CANAIS DE VENDA
(15) 98826-2617
CHAT
WHATSAPP
E-MAIL

Entenda tudo sobre gatos para apartamento e deixe seu pet feliz!

Dicas

Você sabia que existem mais de 16 milhões de bichanos morando em apartamentos no Brasil? Esse número reflete o quanto apreciamos a companhia de um gatinho de estimação. Pequenos, limpos e independentes, gatos para apartamento são ótimas opções para quem quer ter um amigo bichano sem abrir mão do conforto dentro de casa.

Mas, para mantê-los sempre saudáveis e felizes, é essencial estar atento a alguns requisitos básicos de criação como a segurança e a higiene do animal. Pensando nisso, preparamos este post que é um verdadeiro dossiê sobre felinos em apartamentos.

Aqui, você vai entender tudo sobre grades de proteção, caixa de areia, casinha para dormir, banhos, brinquedos, arranhadores e muito mais! Confira!

Segurança

Gatos são caçadores natos. Não importa o tamanho do apartamento, para eles é como se o ambiente inteiro fosse uma selva cheia de desafios. E é justamente aí que mora o perigo, já que os bichanos podem sofrer graves acidentes ao percorrer janelas altas, muros de quintais, parapeitos de varandas etc.

Quando o gato vê uma presa em potencial ou mesmo algo que chame a sua atenção, ele age instintivamente e logo pula em direção ao objeto, sem ter a noção se está no primeiro ou no vigésimo andar.

Por isso, é fundamental proteger todos os locais perigosos do apartamento com redes ou telas de proteção, principalmente as varandas, que tendem a ser ainda mais abertas.

Anote mais estas dicas para garantir a segurança do seu bichinho:

  • não posicione objetos com cabos virados para fora, como panelas no fogão. O animal poderá derrubá-las acidentalmente;
  • nunca deixe sacolas espalhadas pela casa. Sacolas não são brinquedos e podem causar asfixia;
  • antes de trancar portas e armários, veja se o animal não está lá dentro. Afinal, os gatos adoram se esconder no interior dos móveis;
  • se você possui plantas dentro de casa, confira se elas não são venenosas, pois os bichinhos podem querer mordiscá-las.

Caixa de areia

Gatos são animais que gostam de se limpar e de se sentir confortáveis. Por isso, a famosa caixa de areia é a melhor amiga do bichano — e do dono do apartamento também! Nesse local, o felino faz suas necessidades diárias sem se preocupar com a sujeira ou o mau cheiro.

Isso acontece porque, na verdade, a areia da caixinha é uma argila em flocos capaz de absorver o xixi e “empanar” o cocô do animal. Assim, a limpeza torna-se muito mais prática: basta retirar a sujeira e repor a areia.

Recomenda-se que o conteúdo da caixa seja substituído a cada duas semanas, devendo-se também lavá-la com água e sabão neutro. Caso esse procedimento seja adiado, o próprio pet notará que a caixa está muito suja e passará a fazer as necessidades em outros locais da casa.

Banho

Os bichanos são animais higiênicos por natureza, ou seja, o ato de “tomarem banho” sozinhos é instintivo. As enzimas específicas presentes em sua saliva é o que os deixa constantemente limpos. Por isso, não necessitam de banho.

Caso você ache indispensável banhá-los, poderá fazê-lo uma vez a cada dois meses, de preferência na época em que estão trocando de pelo. Banhos muito frequentes retiram a proteção natural do animal.

Além disso, gatos adoram ser escovados! Isso retira o excesso de pelos que poderiam ser engolidos, formando bolas no tubo digestivo do animal. Portanto, escove-os pelo menos três vezes por semana. E lembre-se que, periodicamente, poderá ser necessária a ingestão de pastas de malte para eliminação das bolas de pelo.

Casinha

Saiba que o bichano vai precisar de um cantinho calmo, macio e quentinho para descansar, dormir ou comer. Por isso, escolha um local tranquilo no apartamento para posicionar a cama, os brinquedos, a água e a comida do gato.

A caixa de areia deve ficar em um local separado, mas também sem barulho ou circulação de pessoas. E nada de “sufocar” o gatinho com muitos apertões e carinhos nos primeiros dias, para não assustá-lo. É normal que ele necessite de algumas semanas para se adaptar ao novo ambiente.

Quanto a dormir na cama do dono, não que isso seja um problema. Porém, tenha em mente que, ao permitir que o animal durma na sua cama, isso tende a se tornar um hábito para ele. Assim, poderá ser difícil retirá-lo de lá em outros momentos.

O ideal é que o pet tenha uma caminha própria, que pode ser até mesmo uma caixa de papelão ou cesta de vime forrada com um pedaço de cobertor macio. Além da praticidade e conforto, essas são opções muito baratas para quem não quer investir em caminhas muito elaboradas.

Arranhadores e brinquedos

Você, provavelmente, já ouviu falar em arranhadores, certo? Pois é! Essas peças cumprem com maestria a função de aparar as unhas do seu bichinho.

Além de evitar acidentes por conta das unhas afiadas, os arranhadores também são ótimos para o gato brincar e descarregar a energia longe do sofá da sua sala de estar, por exemplo.

Quanto às brincadeiras, há quem gaste uma fortuna com brinquedos modernos comprados em petshops. Não que isso seja inútil, mas saiba que gatos gostam mesmo é de coisas simples: esconder-se em caixas de papelão, subir nas prateleiras e embrenhar-se no meio da decoração, brincar com fitas de cetim ou rolinhos de papel higiênico. Tudo isso é pura diversão para eles!

Saúde

Quando o assunto é a saúde dos gatos para apartamento, os veterinários concordam que, nesse caso, a nutrição deve ser diferenciada. Afinal, é preciso que o animal gaste a energia acumulada no ambiente interno.

Portanto, dê preferência a rações recomendadas por esses profissionais. Com níveis adequados de nutrientes específicos, a alimentação balanceada é o que vai prevenir doenças como a obesidade, por exemplo.

Para prevenir que o animal fique triste ou entediado, certifique-se de manter os brinquedos preferidos do seu pet sempre próximos a ele, para que ele possa gastar energia. Essa é uma maneira de fazê-lo praticar exercícios sem necessitar sair do apartamento.

E lembre-se: o fato de o animal não sair de casa, não significa que você não precisa manter as vacinas em dia. Cuidar da vacinação do pet é imprescindível para prevenir doenças e garantir que ele estará sempre saudável.

Bem-estar

Quem não gosta de estar bem-acompanhado? Por mais discretos e independentes que os gatos sejam, eles adoram sentir a proximidade de seus donos. Portanto, mesmo que você passe pouco tempo em casa, é essencial dedicar uma parte do seu dia a eles.

Inclusive, se você possui apenas um animal, considere ter outro pet no apartamento. Assim, eles farão companhia um ao outro enquanto o lar estiver vazio. Você já deve ter percebido que os donos de gatos sempre têm mais de um bichano em casa, não é mesmo?

Pronto! Após essa leitura, não restam mais dúvidas sobre a criação de gatos para apartamento. Mas, lembre-se: antes de abrir as portas de casa para o bichano, é importante certificar-se sobre as regras do condomínio e a lei que garante seu direito de portar o animal.

Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais, com certeza tem um monte de gente interessada em criar um gatinho no apê!

Saiba mais sobre construtora Sorocaba: Construtora Planeta.

Conheça o novo lançamento da Construtora Planeta: o condomínio horizontal Tirreno Residences!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *