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Planeta ganha prêmio nacional de produtividade promovido pela Abrainc

Imprensa

A Construtora Planeta celebra mais uma conquista neste ano. A empresa ganhou o Prêmio Produtividade 2021, uma iniciativa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com o Comitê de Produtividade Do Mesmo Lado. Participaram da cerimônia de premiação realizada na última quinta-feira (11) o Diretor Executivo da Planeta, Sandro Souza, e o Diretor de Operações, Guilherme Granha.

A Planeta ganhou o prêmio na categoria “Replicabilidade – Planejamento, modelo de gestão e controle de obra” com o case do empreendimento La Vista Moncayo, entregue em 2019 na zona leste de Sorocaba. O prêmio tem por objetivo reconhecer os esforços e ampliar a visibilidade de empresas que se destacam no aproveitamento de seu potencial, aumentando a produção e a competitividade.

O comitê organizador reconheceu a solução técnica do empreendimento cujo principal desafio foi implementar um sistema de gestão da qualidade baseado em processos bem definidos que trouxessem mais produtividade, maior controle de qualidade do produto, reduzisse o custo pós-obra e aumentasse a satisfação do cliente.

Para isso, o setor da Qualidade da construtora contou com a ajuda e engajamento das equipes internas de Obras, Suprimentos, Planejamento, Custos, Recursos Humanos e Assistência Técnica. O apoio da Diretoria também foi primordial para o sucesso da implementação do sistema.

“A Construtora Planeta analisa periodicamente o seu Sistema de Gestão da Qualidade em busca de novas tecnologias e sistemas de gestão consolidados no mercado. O Comitê de Melhoria de Processos se reúne anualmente e indica inovações a serem estudadas ou implantadas na construtora”, afirma Guilherme Granha, Diretor de Operações da Planeta.

Metodologia aplicada e ferramentas

Foi necessária a contratação de ferramentas tecnológicas para controle de execução de serviço de obra e acompanhamento de qualidade, controle de materiais, monitoramento, qualificação e avaliação dos terceiros e fornecedores de materiais, definição dos processos internos para os setores envolvidos na construção dos empreendimentos, sistemática de treinamentos internos para colaboradores próprios e terceiros, programa de avaliação da qualidade dos serviços em andamento e da gestão da qualidade, consultorias e projetos específicos para sistemas construtivos relevantes, sistemática de entrega do produto e monitoramento da satisfação do cliente , monitoramento do custo pós-obra e retroalimentação de assistência técnica.

A metodologia utilizada para medir a produtividade utilizou os indicadores: Custo de pós-obra, Satisfação do cliente, Qualidade total da obra e Entrega de obra no prazo. Entre outros benefícios, houve a implantação do indicador de balanço ecológico, a redução de desperdício e processos definidos de Segurança do Trabalho.

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