Largo do Divino e Central Parque concentram história, tradição e um ar interiorano na zona oeste

Diferenciais

Quem passa diariamente por algumas regiões da cidade visualiza edificações e espaços que revelam passagens importantes do desenvolvimento urbano e imobiliário de Sorocaba. De um lado temos toda a agitação de uma metrópole. De outro, a história preservada.

E é exatamente deste ponto que iniciamos nossa jornada para apresentar duas localizações na zona oeste: o Largo do Divino e o Central Parque.

A Capela do Divino Espírito Santo, que fica no Jardim São Paulo, é o ponto mais conhecido da região do Largo do Divino e ganhou esse nome devido à imagem do Divino Espírito Santo, que veio de Portugal em 1881. A edificação foi tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP) em 1996 e desde 2014 é reconhecida como patrimônio histórico e cultural do estado de São Paulo. O local foi construído pelos tropeiros em 1887 e até hoje é um local importante para a comunidade católica da região.

De acordo com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat), a capela é um dos locais onde paravam os tropeiros que chegavam ou partiam de Sorocaba. Muitos dos viajantes também eram devotos do Divino Espírito Santo e vinham à cidade para agradecer e pedir proteção diante da missão de desbravar o Brasil.

Com uma arquitetura colonial simples, a capela tem itens originais preservados como o piso em ladrilho hidráulico, um sino da época da construção, pinturas religiosas, imagens de santos e a porta de entrada.

Neste ano, a praça que sedia a capela foi revitalizada pela Construtora Planeta para melhorar a paisagem urbana, contribuir com equipamentos para a comunidade e preservar este importante ponto histórico da cidade.

Na revitalização foram instaladas novas calçadas no entorno, dando condições de acessibilidade à população e mantendo o desenho original. Novos bancos foram colocados para os frequentadores, como uma forma de promover a gentileza urbana.

A praça ainda ganhou nova iluminação para enaltecer o patrimônio público e garantir a segurança. Todo o projeto foi desenvolvido com a participação da comunidade e o layout da revitalização foi pensado para atender às festividades e comemorações realizadas no espaço.

A partir deste marco histórico, o bairro foi se desenvolvendo no entorno e crescendo, com estabelecimentos comerciais familiares – muitos deles levam o “Divino” no nome. A região tem nichos variados, entre padarias, como a tradicional Panicenter, que tem 44 anos de história, além de confeitarias, açougues, farmácias e escolas, como o Centro de Educação Infantil Dona Zizi de Almeida (CEI-103), da rede municipal de ensino, e o Colégio Véritas, que é particular. Ainda no Divino, localiza-se a Vila dos Velhinhos – entidade que atende idosos em Sorocaba desde 1934.

É uma região com ar interiorano e acolhedor, que lembra pequenas cidades paulistas, e está a poucos minutos de grandes centros de compras, com acessos pelas avenidas Armando Pannunzio, Santa Cruz e Doutor Luiz Mendes de Almeida.

Nestas vias que ligam a zona oeste à zona sul e ao Centro, os moradores têm acesso a redes de farmácias, lojas de tintas e de materiais de construção, como a C&C, redes de fast food, restaurantes, lanchonetes, concessionárias de veículos e motos, postos de combustíveis, supermercados – como o da rede Confiança, e salões de festa.

Ainda nas proximidades, localiza-se uma unidade da ACM (Associação Cristã de Moços) que concentra equipamentos para a prática esportiva de seus associados, como quadras, piscinas e academias, um ponto que é muito conhecido e uma referência no bairro.

Seguindo pela região do Jardim São Paulo, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) foi inaugurada em 1983 em Sorocaba e é uma das maiores do estado, com 188 mil m² de área, comercializando mensalmente 10 mil toneladas de frutas, flores, verduras e legumes no comércio atacadista e varejista.

Às quartas-feiras acontece no local uma feita noturna, com barracas que comercializaram hortifrutis, além do tradicional pastel e outras delícias gastronômicas. Aos sábados pela manhã, a programação se repete e os consumidores ainda podem adquirir peças de artesanato, decoração, artigos para presentear, mudas de plantas e temperos.

Já nas proximidades da Rodovia Raposo Tavares está o Hospital Dr. Miguel Soeiro, da Unimed Sorocaba, uma das maiores unidades de saúde da rede particular da região.

 

Central Parque

 Ainda na zona oeste, o Central Parque surgiu há mais de 50 anos como um conjunto habitacional de casas. Foi a primeira expansão imobiliária registrada nesta região da cidade na década de 1970.

Com acesso pelas avenidas Armando Pannunzio, Santa Cruz e pela Rua Salvador Milego, o bairro é muito tranquilo, com suas ruas largas e arborização em praticamente todas as vias. Tem boa estrutura de comércios, serviços e de escolas, com destaque para o Colégio Renascer.

No quesito verde, destaca-se o Parque João Pellegrini, na Rua Érico Veríssimo, onde os moradores passam momentos agradáveis com as famílias, praticam exercícios físicos, fazem caminhadas e levam seus pets para passear. O parque conta com a pista de caminhada “Alfredo Elias Daher”, com 2 mil metros de extensão.

Outro lugar muito frequentado é a Praça Márcia Mendes, que fica localizada bem perto da entrada do bairro. É outra boa opção para o lazer e para quem quer ficar alguns momentos em meio à vegetação e à calmaria.

 

Ponto mais visitado do bairro

Milhares de pessoas visitam mensalmente o Santuário São Judas Tadeu. Uma igreja menor foi construída durante o surgimento do bairro e, quase 40 anos depois, uma estrutura grandiosa recebe os fieis e peregrinos que vêm de diversas partes do Estado de São Paulo e até de outras regiões do Brasil. É, sem dúvida, o ponto mais visitado do bairro e fica localizado na Rua Walter Luis D’Ávilla.

 

Empreendimentos

Na zona oeste, a Construtora Planeta tem três empreendimentos: na região do Largo do Divino estão localizados o Riserva Divino, cujas obras começaram recentemente, e o Horizonte Divino, que é um dos lançamentos da empresa. Ao lado do Central Parque, o Vale Verde é outro empreendimento recém-lançado pela Planeta.

“Identificamos o potencial de crescimento dessa região para construir estes três empreendimentos residenciais. São áreas muito desejadas pelas famílias por ficarem perto de corredores comerciais e ao mesmo tempo oferecerem tranquilidade e um ar acolhedor. A zona oeste tem um grande potencial de expansão imobiliária e os moradores notarão a positiva transformação urbana gerada pelos nossos empreendimentos, valorizando ainda mais esta região, mas ao mesmo tempo preservando suas principais qualidades”, afirma Henrique Penteado Teixeira, Diretor de Incorporação da Construtora Planeta.

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.