Apartamento duplex: tudo o que precisa saber sobre esse tipo de imóvel

Dicas

Está pesquisando ou tem o desejo de morar em um apartamento duplex, mas não sabe se é uma boa escolha ou o ideal para você? Neste guia vamos te contar tudo o que precisa saber sobre esse tipo de imóvel que une o conforto e amplitude de uma casa com as facilidades, comodidades e segurança de um condomínio vertical.

O que é apartamento duplex?

O apartamento duplex é um imóvel com dois pavimentos separados por uma escada ou elevador. Até pouco tempo atrás, era considerado um produto de luxo e poucos tinham poder aquisitivo para comprar uma residência dessa categoria. 

No entanto, atualmente há no mercado imobiliário opções de médio e alto padrão, com diferentes metragens. Isso dá a possibilidade de mais pessoas viverem e aproveitarem um apartamento duplex que traz diversas vantagens quando comparado com os imóveis convencionais. 

Quais as vantagens de um apartamento duplex?

Elencamos 8 diferenciais de morar em um apartamento duplex, que vão desde benefícios arquitetônicos à boa influência no bem-estar dos moradores. 

1. Sensação de morar em uma casa

Escolher entre morar em um apartamento ou em uma casa é um dos grandes questionamentos na hora de comprar um imóvel. 

O principal ponto positivo de um apartamento duplex é que ele agrada a diferentes perfis. Nele você tem a sensação de morar em uma casa devido à configuração da planta, enquanto aproveita todas as comodidades e segurança de um condomínio vertical.

É comum que em apartamentos duplex os ambientes sociais e área de serviço fiquem separados das áreas íntimas, tais como suítes e escritório. Essa forma de organizar a planta proporciona mais privacidade aos moradores, semelhante ao que vemos em uma casa. 

2. Mais liberdade e criatividade na decoração

Ter uma decoração autêntica é uma das vantagens de morar em um apartamento duplex. Isso se deve à configuração mais setorizada dos cômodos e também à amplitude, que geralmente é maior com relação aos demais apartamentos de apenas um pavimento do mesmo prédio. 

Quando se trata de um duplex com terraço ou ampla varanda gourmet, também permite aos moradores criarem um espaço de lazer muito convidativo, confortável e bonito para reunir os amigos e familiares em qualquer ocasião.

Imagine ter um terraço com jardim vertical, área gourmet totalmente equipada ou com espaço para uma banheira de hidromassagem? Em um apartamento duplex isso é possível! E vamos além: dependendo da planta do imóvel, você pode criar ambientes diferenciados como sala de jogos ou uma home theater com sistema de som e tela dignas de um cinema.

3. Potencial de valorização do imóvel

É natural que um apartamento dessa modalidade tenha uma tendência de valorização muito atrativa, principalmente por ter dois pavimentos. E isso se potencializa quando está em um endereço com potencial de desenvolvimento. 

Além disso, esse tipo de imóvel costuma ser construído nos andares mais altos do empreendimento ou então fica na cobertura, garantindo mais exclusividade e, consequentemente, um bom retorno financeiro se for adquirido para alugar ou vender posteriormente. 

4. Apartamento Duplex oferece vista especial 

Como alguns apartamentos duplex ficam em pavimentos mais altos de um prédio, vale dizer que outro benefício desses imóveis é a vista privilegiada.

Para muitos, ter uma boa visão do bairro onde mora é essencial. Tal característica pode afetar, inclusive, no bom humor dos moradores, que encontram na varanda ou terraço do duplex um momento de relaxamento, seja para ouvir uma música, conversar, ler um livro ou apreciar o cenário da cidade.  

5. Flexibilidade para reformar

Reformar um apartamento pode ser uma dor de cabeça para alguns ou, então, limitar muito as ideias de mudanças. Quando se trata de um apartamento duplex, a flexibilidade para fazer reformas é muito maior, principalmente por ter mais espaço.

Imagine: você pode transformar todo um pavimento em uma área exclusivamente social, criar uma adega no lugar de um quarto, aumentar sua suíte para colocar uma banheira, integrar ou setorizar cômodos de acordo com a sua necessidade e possibilidades do projeto arquitetônico.  

Essa flexibilidade, claro, depende do método construtivo. Converse bem com a construtora sobre o assunto antes de adquirir um apartamento duplex por este motivo.

6. Mais vagas na garagem

Para famílias com mais de um carro ou que recebem visitas com frequência, ter um número maior de vagas na garagem é um detalhe importante. É comum que em um apartamento duplex isso seja possível, se tiver uma metragem maior que os demais imóveis.

Consulte o empreendimento e verifique essa possibilidade.

7. Luz e ventilação naturais

Lembra que falamos sobre duplex estar em andares mais altos? Pois então, isso influencia em mais luz e ventilação naturais no imóvel. 

Essa característica acarreta em uma maior valorização do apartamento, além de afetar positivamente na saúde dos moradores. Uma boa incidência da luz solar e melhor circulação de ar nos ambientes ajuda a manter o imóvel mais fresco e evita problemas de umidade, essencial para quem tem rinite alérgica ou outros problemas respiratórios. 

A iluminação natural também traz um conforto visual aos ambientes, que podem transmitir diferentes sensações ao longo do dia com a mudança da posição do sol. Outro fato é que esse tipo de luz dá a sensação de amplitude ao imóvel. 

Para quem é um apartamento duplex?

Fazer um balanço entre as suas necessidades e estilo atual de vida é um passo indispensável na hora de escolher um apartamento para morar. Se você se encaixa em um dos 5 perfis que falaremos a seguir, considere comprar um duplex. 

  • Gosta de mais privacidade: se apartamentos com ambientes integrados e todos em um mesmo pavimento não te agrada, avalie morar em um duplex. Esse tipo de imóvel, por deixar os cômodos bem setorizados e separar as áreas sociais das íntimas, é ideal para quem não abre mão da privacidade. 
  • Tem família com pelo menos 2 filhos: apartamentos duplex costumam ter metragens maiores e mais quartos, por isso, esse tipo de imóvel pode ser perfeito para você se tiver filhos ou tem planos de aumentar a família. 
  • Gosta de exclusividade: por mais que hoje o duplex não seja mais um imóvel apenas do mercado imobiliário de luxo, ele ainda carrega grande exclusividade. Tanto que, em um prédio residencial, as unidades duplex são em menor quantidade, aumentando seus valores a depender do andar onde estão e da orientação solar. 
  • Não abre mão de espaço: não tem família grande, não se importa com exclusividade, mas faz questão de ter um bom espaço em casa? Então o apartamento duplex também é para você. Aproveite a metragem extra para ter uma suíte master confortável, um escritório bem planejado ou um ambiente de lazer convidativo e relaxante. 
  • Gosta de realizar confraternizações frequentemente: se está sempre recebendo amigos e familiares em casa, o apartamento duplex é muito interessantel para receber a todos com muito conforto, principalmente se o imóvel for na cobertura. 

Opções de apartamentos duplex em Sorocaba

Vermont View, no Parque Campolim

Pronto para morar, o apartamento duplex de 380m² do Vermont View encanta pela sua amplitude e diferenciais na planta. 

O principal destaque fica no pavimento inferior com uma grande área social, composta por terraço gourmet coberto e terraço descoberto com piscina. Perfeito para realizar confraternizações e ter verdadeiros momentos de descanso. 

No mesmo andar encontram-se também a sala de TV, estar e jantar integradas, com acesso para o terraço social. Para completar, há a cozinha, lavanderia e despensa. Vale destacar que todos os ambientes contam com janelas ou portas amplas, valorizando a luz natural e a boa circulação de ar pelo apartamento. 

 

Já no piso superior estão as áreas íntimas. São 4 suítes, sendo uma master com amplo closet e toilet com espaço para banheira. Aqui, seu momento spa está garantido, com toda privacidade e conforto da sua própria casa. 

O Vermont View é um residencial de alto padrão em Sorocaba, com endereço no bairro nobre Campolim, próximo aos principais pontos de lazer e negócios da cidade. Sua área de lazer é composta com ambientes para se divertir, relaxar e manter uma rotina saudável, dentre eles estão: piscina, quadra de tênis oficial, academia e área para pilates e massagem. 

Épico Planeta, no Jardim Faculdade

Com 82m², o apartamento duplex do Épico Planeta é a escolha certa para casais, famílias pequenas ou para quem deseja por mais espaço mesmo morando só. 

Há 3 opções de plantas para o piso inferior do duplex, composto por varanda gourmet, cozinha com área de serviço, living e lavabo. As personalizações são na cozinha, podendo escolher entre cozinha com ilha, totalmente integrada ou semi-integrada, com uma meia parede e bancada separando o cômodo da sala. 

As 2 suítes, sendo uma master com closet e varanda privativa, ficam no segundo andar do apartamento, reforçando o conceito de privacidade que esse tipo de imóvel oferece.

O residencial está localizado no bairro Jardim Faculdade, região tradicional de Sorocaba com fácil acesso às Avenidas Washington Luiz, Antônio Carlos Comitre e Barão de Tatuí. 

O Épico Planeta está pertinho do Sesc Sorocaba, ponto de encontro para quem curte cultura, arte, boa comida e praticar atividades físicas. Além disso, tem ambientes como coworking, oficina compartilhada, salão de festas, pet place e piscinas adulto e infantil. 

Você moraria em um apartamento duplex?

Você pôde ver ao longo deste guia que viver em um apartamento duplex traz diversas vantagens, e algumas delas podem afetar até o bem-estar. Isso mostra que, além de se atentar à localização e áreas de lazer do prédio, é importante saber qual o tipo de imóvel mais combina com suas necessidades e prioridades a médio e longo prazo. 

Colocando esses tópicos na balança, escolheria morar em um duplex em Sorocaba? Qual das opções que te mostramos aqui mais tem a ver com você? Comente conosco e aproveite para conversar com nossos corretores e saber mais sobre os duplex disponíveis da Construtora Planeta.

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.