Sorocaba ganha sua primeira usina de energia solar com ponto de recarga para carros elétricos que utiliza energia limpa
O bairro Campolim, em Sorocaba, acaba de receber uma usina de energia solar fotovoltaica que vai gerar, em média, cerca de 7.200 kWh (Quilowatt-hora) por mês. Para se ter uma ideia, esse montante é capaz de abastecer, mensalmente, de 28 a 30 residências. A usina contará também com o primeiro charging point para carros elétricos alimentado com a energia solar gerada pelas placas fotovoltaicas, de Sorocaba. O processo é devidamente regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A usina será inaugurada no próximo dia 25/7, quinta-feira, às 9h no Espaço Planeta (foto), na Avenida Professora Izoraida Marques Peres, 1.150. A iniciativa é da Construtora Planeta, que contratou a empresa ForGreen para executar o projeto. O lançamento da usina conta com apoio da Nordic Volvo que, durante o evento de inauguração, fará uma demonstração com carros elétricos do uso da tomada de recarga de veículos.
A usina
O Espaço Planeta ganhou uma cobertura de estacionamento composta por painéis fotovoltaicos que, além de abrigar os veículos estacionados e protegê-los do sol e da chuva, vão gerar energia solar. Também recebeu painéis fotovoltaicos o telhado do apartamento modelo decorado do empreendimento Vermont View, da Construtora Planeta, no Campolim.
A solução funciona da seguinte maneira: os painéis fotovoltaicos convertem a luz solar em energia elétrica. Ao receber essa energia, o sistema adequa a tensão e a corrente para que ela seja utilizada nos imóveis. Essa energia será usada durante o dia no Espaço Planeta e seu excedente – a quantidade não utilizada – será enviado à rede de distribuição elétrica da cidade, que a destinará instantaneamente a outras unidades consumidoras como casas, condomínios, repartições públicas, empresas e comércios.
A energia gerada pela usina do Espaço Planeta e cedida à rede elétrica local é compensada em forma de créditos para abater o consumo da conta de luz. Esses créditos serão usados em parte para abater o consumo local quando não houver geração à noite, por exemplo. E ainda haverá uma parcela que será destinada aos escritórios administrativos da construtora, em outro endereço.
A geração de energia por meio de tecnologia fotovoltaica tem ganhado cada vez mais espaço. O sol, sobretudo em nosso país, é uma fonte de energia alternativa bastante eficaz e confiável, pois sua incidência é alta em praticamente todas as regiões. Ao contrário de países como Inglaterra e Irlanda, por exemplo, cujo clima é predominantemente frio e nebuloso, o Brasil goza de dias ensolarados quase o ano todo, com oscilações climáticas pontuais.
O processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2) – todos gases poluentes com efeitos nocivos à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global. A energia solar também se mostra vantajosa em comparação a outras fontes renováveis como a hidráulica, por exemplo, pois não requer áreas de alagamento como as hidrelétricas, podendo ser construída junto à unidade consumidora. A vantagem desta solução é tamanha que o Ministério do Meio Ambiente tem desenvolvido diversos projetos para suprir demandas energéticas de comunidades rurais e isoladas no país.
Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.