CANAIS DE VENDA
(15) 98826-2617
CHAT
WHATSAPP
E-MAIL

Construir sozinho ou construtora: qual a melhor opção?

Geral

Construir um imóvel do zero parece uma opção bem mais interessante para quem deseja acompanhar todo o processo. Além disso, há ainda a oportunidade de personalizar o empreendimento com a sua cara.

No entanto, na hora de construir é melhor partir do zero por conta própria ou contar com o auxílio de uma construtura? Quais são as vantagens, desvantagens e riscos de contar com uma ou outra opção?

Se você também tem todas essas dúvidas, venha dar uma lida em nosso artigo antes de levantar as paredes de sua futura residência.

O sonho de construir a casa própria

Se você descartou a possibilidade de comprar um imóvel pronto, construir é o caminho mais natural. Além dos pontos que citamos anteriormente, erguer seu imóvel do zero pode se encaixar melhor em seu orçamento, de acordo com o dinheiro que tiver disponível.   

No entanto, ao contrário do que muito ainda se pensa, esse é um processo longo. Algumas pessoas passam diversos anos mudando uma coisa ou outra em suas casas, e ainda assim não se dão por satisfeitas.

Neste sentido, existem diversos fatores que podem contribuir com esses atrasos: desde condições climáticas, até a falta de dinheiro ou obra-prima.

Sendo assim, é fundamental contar com um bom planejamento, que consiga cobrir todo esse tipo de imprevisto.

E justamente buscando fugir de todo esse tipo de problema é que muitas pessoas acabam se metendo em problemas maiores, ao procurar o auxílio de profissionais despreparados – ou de má índole.

Então, independente da forma como você deseja construir seu imóvel, tenha sempre a certeza de estar cercado de pessoas qualificadas. Procure sempre referências, conheça os trabalhos anteriores. Hoje, até mesmo uma simples busca na internet pode apresentar resultados bons o suficientes para evitar uma enrascada.

Principais diferenças entre construir sozinho ou por uma construtora

Para escolher entre construir sua casa por conta própria ou com o auxílio de uma construtora é preciso saber quais são as principais diferenças de um método ou de outro.

Saiba que contando com o auxílio de uma construtora, você irá dispor de uma equipe completa, com todos os profissionais necessários – como arquitetos, engenheiros, eletricistas, encanadores, pedreiros e etc. Caso você decida construir sozinho, será necessário contratar cada um desses especialistas individualmente. Apesar de haver mais liberdade criativa no segundo caso, há a necessidade de gerir uma grande equipe e lidar com todas as responsabilidades que resultam disso.

Outra grande diferença entre os dois modos de construir é que quando você opta por levar a obra por conta própria, dificilmente irá definir um valor fixo total para a construção. Podem ocorrer imprevistos, como perda de materiais, avarias, mudanças nos orçamentos.

Com o auxílio de uma construtora, lhe é apresentado um memorial descritivo com todos os valores definidos no início do contrato. Qualquer tipo de acidente como os mencionados fica a cargo da própria construtora, sem prejuízos ao seu bolso.

Outra responsabilidade da construtora é caso ocorra algum tipo de acidente com funcionários da obra. No caso de um profissional atuando diretamente para você, existe a possibilidade dessa dor de cabeça extra caso ocorra algum imprevisto.

Para finalizar, vale falar também sobre o fato de que as construtoras oferecem uma garantia sobre a obra que lhe será entregue. Assim, eventuais reparos, desde que cobertos, serão realizados sem qualquer custo adicional.

Quando a construção está em suas mãos, qualquer reparo será um gasto a mais para engordar o orçamento final.

Cuidados ao construir sozinho

Se esta é sua primeira vez com a construção de um imóvel, os cuidados precisam ser redobrados, uma vez que essa experiência é bem complexa.

Além de ter que lidar com muita informação, o volume de responsabilidade é bem grande: desde a definição de orçamentos, até a contratação de funcionários. Isso sem falar em tudo que envolve essas etapas, e mais uma dezena de imprevistos que podem interferir no curso normal da construção.

Para que tudo possa ocorrer de maneira mais adequada o possível, essa construção vai te exigir que esteja presente no canteiro de obras por um bom período de tempo. Isso é fundamental para acompanhar tanto o ritmo de trabalho dos funcionários, até mesmo eventuais desperdícios ou falta de materiais.

Portanto, além de dinheiro, saiba que essa opção por construir sozinho vai consumir bastante tempo de sua rotina. Assim, será preciso equilibrar essa atividade com as demais que já ocupam seu cotidiano, como trabalho, família e lazer.

E por fim, mesmo que essa não seja sua primeira vez construindo um imóvel por conta própria, vale se lembrar que cada construção tem suas particularidades. Ou seja, cada novo imóvel é um novo desafio, com características próprias que podem tornar o projeto mais fácil ou mais difícil.

Vantagens de contar com uma construtora

Contar com toda a estrutura que uma construtora oferece pode fazer muita diferença em sua construção, do início até o resultado que será observado futuramente, na entrega do imóvel.

Antes de tudo, começar a construir com uma construtora pode exigir menos dinheiro do que o necessário para começar a construção por conta própria. Isso porque os valores podem ser negociados de maneira mais flexível, diferente de uma construção que exige um montante inicial para dar seguimento. 

Além disso, a estrutura de uma construtora tira de suas costas diversas responsabilidades, como a contratação, pagamento, manejo ou mesmo reposição de funcionários e materiais para a construção do imóvel.

Para tanto, são estipuladas multas para atraso, o que é uma garantia a mais para o proprietário. Construindo sozinho esse risco também existe, e é até maior, além de não contar com nenhum resguardo.

Outro ponto positivo é que as construtoras costumam trabalhar com profissionais experientes, o que garante a qualidade final do empreendimento. Há um custo maior por isso, é claro, mas é um investimento que vale a pena ao fim – seja pela segurança, redução de desperdícios e entrega.

Como escolher uma construtora

Se você optou por contar com uma construtora para a realização desse sonho da construção de um imóvel, que seja a melhor possível, não?

Dessa forma, você precisa encontrar uma empresa séria, que vá atender todas suas expectativas e te entregar um imóvel ideal.

Mas como realizar essa escolha?

Nós temos algumas dicas que podem te ajudar neste momento tão importante:

  • Procure ouvir as recomendações de profissionais do ramo imobiliário sobre determinada construtora e seus imóveis oferecidos;

  • Opte por empresas com um bom tempo de mercado, uma vez que empresas com má reputação não costumam ir adiante neste segmento;

  • Conheça o histórico completo das construtoras que está pesquisando;

  • Procure saber como anda a saúde financeira da construtora, para não haver qualquer imprevisto;

  • Essa construtora é certificada? Já recebeu algum prêmio? Podem ser indicativos de sua qualidade;

  • Conheça pessoalmente a maquete e todo tipo de detalhe sobre a construção do seu imóvel, para conseguir cobrar com propriedade durante a entrega;

  • Fique por dentro do projeto de incorporação  do empreendimento, que deve ser devidamente registrado em um Cartório;

  • Leia toda a documentação disponível com máxima atenção aos detalhes;

  • Compare os imóveis de uma construtora com os de outra do mesmo segmento, para encontrar os melhores preços, juros, formas de pagamento e qualidade dos empreendimentos.

Clque e conheça o Personaliza Planeta 

E aí, ficou mais fácil se decidir por um dos dois métodos para construir o seu imóvel?

Se sua opção for contar com a segurança e credibilidade de uma construtora, vale a pena conhecer melhor a história da Construtora Planeta.

Além de oferecer todas as vantagens que só uma empresa com o nome e comprometimento que a Planeta têm, essa escolha conta ainda com uma das vantagens mais desejadas por quem opta por construir por conta própria: na Planeta, diversas plantas contam com a opção Personaliza, que permite ao comprador dar a sua cara ao seu imóvel. 

As mudanças mais comuns são as de acabamentos como pisos, revestimentos e bancadas, que já são capazes de deixar sua casa ou apartamento com a sua cara. Além disso, em alguns empreendimentos há a possibilidade de remover ou adicionar paredes, aumentando salas, quartos, closets e a famosa cozinha americana. Vem conhecer mais sobre o Personaliza, clicando neste link.

Vale também contar com as diversas dicas que compartilhamos aqui em nosso Blog!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *