Ações mitigadoras e benfeitorias: conheça mais sobre estas intervenções da Planeta

Empreendimentos

Planejamento concluído, lançamento realizado, obras iniciadas, construção a todo vapor. E o entorno deste novo empreendimento recebe melhorias? A comunidade de Sorocaba também é beneficiada pelas ações da Planeta? Abordaremos estes assuntos no terceiro capítulo da nossa série “Como nasce um empreendimento Planeta: da concepção inicial à entrega”.

Nos episódios anteriores detalhamos todo o processo que vai da escolha das áreas, elaboração dos projetos, lançamentos, ao desenrolar das obras. Apesar de parecer um trabalho com foco exclusivo na entrega do melhor produto e na realização dos sonhos dos clientes, a relação da empresa com a cidade vai além: um dos objetivos da Planeta é contribuir com o crescimento de Sorocaba e auxiliar no desenvolvimento urbano e das comunidades.

Por isso, a empresa busca “devolver” à cidade o que ela lhe proporciona desde a sua chegada no início dos anos 2000. Uma das maneiras de contribuir é através das ações mitigadoras, realizadas em parceria com o Poder Público, em uma relação de confiança mantida nos últimos anos com as administrações do município. Na prática, são obras de melhorias urbanas realizadas na cidade pela Planeta, tais como revitalização de praças públicas, construção de viadutos, terminais de ônibus, reconstrução de vias, calçadas e sistemas de iluminação, entre outras. A Planeta ainda realiza benfeitorias coletivas por iniciativa própria que vêm transformado a realidade de muitos bairros de Sorocaba.

“Falar em iniciativas em prol da comunidade está totalmente alinhado ao nosso propósito, que é zelar pela atuação responsável e gentil na paisagem urbana, deixando um legado de desenvolvimento na região de atuação e de melhoria na qualidade de vida de seus habitantes”, afirma Sandro Souza, Diretor Executivo da Construtora Planeta.

Nas ações mitigadoras realizadas como contrapartida pelas intervenções da empresa na cidade, nos últimos cinco anos, foram investidos quase R$ 7 milhões, com destaque para a mobilidade urbana. No bairro Campolim, por exemplo, já foram executadas diversas obras e outras intervenções ainda serão iniciadas, que darão aos usuários novas alternativas de rotas, desafogando o trânsito. Somente nesta região, mais de 1,8 km de obras em melhorias viárias serão realizadas sem nenhum custo para a cidade.

Além das ações mitigadoras, a Planeta já investiu R$ 14 milhões em benfeitorias nas mais diversas regiões: adoção e manutenção de uma Praça no Jardim Moncayo, doações que incluem um vagão de trem da Associação dos Ferroviários para a biblioteca infantil, academia ao ar livre e palmeiras que foram plantadas no Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do Parque da Água Vermelha, entre muitas outras.

Aliás, a preocupação com sustentabilidade ambiental é muito presente neste trabalho de ajudar a transformar a cidade. Doamos ao município 3.907 mudas nativas e realizamos o plantio de 2.301 mudas em vários pontos da cidade.

Transformar a paisagem urbana também cria uma sensação de vida renovada nas comunidades que passam a usufruir das melhorias. Por isso, a Construtora Planeta é muito criteriosa ao realizar os estudos para validar cada lançamento, atitude presente nos 70 empreendimentos lançados até agora, dos quais 63 estão em Sorocaba.

“Temos um senso de responsabilidade muito grande. Diversos estudos são feitos para validarmos cada lançamento. Fazemos diversas análises: perfil da região, situação do entorno, oferta e demanda, público-alvo, questões econômicas (como a geração de empregos e de negócios), políticas, entre outras. Por isso, somos reconhecidos pelo mercado como uma empresa sólida, que calcula com muita estratégia cada passo a ser dado”, finaliza Sandro Souza, Diretor Executivo da Construtora Planeta.

Compartilhe

Perspectivas ilustradas. Imagens meramente ilustrativas sujeitas a alteração sem aviso prévio. Equipamentos e acabamentos conforme memorial descritivo, anexo ao compromisso de compra e venda.