e toda a estrutura física para um bom desempenho, como mesas e cadeiras, ar-condicionado e serviços de limpeza. Uma excelente ideia, não é mesmo?

O que achou das nossas dicas sobre como montar o seu home office? Compartilhe este post nas redes sociais e deixe seus amigos por dentro das novidades!

Conheça nossas possibilidades de morar no Portal da Colina pela Construtora Planeta!

Conheça o novo lançamento da Construtora Planeta: os condomínios horizontais Tirreno Residences!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *