CANAIS DE VENDA
(15) 98826-2617
CHAT
WHATSAPP
E-MAIL

Edifício Residencial X Condomínio fechado: qual escolher?

Dicas

Na hora de escolher o melhor local para morar com sua família, podem surgir diversos tipos de dúvidas. Desde o tipo de imóvel até o local, quantidade de quartos e muitas outras.

Uma questão que vale a pena ser pensada e analisada bem de perto é fruto de bastante discussão – qual é melhor para minha família: um edifício residencial ou um condomínio fechado?

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas duas opções e apresentar pontos que podem se encaixar em seu estilo de vida. Dessa forma, você vai conseguir realizar uma escolha bem mais embasada.

Então vem acompanhar essa leitura conosco!

As principais vantagens de um condomínio fechado

Os condomínios fechados e edifícios residenciais são as moradias mais procuradas hoje em dia, por conta de compartilharem alguns pontos positivos. Mas ainda assim, cada um tem sua particularidade, e pode servir melhor para estilos de vida diferentes.

Vamos falar agora sobre os principais pontos que podem te levar a escolher por uma casa em um condomínio fechado:

Privacidade

O modelo de construção dos condomínios fechados é voltado para oferecer mais privacidade aos moradores, por ser um ambiente mais seletivo.

Além de contar com entrada monitorada tanto para moradores quanto visitantes, a circulação no interior do empreendimento é bem mais restrita.

Portanto, nada de visitas indesejadas batendo em sua porta. E nada de campainha tocando domingo de manhã, durante seu merecido descanso.

Segurança

Outro ponto positivo para os moradores de condomínios fechados é a segurança. Isso porque entre os serviços oferecidos por esse tipo de construção planejada estão um sistema de monitoramento com câmeras, profissionais treinados, além de portarias 24h e outras opções que buscam proporcionar uma sensação de proteção maior para os moradores.

Lazer

Pensados em oferecer experiências completas para os moradores, os condomínios fechados contam com diversas áreas pensadas em oferecer lazer aos moradores. Desde os comuns salões de festa até opções mais modernas como quadras poliesportivas, spas, saunas, espaços para massagem, áreas de brinquedos, playgrounds e muito mais.

Tudo isso em nome da praticidade – e economia, uma vez que são serviços pelos quais você vai deixar de pagar fora do condomínio.

Tamanhos

Casas e apartamentos tanto em edifícios residenciais quanto condomínios fechados costumam ter tamanhos padronizados para seus imóveis. No entanto na segunda opção, esse espaço disponível costuma ser bem maior – contando inclusive com quintal, o que costuma ser muito bacana para quem conta com crianças e pets.

As vantagens de morar em edifícios residenciais

Da mesma forma que tratamos os condomínios, é preciso falar de tudo que torna um edifício residencial uma ótima escolha para determinados públicos.

Regras de convivência

Se você procura viver em um ambiente com interação social grande, e ainda assim, evitar ao máximo conflitos, contar com a mediação disponível em edifícios residenciais é uma boa pedida. Isso porque um sindico, ou mesmo a administradora responsável pelo empreendimento, é quem vai tomar a frente no caso de qualquer tipo de desentendimento.

Além disso, normalmente há regras para que a convivência seja mais tranquila, como: horários, disposições sobre sons altos, animais e etc.

Interação Social

Quem tem crianças, ou gosta de estar sempre rodeado de pessoas, vai adorar o tipo de ambiente proporcionado pelos edifícios residenciais. Além de morar bem próximo aos demais habitantes, haverá contato constante nas áreas comuns e de lazer do prédio.

Assim, fica mais fácil criar laços afetivos e de amizade com os demais moradores – o que é muito importante para o desenvolvimento saudável das crianças, por exemplo.

Lazer

Assim como nos condomínios fechados, os edifícios residenciais também contam com áreas pensadas especialmente no lazer de seus moradores. As opções são bem parecidas, inclusive: costumam haver quadras para a prática de diversos esportes, além de academias, piscinas, churrasqueiras e etc. Como são de uso comum, acabam proporcionando economia por terem seu valor diluído entre todos.

