Práticas sustentáveis no entorno de seu empreendimento levam Construtora Planeta ao Prêmio Seconci 2019

A Construtora Planeta foi uma das vencedoras do Prêmio Seconci 2019. A cerimônia de premiação, realizada no último dia 11 em São Paulo (SP), contou com a presença de diretores e colaboradores da construtora, contemplada na categoria “Gerenciamento ambiental do entorno da obra” com o empreendimento La Vista Moncayo, construído na zona leste de Sorocaba.

O Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho é uma iniciativa do Seconci-SP e tem como objetivo dar visibilidade às melhores práticas em Saúde e Segurança do Trabalho em canteiros de obras de construtoras, instaladoras, subcontratadas e subempreiteiras, localizados no Estado de São Paulo.

As ações realizadas no entorno do La Vista Moncayo tiveram por objetivo promover a sustentabilidade e minimizar impactos ambientais gerados pelo canteiro de obras. Entre as iniciativas implantadas, desenvolvimento de indicadores visando a redução do consumo de energia e água e controle dos resíduos gerados pela obra; reaproveitamento de água da chuva; monitoramento de fumaça preta emitida por veículos que transitam pela obra através da Escala de Ringelmann; utilização de madeira de reflorestamento; inspeção dos imóveis no entorno e promoção de urbanização de ruas.

A Construtora Planeta promoveu, ainda, a manutenção da Escola Municipal CEI 31 “Victoria Haddad Sayeg”, situada nas proximidades do empreendimento. Foram executados serviços de elétrica, manutenção nos brinquedos do parquinho e pintura, visando o bem-estar de alunos e funcionários da escola.

Também se destinou um espaço no canteiro de obras do La Vista Moncayo para a integração com a comunidade. Estruturou-se um Pet Garden com sobras de materiais da obra no qual os moradores podem levar seus animais de estimação para momentos de lazer. Há, também, o cultivo de uma horta na qual a população pode colher as hortaliças.

Comprometida social e ambientalmente com a comunidade na qual está inserida, a Construtora Planeta participa do programa da Prefeitura de Sorocaba chamado “Adote uma Praça” – para tanto, adotou de maneira voluntária uma praça localizada no entorno da obra La Vista Moncayo. Esta adoção implica na promoção de melhorias significativas e transformadoras no local, como melhoria da área verde e estruturas como bancos, canteiros centrais, pistas de caminhada e aparelhos de ginástica. O foco é revitalizar a praça para que possa ser devidamente utilizada pela população. 

O La Vista Moncayo possui, por fim, o “Selo Casa Azul – Ouro” da Caixa Econômica Federal. Somente obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação têm esse selo. Para obtê-lo, a obra precisou adotar soluções eficientes na construção, uso, ocupação e manutenção do edifício.

Sobre a Construtora Planeta 

Fundada em 1998, a Construtora Planeta é reconhecida no mercado por sua alta credibilidade e respeito ao cliente, bem como preocupação com sustentabilidade. Seu compromisso no cumprimento dos prazos de entrega, aliado à alta qualidade de seus produtos, faz da construtora uma das maiores e mais respeitadas do país.

A excelência de seus projetos, com arquitetura imponente, acabamento primoroso e execução impecável das obras, tem conquistado e atraído clientes e investidores cada vez mais exigentes quando o assunto é qualidade e alto índice de confiabilidade.

A solidez e idoneidade fazem da Planeta uma das construtoras mais atuantes no mercado: até o final de 2019, a empresa terá alcançado a impressionante marca de 50 empreendimentos entregues, totalizando o expressivo número de 620 unidades. Tais realizações a colocam como a 42ª maior construtora do Brasil, conforme ranking INTEC 2019.

Sustentabilidade

A sustentabilidade está no DNA da Construtora Planeta. Além de adotar políticas ecologicamente corretas em seus empreendimentos, como reutilização de água da chuva e uso de energia solar, entre outras, a empresa promove uma série de ações tendo sempre como foco a redução dos impactos ambientais, além de fomentar iniciativas sustentáveis em clientes, colaboradores e na comunidade.

A Planeta foi pioneira ao inaugurar em Sorocaba, em julho de 2019, a primeira usina de energia fotovoltaica da cidade com estação de carregamento de carros elétricos que utiliza energia limpa, neste caso, a solar. A usina está instalada no Espaço Planeta, no Campolim.

Fonte: OS2

http://agitaih.com.br/noticias/praticas-sustentaveis-no-entorno-de-seu-empreendimento-levam-construtora-planeta-ao-premio-seconci-2019/