Quem passa diariamente por algumas regiões da cidade visualiza edificações e espaços que revelam passagens importantes do desenvolvimento urbano e imobiliário de Sorocaba. De um lado temos toda a agitação de uma metrópole. De outro, a história preservada.
E é exatamente deste ponto que iniciamos nossa jornada para apresentar duas localizações na zona oeste: o Largo do Divino e o Central Parque.
A Capela do Divino Espírito Santo, que fica no Jardim São Paulo, é o ponto mais conhecido da região do Largo do Divino e ganhou esse nome devido à imagem do Divino Espírito Santo, que veio de Portugal em 1881. A edificação foi tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP) em 1996 e desde 2014 é reconhecida como patrimônio histórico e cultural do estado de São Paulo. O local foi construído pelos tropeiros em 1887 e até hoje é um local importante para a comunidade católica da região.
De acordo com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat), a capela é um dos locais onde paravam os tropeiros que chegavam ou partiam de Sorocaba. Muitos dos viajantes também eram devotos do Divino Espírito Santo e vinham à cidade para agradecer e pedir proteção diante da missão de desbravar o Brasil.
Com uma arquitetura colonial simples, a capela tem itens originais preservados como o piso em ladrilho hidráulico, um sino da época da construção, pinturas religiosas, imagens de santos e a porta de entrada.
Neste ano, a praça que sedia a capela foi revitalizada pela Construtora Planeta para melhorar a paisagem urbana, contribuir com equipamentos para a comunidade e preservar este importante ponto histórico da cidade.
Na revitalização foram instaladas novas calçadas no entorno, dando condições de acessibilidade à população e mantendo o desenho original. Novos bancos foram colocados para os frequentadores, como uma forma de promover a gentileza urbana.
A praça ainda ganhou nova iluminação para enaltecer o patrimônio público e garantir a segurança. Todo o projeto foi desenvolvido com a participação da comunidade e o layout da revitalização foi pensado para atender às festividades e comemorações realizadas no espaço.
A partir deste marco histórico, o bairro foi se desenvolvendo no entorno e crescendo, com estabelecimentos comerciais familiares – muitos deles levam o “Divino” no nome. A região tem nichos variados, entre padarias, como a tradicional Panicenter, que tem 44 anos de história, além de confeitarias, açougues, farmácias e escolas, como o Centro de Educação Infantil Dona Zizi de Almeida (CEI-103), da rede municipal de ensino, e o Colégio Véritas, que é particular. Ainda no Divino, localiza-se a Vila dos Velhinhos – entidade que atende idosos em Sorocaba desde 1934.
É uma região com ar interiorano e acolhedor, que lembra pequenas cidades paulistas, e está a poucos minutos de grandes centros de compras, com acessos pelas avenidas Armando Pannunzio, Santa Cruz e Doutor Luiz Mendes de Almeida.
Nestas vias que ligam a zona oeste à zona sul e ao Centro, os moradores têm acesso a redes de farmácias, lojas de tintas e de materiais de construção, como a C&C, redes de fast food, restaurantes, lanchonetes, concessionárias de veículos e motos, postos de combustíveis, supermercados – como o da rede Confiança, e salões de festa.
Ainda nas proximidades, localiza-se uma unidade da ACM (Associação Cristã de Moços) que concentra equipamentos para a prática esportiva de seus associados, como quadras, piscinas e academias, um ponto que é muito conhecido e uma referência no bairro.
Seguindo pela região do Jardim São Paulo, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) foi inaugurada em 1983 em Sorocaba e é uma das maiores do estado, com 188 mil m² de área, comercializando mensalmente 10 mil toneladas de frutas, flores, verduras e legumes no comércio atacadista e varejista.
Às quartas-feiras acontece no local uma feita noturna, com barracas que comercializaram hortifrutis, além do tradicional pastel e outras delícias gastronômicas. Aos sábados pela manhã, a programação se repete e os consumidores ainda podem adquirir peças de artesanato, decoração, artigos para presentear, mudas de plantas e temperos.
Já nas proximidades da Rodovia Raposo Tavares está o Hospital Dr. Miguel Soeiro, da Unimed Sorocaba, uma das maiores unidades de saúde da rede particular da região.
Central Parque
Ainda na zona oeste, o Central Parque surgiu há mais de 50 anos como um conjunto habitacional de casas. Foi a primeira expansão imobiliária registrada nesta região da cidade na década de 1970.
Com acesso pelas avenidas Armando Pannunzio, Santa Cruz e pela Rua Salvador Milego, o bairro é muito tranquilo, com suas ruas largas e arborização em praticamente todas as vias. Tem boa estrutura de comércios, serviços e de escolas, com destaque para o Colégio Renascer.
No quesito verde, destaca-se o Parque João Pellegrini, na Rua Érico Veríssimo, onde os moradores passam momentos agradáveis com as famílias, praticam exercícios físicos, fazem caminhadas e levam seus pets para passear. O parque conta com a pista de caminhada “Alfredo Elias Daher”, com 2 mil metros de extensão.
Outro lugar muito frequentado é a Praça Márcia Mendes, que fica localizada bem perto da entrada do bairro. É outra boa opção para o lazer e para quem quer ficar alguns momentos em meio à vegetação e à calmaria.
Ponto mais visitado do bairro
Milhares de pessoas visitam mensalmente o Santuário São Judas Tadeu. Uma igreja menor foi construída durante o surgimento do bairro e, quase 40 anos depois, uma estrutura grandiosa recebe os fieis e peregrinos que vêm de diversas partes do Estado de São Paulo e até de outras regiões do Brasil. É, sem dúvida, o ponto mais visitado do bairro e fica localizado na Rua Walter Luis D’Ávilla.
Empreendimentos
Na zona oeste, a Construtora Planeta tem três empreendimentos: na região do Largo do Divino estão localizados o Riserva Divino, cujas obras começaram recentemente, e o Horizonte Divino, que é um dos lançamentos da empresa. Ao lado do Central Parque, o Vale Verde é outro empreendimento recém-lançado pela Planeta.
“Identificamos o potencial de crescimento dessa região para construir estes três empreendimentos residenciais. São áreas muito desejadas pelas famílias por ficarem perto de corredores comerciais e ao mesmo tempo oferecerem tranquilidade e um ar acolhedor. A zona oeste tem um grande potencial de expansão imobiliária e os moradores notarão a positiva transformação urbana gerada pelos nossos empreendimentos, valorizando ainda mais esta região, mas ao mesmo tempo preservando suas principais qualidades”, afirma Henrique Penteado Teixeira, Diretor de Incorporação da Construtora Planeta.