Segurança

Esse é um dos principais motivos que leva as pessoas a escolherem esse tipo de imóvel. Além de contarem com um controle de entrada e saída de moradores e visitantes, grande parte dos edifícios residenciais contam com sistemas avançados de segurança, como câmeras de vigilância e profissionais treinados. Fatores que casas comuns de rua não proporcionam na maioria das vezes.

Como escolher entre um edifício residencial e um condomínio fechado

Após conhecer os pontos positivos de cada um dos dois tipos de imóveis que estamos lidando, é necessário fazer uma análise minuciosa para realizar uma escolha mais acertada o possível. 

Tenha bastante cautela antes de fechar o seu negócio, independente do tipo de empreendimento que você escolher. Uma compra feita sem os cuidados necessários pode proporcionar muita dor de cabeça, e acabar com o tão desejado sonho.

Então pese bem os seguintes itens para fazer a melhor escolha:

Compreenda o seu perfil para realizar uma boa escolha

O primeiro passo é compreender o que você e sua família precisam do imóvel, uma vez que há muitas opções disponíveis

Pense no tamanho de sua família, quantidade de filhos (se houver). Isso vai determinar o tamanho do imóvel que atenderá suas necessidades. Leve em conta também as áreas de lazer oferecidas.

O futuro próximo precisa se levado em conta: esse imóvel atenderá suas expectativas por quanto tempo? Se for preciso mudar de imóvel logo, o processo todo pode ficar mais caro e trabalhoso.

Sempre considere a localização

A área em que a propriedade está inserida é fundamental por diversos aspectos. Desde influenciar na valorização, ou não, do seu imóvel, um bom bairro pode tornar sua vida mais fácil. Ter acesso à escolas, hospitais, opções de cultura e diversão são grandes diferenciais.

E claro, pensando em sua tranquilidade, bairros seguros e com menos opções barulhentas (como clubes, bares e demais locais de grandes concentrações de pessoas) podem estar diretamente ligados ao que você quer.

Avalie detalhadamente cada imóvel de maneira individual

Conheça cada detalhe do imóvel que pretende adquirir: desde o acabamento, até quantidade de janelas, portas, qualidade dos pisos, etc. Afinal de contas, você e sua família vão viver ali, portanto, nada mais justo que encontrar algo que atenda os seus padrões pessoais de qualidade, não?

Leve em consideração os pontos negativos

Sempre tenha em mente que toda opção tem pontos negativos. Às vezes, eles são encobertos por conta de muitos pontos positivos, mas há alguns casos em que eles podem fazer muita diferença.

Sendo assim, procure defeitos em todo imóvel que for avaliar: uma vizinhança barulhenta, pouca infraestrutura.

Visite o imóvel em diferentes horários

Dessa forma, é possível conhecer toda a rotina da vizinhança e do bairro todo. Assim, você poderá saber se há barulho durante a noite, qual é a incidência do sol em diferentes horários ou se há grande movimentação durante o dia – que pode ser incômoda caso alguém permaneça muito tempo em casa.

Como foi possível notar, ambos os tipos de construções possuem pontos positivos e negativos. 

Assim, sua escolha precisa levar em consideração quais pontos se encaixam melhor em seu estilo de vida, bem como suas necessidades e situação financeira. Vale a pena pesar bastante quais pontos negativos terão impactos menores em sua escolha.

Acompanhar com frequência os materiais que são disponibilizados aqui no blog também contribui muito para que sua escolha seja, cada vez mais, a mais acertada o possível.

Agora, independente de qual tipo de residência você vai morar, você pode contar com as opções oferecidas pela Construtora Planeta. Vale a pena conhecer os imóveis disponíveis, sejam os prontos para morar, lançamentos ou os empreendimentos futuros.

Com certeza há uma opção que se encaixa dentro daquilo que você mais procura, e oferece tudo o que você mais merece: viver vem!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *